domingo, 24 de maio de 2009

Camila P. Andrade


Atividades a Distância referente a Aula 1

Respostas

1- Daria aula no laboratório mesmo funcionando cinco computadores dos quinze existentes. Aproveitaria algum conteúdo em estudo para dividir a sala em cinco grupos. Cada grupo ficaria com um subtema do projeto e realizariam uma pesquisa sobre o subtema no computador, em vídeos ou em outros meios que considerarem cabível, além de compartilhar informações com os demais grupos utilizando os recursos que conheçam. O grupo teria liberdade para organizarem-se da maneira que considerarem adequada para a realização.

2- Seria desenvolvida em sala uma atividade de pesquisa em livros ou vídeos com leitura e síntese. No laboratório, registrariam o que tivessem em mãos e montariam a apresentação em power point. Seria dada também a opção ao aluno de utilizar outro recurso de sua preferência para apresentação.

3- A informática na didática serve para auxiliar na construção do conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo que resultem no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades. Como vantagens com o uso de metodologias informáticas e com a introdução do computador, não há o condicionamento do aluno a cópias de perguntas e respostas, mas sim, amplia suas competências, e seu uso dentro/fora da escola, facilitando o processo de ensino e aprendizagem ao visar o desenvolvimento integral do aluno.
É necessário para o desenvolvimento da educação que todas as escolas possuam computadores afim de inserir e preparar seus alunos para manusear com autonomia uma das tecnologias de comunicação existentes na sociedade. Como professor, precisamos dele para diversas situações: elaboração de atividades, compartilhar as mesmas, pesquisa, otimização do nosso trabalho fora da sala de aula. Contudo, muitos de nós ainda não estamos preparados para utilizar esta tecnologia e seus diversos recursos.


ATIVIDADES DA AULA 2
Ler e comentar páginas 29 a 44
Escola, computador, revista, jornal, internet, livros, conversas, reuniões, vivências ... são diversos os lugares e os meios onde pode-se obter informações. Mas como transformá-las em conhecimento?
O artigo de Juan I Pozo aborda sobre a suposta sociedade do conhecimento a qual é gerada a partir das demandas crescentes de aprendizagem, permitindo um novo modo de aprender. A informatização deste conhecimento proporcionou maior acessibilidade a todos os saberes, porém, para desfrutar deste conhecimento é preciso as seguintes competências cognitivas dos leitores:
- competência para a aquisição de informação
- competência para a interpretação da informação
- competência para análise da informação
- competência para a compreensão da informação
- competência para a comunicação da informação
A partir das novas tecnologias da informação, a escola deixa de ser a única detentora do conhecimento e a ensinar toda informação relevante, pois, para o autor, esta última é mais volátil e flexível. Entretanto, muitas pessoas tem dificuldades para aprender o que é exigido por esta sociedade do conhecimento porque não conseguem interagir com ela. Cabe a escola fornecer meios ao aluno para terem acesso e darem sentido à informação, dotando-os de estratégias adequadas, tornando-os capazes. Para tal, exige-se um novo perfil de aluno e de professor: o primeiro deve relaciona-se mais com o conhecimento, independente do transmitido pelo professor, que em sua maioria, os consideram como uma “tábua rasa”, onde o conhecimento “imutável” deve ser depositado, impedindo neste processo a significação da aprendizagem devido ao papel inerte exercido pelo aluno.
Nesse processo o aluno não exerce ativamente seu papel como um ser em permanente processo de desenvolvimento seja de ordem psíquica, social, político, histórico, cultural, que também é capaz de produzir, compartilhar seus saberes.
O segundo necessita estar aberto, querer refletir sobre a reflexão na ação (SHON, 1992). É ter um olhar voltado para ao aluno, é observar, enxergar e explorar além dos saberes escolares experiências e situações vividas pelo aluno. Valorizar este saber dará início a um novo conhecimento.
Celso Vasconcellos (2002) enfatiza que, para o professor buscar a construção efetiva do conhecimento é preciso estabelecer a contradição em relação às representações mentais trazidas pelo aluno, ou seja, ocorrerá um avanço na construção do conhecimento quando o professor tiver como partida o conhecimento possuído pelo aluno e fizer contradições. Nesse movimento de contradição, o aluno constrói seu próprio conhecimento, pois o professor retira “o pensamento do aluno da inércia e coloca-o no movimento real.” (VASCONCELLOS, 2002)
Referências
VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. 14 ed. São Paulo: Libertad, 2002 SHON, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e a sua formação. Portugal: Publicação Dom Quixote, 1992, p.90-91.


2ª Parte da Aula – Texto: O Ser Humano e a Tecnologia

A partir do texto, responda: quem sou como professor e aprendiz?

Uma pessoa disposta a conhecer e manusear as diversas tecnologias de informação e comunicação existentes.
Quando eu tinha entre nove e dez anos não possuía computador em casa, porém, uma colega o possuía e ficávamos horas defronte a máquina.
Depois de alguns meses ocorreu um sorteio na escola onde eu estudava e fui contemplada com cinqüenta por cento da bolsa para iniciar os estudos em informática. Durante as aulas ficava admirada com a quantidade de recursos disponíveis e as coisas que pode ser realizada por meio de um único instrumento.
Tempos mais tarde, meu pai comprou o nosso primeiro computador. Foi possível, então, colocar em prática, relembrar e aprimorar o uso dos programas aprendidos no curso e na escola.
Como professora quero propiciar aos meus alunos momentos de deslumbre iguais ou melhores aos que possuí.



Atividades referentes a Aula 3

Respostas

- 1ª Parte: Aprender é algo que se torna prazeroso a partir do instante em que estamos realmente inseridos no processo de ensino-aprendizagem. Depois de construir o conhecimento alunos e professores devem aprimorar-se para manterem-se atualizados sem haver a necessidade de hora marcada, basta que cada um saiba sobre seu estilo pessoal de aprender.
Assim, o desejo não estará apenas na obtenção de certificados de um curso presencial ou a distância com o objetivo de obter-se uma promoção, mas sim, dar continuidade a uma área de interesse, ultrapassando “... as necessidades impostas pelo mercado...” (José A. Valente). Para tal, é primordial a confluência de três itens:
- predisposição de aprendizagem
- ambientes de aprendizagens adequadamente organizados
- pessoas auxiliadoras no processo de aprender
As tecnologias permitem este aprendizado. Elas podem ser um instrumento condutor de processo de mudanças nos paradigmas educacionais.
Como professora sou a favor das novas tecnologias, principalmente quando há um primeiro contato sem restrições pois possibilita ao indivíduo arquitetar meios, deslumbrar-se com o novo. É imprescindível incentivá-los sem mostrar resistência a elas, mas mediá-los com o objetivo de refletirem sobre a importância das novas tecnologias, o por quê e para que delas.

- 2ª Parte: Na escola onde trabalho há uma televisão, um dvd, um telefone, um rádio e um computador na secretaria.
A televisão e o dvd são usados uma vez na semana, geralmente as sextas feiras. A professora escolhe um desenho ou um filme de curta duração, e, às vezes, após o filme é realizado com os alunos um levantamento sobre os principais aspectos abordados.
Nesta semana foi depositada a primeira verba da escola, sendo solicitado pelo corpo docente um novo rádio porque o existente não funciona. Ele era usado para ensaios do grupo de dança, de peças e corais, em algumas aulas de artes e português e em festividades.
O único computador da escola é utilizado pela secretaria, esporadicamente é usado rapidamente por professores e demais funcionários. Estamos aguardando a instalação dos computadores prometidos para o laboratório de informática e a instalação elétrica adequada.



AULA 4 - Presencial


“A Importância das TIC na Educação e no uso Diário”
A proposta das TIC visa à utilização de novas tecnologias criando novas formas de concepção educacional, trazendo diferenças na complexidade na organização do conhecimento. São vistas como ferramentas indispensáveis no trabalho diário e sua implementação possibilita avanços no processo ensino aprendizagem, desenvolvimento profissional e organizacional da escola.
Exercitando as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, pode-se propor atividades como um programa de rádio, um vídeo, enfim, que utilizem as TIC como meio de gerar e compartilhar informações. Integrá-las na escola não se trata apenas de propor mudanças na educação, na compreensão de ensino/aprendizagem possuída por todo o corpo escolar, e sim de propiciar aos alunos a utilização das mídias para expressão de idéias, a produção de conhecimento, a comunicação e a interação social.
A melhoria que tanto esperamos na qualidade no ensino ocorrerá a partir do aproveitamento das potencialidades oferecidas pelas TIC e ao ampliar o universo do aluno com as tais escolarizando as tecnologias de informação usufruídas na sociedade nos projetos escolares, rompendo, deste modo, com os paradigmas ainda existentes ao integrar o aluno à comunidade que o cerca, à sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento, aproximando o objeto do estudo escolar da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, nos transformando em uma sociedade de aprendizagem na qual valoriza-se o processo educativo autônomo, onde os alunos são estimulados a se expressarem suas idéias, a desenvolver a autonomia e a capacidade de se sociabilizar e construir conhecimento, o que exige um novo papel do professor.
Hoje não se concebe uma educação sem TIC, porque nossos alunos são contemporâneos dessas tecnologias, mesmo não as possuindo, mas têm acesso de alguma forma, o que faz com que estas alterem suas rotinas, sua escrita e forma de interagir com outras pessoas, além da rapidez nas respostas e em perceber o outro.

Referencias Bibliográficas

www.eb23-vinioso.rcts.pt/doc/plantic.pdf

www.slideshare.net/valdenidinamizador/a-importancia-das-novas-tic-no-processo-ensino-aprendizagem

www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/tec/tec0.html


Atividades referentes a Aula 4

2ª Parte: Análise de uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares. Com base nessa análise, produza um fichamento.
Uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolvia os conteúdos curriculares ocorreu na faculdade com o projeto “desigualdade social x inclusão digital” desenvolvido com uma turma de terceiro ano pertencente à educação de jovens e adultos.
Esse projeto interdisciplinar, construído a partir dos princípios de Hernández e Ventura (1998), consistia abranger o tema escolhido às disciplinas e conteúdos:
- geografia: cartografia
- história: árvore genealógica, diferença entre emigrante, migrante e imigrante, confecção na aula de informática de um cartão postal do local onde nasceu e onde vive atualmente considerando os aspectos culturais estudados nas demais disciplinas
- informática: comunicação, criação de um e-mail pessoal, utilização do Windows e seus principais recursos
- matemática: utilização de instrumentos de medida, estimativas de resultados e suas representações em tabelas e gráficos construídos na aula da informática
- português (sendo essa última a disciplina mestra): leitura de imagens, documentos pessoais, auto-retrato, relato oral (registrado posteriormente em forma de texto na aula de informática)
Teve como objetivos gerais:
- conhecer as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal
- valorizar a pluralidade e os aspectos socioculturais das diversas regiões do Brasil
- utilizar as diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar-se
- aprender a utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos
- refletir sobre os valores e as normas que regem a conduta humana
- respeitar as diferenças étnicas e/ou outras características individuais e sociais, posicionando-se contra qualquer discriminação.
Considerei esse projeto relevante, primeiramente porque se trabalhou com a questão da auto-estima dos alunos, resgatou através das atividades a possibilidade dos mesmos mostrarem suas vivências, sua identidade e serem respeitados. Atentou-se, também, às suas inquietações, permitindo realmente serem sujeitos ativos do processo de aprendizagem. As pesquisas, reflexões e socializações coletivas proporcionaram aos alunos a procura e construção de respostas pessoais, originais por meio da crítica/reflexiva diferenciando-as do senso-comum.
Ao permitir a inclusão digital, contribuiu-se para aproximar o aluno da informática e do novo mundo social numa forma de superarem as dificuldades encontradas na adaptação desse mundo digital, instrumentalizando-os para as mudanças sociais, formando um novo aluno para acompanhá-las.
Após a aplicação do projeto discutiu-se a idéia de aplicá-lo (readaptá-lo) aos alunos de seis a nove anos do ensino fundamental.

Referência
HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998

FICHAMENTO
Projeto Desigualdade Social x Inclusão Digital
HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998
O seguinte projeto baseou-se nos respectivos autores para sua realização, abrangendo as disciplinas geografia, história, informática, matemática e português. Entre seus objetivos constavam conhecer as características fundamentais do Brasil como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal, valorizar a pluralidade e os aspectos socioculturais, aprender a utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos a fim de adquirir e construir conhecimentos, entre outros. Seu principal enfoque foi a inclusão digital dos alunos do terceiro ano da educação de jovens e adultos possibilitando serem sujeitos ativos do processo de aprendizagem ao considerar suas vivências. Assim, aproximou os alunos da tecnologia e do novo mundo social numa forma de superarem as dificuldades encontradas na adaptação do mundo digital, instrumentalizando-os para as mudanças sociais, formando um novo aluno para acompanhá-las.
Considerei esse projeto relevante, primeiramente porque se trabalhou com a questão da auto-estima dos alunos, resgatou através das atividades a possibilidade dos mesmos mostrarem suas vivências, sua identidade e serem respeitados. Atentou-se, também, às suas inquietações, permitindo realmente serem sujeitos ativos do processo de aprendizagem. As pesquisas, reflexões e socializações coletivas proporcionaram aos alunos a procura e construção de respostas pessoais, originais por meio da crítica/reflexiva diferenciando-as do senso-comum. Após sua aplicação discutiu a idéia de aplicá-lo (readaptá-lo) aos alunos de seis a nove anos do ensino fundamental.

Aula 5 - Presencial - APRESENTAÇÃO EM POWER POINT



Atividades a Distância Referente à Aula 5

2º Parte: Pesquise experiências desenvolvidas por meio do trabalho por projetos realizados no contexto da escola. A pesquisa deverá ser feita por meio de contato com os professores (entrevistas, observações e pela leitura de artigos ou livros, utilizando a Internet). Considerar nessa pesquisa algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, número de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros. As informações obtidas deverão ser documentadas, organizadas, analisadas e registradas.
A partir da leitura do texto Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações foi realizado duas entrevistas com dois professores que lecionam no ensino fundamental e trabalham em instituições distintas e públicas de ensino, localizadas em Municípios diferentes. Ambas instituições aderiram ao trabalho com projetos pedagógicos que foram elaborados a partir das observações feitas pelo corpo docente. Será preservado o nome das instituições e do professor entrevistado, sendo utilizado para descrição nomes fictícios.

Instituição “A” – Rede Municipal
Professor: Bruno
1- Qual é o tema do projeto?
R. Meio Ambiente
2- Relate brevemente sua criação, por favor.
R. Surgiu diante da necessidade de salvar o planeta e por ser um tema abordado com facilidade pelas crianças (preservação ambiental). Agregando a situação de estarmos dentro do parque, trabalhando ao lado do pessoal da secretaria do meio ambiente e as curiosidades dos alunos que frequentam o parque surgiu o projeto. È uma abordagem da comunidade e da escola na preservação desse parque e no conhecimento e preservação desse ecossistema. Os alunos participaram da elaboração com sugestões de temas a serem estudados. No ano passado trabalhamos com reciclagem, arte com sucata...
3- Houve aceitação ou restrição da equipe?
R. Esse ano houve aceitação quanto ao projeto, porém quanto a aplicação houve restrição.
4- E os alunos? Como reagiram?
R.Excelente! Eles se envolvem principalmente quando se propõe ações de interação com o meio natural e social.
5- Como ele é aplicado? Qual sua duração?
R. Utilizamos diversas atividades interdisciplinares visando o conhecimento e a aplicação desse conhecimento em diferentes áreas da vida. Tornou-se um projeto fixo da escola com suas ações revistas no início do ano letivo, sendo o mesmo trabalho em diferentes níveis conforme os estágios.
6- Quais os conteúdos curriculares envolvidos?
R. Português, ciência, geografia, história, artes e matemática.
7- Quais são as tecnologias e mídias utilizadas?
R. Rádio, dvd, tv, máquina fotográfica, computador da secretaria
8- Sua visão sobre projeto é...
R. Uma possibilidade de amplitude de aprendizagem sendo educador-educando peças chaves para seu desenvolvimento.
Instituição “B” – Rede Municipal
Professor: Antony
1- Qual é o tema do projeto?
R. Arte por toda parte
2- Relate brevemente sua criação, por favor.
R. Na verdade tem um direcionamento da secretaria da educação. Cada unidade (escola) tem que ter o projeto escolar. Pra se chegar em um denominador foi feito um levantamento com os professores para os temas relacionarem com a educação infantil.
3- Houve aceitação ou restrição da equipe?
R. Foi de comum acordo. Há uma abrangência, cada professor desenvolve o seu. Exemplo: delimita às artes plásticas, cênicas, musical.
4- E os alunos? Como reagiram?
R. Eles gostam pois é de maneira lúdica. É sempre bem aceito.
5- Como ele é aplicado? Qual sua duração?
R. No cotidiano. Sua duração é de um ano.
6- Quais os conteúdos curriculares envolvidos?
R. Português, matemática, estudo do meio e identidade.
7- Quais são as tecnologias e mídias utilizadas?
R. TV, DVD e rádio.
8- Sua visão sobre projeto é...
R. Eu gosto, adoro. Com ele consigo desenvolver todas as potencialidades do aluno.
ANÁLISE DAS ENTREVISTAS
Na primeira entrevista percebe-se o enfoque ao meio ambiente como norteador do projeto o qual possui algumas características dos principais elementos abordados no texto Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações como
- mediação do professor: diante das curiosidades dos alunos
- criação de relações que incentivem novas buscas: observação dos elementos do parque - compreensão e reconstrução do conhecimento
- articulação interdisciplinar
Entretanto, a falta de participação dos professores demonstra uma falha na elaboração, pois os mesmos com essa atitude refletem que não participaram no momento de elaboração do projeto.
No momento de aplicação do projeto com o quarto ano pode-se observar grande interesse, participação e motivação dos alunos nas discussões sobre os cuidados com o meio ambiente e sua prática no interior da escola, nas atividades de pesquisa sugeridas pelo professor e sugestões de novas. Exemplo: um aluno sugeriu caça-palavras e palavras cruzadas relacionadas a aula.
Assim, o projeto tem representado uma oportunidade para “... a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação ...” (LIBÂNEO, 2002), organizando as ações para atingir os objetivos propostos.
Na segunda entrevista, apesar do trabalho com projeto ser algo imposto pela secretaria, sua flexibilidade permite autonomia do professor evitando “... uniformização e o desejo de afirmação da singularidade ...” (GADOTTI, 1994). Entretanto, o mesmo não deveria ser imposto e sim, gerado a partir da necessidade, da reflexão do corpo docente sobre sua prática e a participação dos alunos para promover a tomada de decisões, gerenciamento do confronto de idéias, “... enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.” (PRADO).
Em ambas escolas as TIC são pouco utilizadas pelos alunos devido a falta das mesmas em quantidade suficiente – é realizado um rodízio entre os professores para a utilização do rádio, da sala de vídeo; computadores em processo de instalação ou recursos em manutenção como o retroprojetor da escola “B”. Entretanto, há um empenho dos professores para que os alunos não sejam prejudicados, às vezes levam seus pertences pessoais, como notebook para apresentação de slides. Dessa maneira, tenta-se promover a aprendizagem, instigando a novos questionamentos e sanando as curiosidades.

Referências

GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Conferência Nacional de Educação para todos – Brasília, set 1994 . ( extraído do site :
http://vicenterisi.googlepages.com/Projeto_Politico_Ped_Gadotti.pdf, em 26/04/2009)

LIBÂNEO, J. Carlos . Didática: velhos e novos tempos. São Paulo: Cortez. 2002

PRADO, Maria Elisabete B. Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações.




Atividade Presencial 6

HIPERTEXTO

Denomina-se dessa maneira um texto ou
imagens em formato digital o qual possibilita o acesso a outras informações por meio dos links. Eles geralmente estão em destaque nos textos complementando ou expandindo o texto original. Suas principais características são: diálogo entre os textos, acesso rápido as demais informações e interatividade.
Há defensores que afirmam que o hipertexto é restrito aos meios digitais, entretanto quando lemos um livro e fazemos observações ao lado do texto esse ato permite o enriquecimento da leitura por meio de um complemento o qual não deixa de ser um hipertexto (sem que perca a essência cujo o todo é composto, a
idéia central do autor), concomitante com as notas de rodapés encontradas páginas de livros e em outros meios escritos. Outro exemplo citado no texto referente ao hipertexto na página da Wikipédia é a enciclopédia a qual promove o “acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes”.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do
conhecimento permitindo ao leitor decidir o rumo a seguir na sua leitura e a livre escolha por onde começar e em que ordem seguir. Esse trabalho desenvolvido em classe colabora para a aprendizagem do aluno, de uma maneira não linear, através de diversas fontes, ocorrendo, dessa maneira, a construção individual e coletiva do conhecimento. Torna-se, assim, ativo e participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, assuntos de seu interesse, acessando, sequenciando, dando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.

Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto - acessado em 27/04/2009



Aula 6 - à Distância - APRESENTAÇÃO EM POWER POINT



Aula 7 – Presencial

Avaliação sobre Hipertexto

Achei muito interessante a aula sobre hipertexto porque como consta no texto “o hipertexto no contexto educacional” a aprendizagem toma novos rumos, sendo possível “...torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição do conhecimento...”. Agora, já sei como colocar essa ferramenta, até, então, só conhecia de ouvir falar e por ver algumas palavras nos textos na internet grifadas em azul, mas não sabia como inseri-lo.
Atualmente trabalho com crianças de seis a sete anos, penso que nesse instante eles ainda não possuem alguns conhecimentos básicos para desenvolver alguma atividade com o hipertexto. Quando eu estiver lecionando a uma turma com mais idade e tiver na escola alguns computadores, desejarei ensiná-los sobre o hipertexto concomitante ao conteúdo estudado.
Terei que ficar atenta para que “... o foco de pesquisa não seja deslocado assuntos diversos...”. Somente nesse aspecto desejo obter algum auxílio.


Aula 7 – Atividade a Distância

Planejamento

a-) Objetivos de Aprendizagem
- Explorar com autonomia os recursos que serão estudados
- Ampliar o conhecimento do assunto abordado utilizando o hiperlink
- Organizar e selecionar textos nas pesquisas realizadas via internet
- Elaborar uma apresentação com slides

b-) Disciplinas: Sociedade/ Informática/ Linguagem
Etapas da Atividade
1º Dia: Observar a paisagem ao redor da escola. Através de questionamentos os alunos serão conduzidos a descrever o que vêem, se essa paisagem já sofreu alguma modificação, como será que era. Após esse primeiro momento realizarão o registro do que observaram no paint e salvarão na pasta de documentos compartilhados, possibilitando aos demais visualizar, acrescentar ou alterar a imagem desenhada desde que faça referência a paisagem original.
2º Dia: Os alunos pesquisarão na internet sobre zona rural e zona urbana, em seguida, sintetizarão sua pesquisa no word. Após finalizarem para concluirmos a respeito os alunos enviarão seus trabalhos ao blog da sala. Oralmente responderão as seguintes questões:
- Sua escola está localizada em uma zona rural ou urbana? Por quê?
- Qual (is) é (são) as características mais presente que você observou na sua pesquisa na zona rural e na zona urbana?
3º Dia: Os alunos pesquisarão sobre a história do local onde a escola se encontra. Montarão slides contendo o resultado da pesquisa aplicando o hiperlink nas palavras chaves do texto. Deverão também realizar a síntese do conhecimento (segundo os princípios de Celso Vasconcellos) interligando as atividades realizadas anteriormente com esta acrescentando os conhecimentos construidos por meio das atividades, qual outro tema despertou seu interesse. Depois apresentarão seus trabalhos utilizando o datashow e os mesmos serão disponibilizados pelos alunos no blog da sala.

c-) Recursos Necessários
- Computadores com acesso a internet e com programas da Microsoft (Windows, Word, Internet, Power Point, Paint)
- Datashow

d-) Conhecimentos Prévios Necessários para Participar da Atividade
Ter conhecimento básico dos programas citados em Recursos Necessários.

e-) Formas de Avaliação
A avaliação será contínua baseada também nas atividades elaboradas pelos alunos (estrutura, criatividade, pesquisa, domínio das ferramentas disponíveis e participação).










Aula 8 – Presencial


Pesquisa sobre Wikipédia

É uma
enciclopédia de conteúdos diversos, livres que pode ser alterada por qualquer internauta desde que o mesmo esteja cadastrado. Iniciou seu trabalho em quinze de janeiro de dois mil e um como um complemento ao seu similar, o projeto Nupedia (escrito por especialistas).
Entretanto não é possível saber de fato se esse cadastro é realizado a fim de impedir situações delicadas como já ocorreu por diversas vezes ao longo da história da
Wikipédia: seus artigos foram alvos de edições que tentaram melhorar a imagem de pessoas públicas e/ou instituições. Abaixo um exemplo
Por parte do governo dos
Estados Unidos, trechos inteiros da biografia do presidente George W. Bush, que falavam sobre seu excessivo consumo de álcool, foram apagadas.
"Quando seu pai,
George H. W. Bush, o reprimiu por seu comportamento e por ter exposto seu irmão caçula a risco, George W., ainda sob influência [do álcool], retrucou nervosamente, "[...] Você quer brigar mano a mano aqui?" (trecho apagado)
Outras situações como informações erradas propositalmente publicadas na Wikipedia forçaram os responsáveis pela enciclopédia on line a rever seus conceitos editoriais, segundo a revista Info. John Seigenthaler, 78, ex-editor do jornal "The Tennessean" foi até o "USA Today" para desmentir informações a seu respeito publicadas na enciclopédia de que estaria envolvido com o assassinato de
John Kennedy. Segundo ele, a informação ficou no ar por meses, o que pode significar que tenha se espalhado. "Se houve algum assassinato, foi o da minha imagem", escreveu no artigo no "USA Today".
"Neste caso, nosso sistema falhou", admitiu Jimmy Wales, fundador da Wikipedia. "Estamos tentando ver o que aconteceu. Parece que estamos enfrentando as dores do crescimento."
O Wiki é ferramenta importante para a construção de conhecimento colaborativo na Web que permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema o qual não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. E é nesse âmbito que se encontra o perigo, colocando em dúvida a confiabilidade da Wikipédia.

Referências
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122005/06122005-3.shl - visitado em 11/05/2009

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki - visitado em 11/05/2009


Aula 8 – Atividade a Distância

Leia e comente os textos de Jaime Balbino e Stewart Mader

No texto de Jaime Balbino é abordado um pouco sobre a história do wiki que é utilizado para documentação, organização e gestão colaborativa. Essa ferramenta é de fácil acesso as pessoas que possuem internet. Nele encontramos textos sobre diversos assuntos os quais podem ser modificados sendo que a mudança e a fiscalização dos conteúdos são realizados pelos usuários.
Para utilizar essa ferramenta objetivando obter conhecimento necessita-se abranger a idéia de conhecimento: esse precisa ser não linear para evitar-se a transferência do mesmo ao invés de ser construído coletivamente enriquecendo a leitura e a aprendizagem.
Entretanto, deve-se questionar a confiabilidade dos conteúdos porque eles não são revisados como na antiga Nupédia dando margem a falsas informações, utilização do espaço para a promoção de uma empresa, difamação política, entre outros, como já foi abordado em algumas reportagens veiculadas nas revistas.

A entrevista de Stewart Mader complementa o texto de Balbino ao expandir sobre a importância das tecnologias em educação serem integradas no curso evitando ser uma aliada às maneiras tradicionais de ensinar por meio de atividades desafiadoras, além de cópias as quais possibilitam realmente a formação do educando como cidadão ativo.

AULA 9 - APRESENTAÇÃO EM POWER POINT


AULA 10 A DISTÂNCIA

Relato sobre a aplicação do planejamento

Bom, a aula nove referente a aplicação do planejamento da aula sete se deu de maneira não condizente com as minhas práticas devido aos imprevistos acontecidos na mesma semana. Eu havia realizado um planejamento sobre a aplicação do hiperlink e o uso de outros recursos disponíveis na maioria dos computadores para realizarmos uma atividade de ciências e sociedade. Entretanto, ocorreu o fechamento da minha sala dificultando a aplicação.
Então, após explicar a situação à formadora foi sugerido pela mesma outra forma: o trabalho em dupla - auxiliei uma colega de curso no replanejamento de sua atividade e ela ficou responsável pela aplicação com sua turma. Nosso trabalho abordou o uso da máquina digital concomitante ao estudo da jardinagem, o que deu origem ao nome “álbum digital”. Os alunos deram continuidade aos seus estudos após a leitura realizada sobre o assunto na Revista Ciências Hoje.
Há muitas diferenças entre o projeto inicial (relativo ao hiperlink) e o mencionado no último parágrafo, primeiramente no enfoque – o primeiro está relacionado ao estudo histórico da paisagem urbana e rural utilizando como fonte de pesquisa a internet. O segundo focaliza as belezas naturais e a máquina fotográfica para registrar essa beleza. Porém, ambos podem se complementar dependendo da ação do professor.
O resultado do projeto aplicado foi satisfatório apesar dos contratempos relatados pela companheira. O final do planejamento sofreu modificação por causa das tomadas que não estavam funcionando e dos problemas elétricos em uma sala da escola sendo preciso à utilização da sala dos professores (onda há a única tomada em funcionamento) pela turma da sala afetada, onde assistiram vídeos. Assim, os alunos que participaram do planejamento ainda não montaram os slides com as fotos para salvar em um cd.

Aula 11 Presencial

Opinião sobre os blogs

O primeiro blog visitado possui uma boa estrutura. A escolha das cores passa a sensação de aconchego.
Suas notícias são referentes a educação e outras áreas como vendas, esportes, economia. O texto sobre Tecnologias & Educação - Capacitação do Educador aborda de maneira simples o uso das novas tecnologias possibilitando o aprofundamento da leitura através de outros links referentes ao tema. Penso em relação a esse blog ser necessário imagens mais atrativas, frases de efeito que despertem a curiosidade do público visitante.
http://www.aprendaki.com.br/noticias.asp?id=13216

A notícia lida no segundo blog diz respeito a educação a distância que é a modalidade que mais cresce no ensino superior brasileiro demonstrada por meio de estatísticas retiradas de diversas fontes. Não localizei nenhum comentário ao final. Até procurei em outras notícias mas... Pode até ser um pouco de implicância por não saber utilizar adequadamente esse recurso, porém, também penso que falta algo mais dinâmico. Sei que não deve ser fácil manter um blog, mas a criatividade é uma arma muito importante nessa ferramenta.
Sinceramente, não sei se criaria um blog com os alunos devido às condições atuais da escola que estou: até o momento encontra-se na sala de informática uma mesa positivo em funcionamento sendo inviável levar uma turma numerosa, se tivesse pelo menos mais dois computadores em funcionamento auxiliariam essa prática, pois os próprios alunos criariam e ajudariam a manter o blog.


http://blogs.universia.com.br/educacaoadistanciaead/2009/05/21/ensino-a-distancia-cresceu-1175-em-quatro-anos



Atividade 11 a Distância

O que vamos tratar nesta unidade é como essa profusão de formas de comunicação pode tomar parte em nosso trabalho na escola. Será que ajudam? Será que atrapalham? Como devemos usar essas coisas? Devemos lançar mão de produtos prontos para ilustrar os conceitos ou será que devemos aprender e ensinar a produzir com esses meios na escola? A resposta caberá a cada um, segundo suas necessidades e possibilidades.
Atividade da aula: Vamos então explorar, analisar e experimentar algumas possibilidades de incorporar esses meios ao trabalho pedagógico. Registrem e me enviem por e-mail, guardando uma cópia em seu pen-drive.
Os meios de comunicação são usados para diversos objetivos: entreter, informar, viajar sem sair do lugar, alertar..., enfim, podemos usufruir em diferentes contextos, inclusive na educação. A escolha adequada do recurso a ser utilizado no planejamento, além de enriquecer e possibilitar a abertura de novas aprendizagens desperta o interesse, melhora a motivação sobre o conteúdo de ensino, torna a aula mais dinâmica. Muitos profissionais do ensino precisam repensar a relação que possuem com os meios de comunicação evitando usá-los como forma de passar o tempo ou para deixar os alunos em silêncio enquanto organiza seu material pedagógico.
Quinta feira (04/06) participei de uma experiência na escola: foi usado na aula de ciências a tv e o dvd. Assistimos ao filme Formiguinha na Natureza o qual retratava nosso objeto de estudo – os seres vivos. No início do filme os alunos demonstraram um pouco de euforia, mas depois de uma breve explicação retomando o objetivo de estarmos ali, aos poucos se acalmaram. Esse momento serviu para dar continuidade ao estudo do tema o qual iniciou com o trabalho desenvolvido pela professora anterior através da observação do crescimento das plantas e as condições necessárias para o crescimento. Antes do filme levantei algumas questões a fim de verificar os conhecimentos prévios dos alunos. Após o filme organizamos as idéias principais e realizamos uma pesquisa em jornais e revistas de imagens a serem coladas no cartaz coletivo. Por último, os alunos decifraram um enigma contendo o conceito de seres vivos e verificaram se as hipóteses levantadas a priori estavam de acordo. A partir do enigma cada um escreveu em seu caderno uma pequena lista de seres não vivos e finalizaram com uma cruzadinha.
O desenvolvimento dessa atividade surpreendeu a mim e aos alunos quando no filme mostrou o funcionamento de uma cadeia alimentar, dando início a um outro estudo que realizaremos nas próximas semanas. Os meios de comunicação usados permitiram uma melhor compreensão sobre o ciclo da vida e melhoraram a qualidade do saber por meio de um instrumento que a maioria dos alunos possuem. Cabe ao professor evitar focar o seu olhar para o lado negativo e pejorativo dos meios de comunicação na aprendizagem, mas sim considerá-los como uma fonte de pesquisa e saberes.




Atividade 12 Presencial –

O trabalho desenvolvido pelo professor Lucas Ciavatta com o bloco o passo é simplesmente surpreendente! Ainda estou pensando mesmo após a leitura da entrevista como foi possível reunir as informações sobre a composição no Power point sem utilizar uma partitura convencional (até o momento só conheço esta). Com essa atitude de inovar, transformando uma informação do passado em algo indescritível, fica evidente a necessidade dos professores (também me incluo) realmente considerar os conhecimentos prévios dos alunos para avançar, possibilitar a criação de novos meios com o intuito de instrumentalizá-los. Assim, quando precisar em alguma situação ele terá meios, mecanismos para obter o que se deseja, e irá além do solicitado (às vezes precisará ser instigado). Dessa maneira colocaremos em prática a seguinte frase “...é preciso se preparar para, primeiro, ter boas idéias (elas não chegam do nada) ...” (CIAVATTA)
Em sala a tecnologia pode ser uma aliada no trabalho colaborativo onde “...quem aprende pode em seguida ensinar”. Mesmo se durante o percurso sejam traçados pelo aluno caminhos diferentes para se obter o mesmo objetivo, pois, afinal, eles não aprendem da mesma forma e nem as mesmas coisas: acredito que cada um possui ou desenvolve suas habilidades. Então, uns, por exemplo, possuem maior habilidade em humanas outros em exata. Uma atividade que propicia esse movimento é a construção de um jornal - cada grupo será responsável por uma tarefa: entrevistas, esporte, comida, últimos acontecimentos, gráficos, comercialização, divulgação, entretenimento, charges, tiras em HQ, pesquisa e comparação de preços, editoração. O uso do computador permitirá que cada grupo e seus respectivos subgrupos realizem uma parte para compor o todo, semelhante ao grupo de dança.


Aula 12 a Distância

Atividade 1
Produtos e Objetos do Portal do Professor

Ao navegar pelo site portal do professor achei muito interessante a página inicial: não há poluição visual, é chamativa e pode-se encontrar com facilidade materiais para as aulas. Recomendo os produtos abaixo:
- “Aconteceu em São Paulo”: o pequeno filme é feito com desenhos criados pelos alunos. A estória relatada permiti desenvolver com eles o estudo da biografia e auto-biografia além de outras questões referentes as condições financeiras e migração.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19205/aconteceuemsaopaulo.swf

- “Construção Coletiva de uma História”: esse recurso é ótimo para desenvolver a oralidade, sequências de fatos de uma história, o saber ouvir, a criatividade do aluno ao narrar uma história. Como sugestão, o professor poderá levar para sua sala uma mala de viagem contendo diversos objetos (perucas, cordas, apito, roupas...)e em uma roda separar os alunos em pequenas equipes. Uma equipe tirará sem ver algum objeto e contará uma história relacionada a ele, as demais equipes darão continuidade a história acrescentando um objeto. É interessante nesse momento gravar a história para dar sequencia as demais atividades como coerência, vicíos de linguagem, entre outras.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18556

Atividade 2
TV Escola

- Vídeo: Meio Ambiente Educação e Consciência Ambiental - Esse vídeo permite a reflexão sobre a importância dos cuidados que todos devem ter com o meio ambiente. Após vê-lo os alunos em uma roda de conversa poderá dar sugestão e realizar experiências para diariamente contribuir com a preservação em casa, na escola ou em outro ambiente.
http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8&feature=related



- Domínio Público: Entrevista com Rui de Oliveira sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens.
A entrevista aborda sobre a história da ilustração, o estudo dessa área no Brasil, a necessidade de ser coerente e não fiel ao texto que está sendo ilustrado. Com os alunos pode-se iniciar uma atividade de ilustração de um texto disponibilizando diversos recursos (giz molhado, terra, cola, crepom, lápis de cor...). Em seguida, iniciar o estudo sobre gravuras como registro (exemplo pintura rupestre).
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=52

- Rived: é um programa da Secretaria de Educação a Distância que disponibiliza conteúdos pedagógicos digitais para ser utilizados em várias disciplinas. A atividade citada no item anterior será enriquecida com o vídeo cujo link encontra-se abaixo, no qual encontramos sobre as cores primárias.
http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/cores/art_coresrived.swf




Aula 13 Presencial

- http://www.portacurtas.com.br/
O site possui um acervo de filmes como de animação, conteúdo adulto, documentário, ficção. Entretanto sua página inicial há muita informaçãoe as cores usadas são fortes. O vídeo assistido retrata a realidade de muitas crianças que mesmo diante as dificuldades não deixam de ser crianças.
“As coisas que moram nas coisas” - http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=4798&exib=5937

- http://www.curtanaescola.org.br/
Diferente do primeiro ele é mais atrativo e possui uma estrutura de pesquisa mais avançada: o acervo é dividido em gêneros, nível de ensino e disciplina. Há também links para outros sites pedagógicos.
O vídeo assistido é baseado na obra de Vinícius de Moraes. Bem alegre para desenvolver com os alunos atividades com adivinhas usando a mímica, e outros já conhecidos como os diferentes tipos de moradias, maquetes... Para vê-lo basta um click
http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=2038

- http://br.youtube.com/ e http://vídeo.google.com
Ambos possuem um acervo imenso mas nem todos os vídeos são de boa qualidade visual ou sonora..




Aula – 14 Presencial

Comentários
1- Vídeo de Animais Selvagens – 4:03
http://webvideos.kboing.com.br/show-video.php?id=871601bb62f9e98f86657941fefa8567php?id=871601bb62f9e98f86657941fefa8567
O vídeo sobre animais selvagens possibilita ao professor uma série de atividades (algumas já descritas nos slides) como:
- Ciências: estudo do habitat (terrestre, aquático ou aéreo), alimentação e cadeia alimentar.
- Matemática: gráfico com as informações pesquisadas agregando as respostas das situações problemas. Exemplo: Observe o cartaz. Quantos animais são aéreos, terrestres e aquáticos? A partir das respostas colocar as informações em gráficos de colunas.
- Geografia: utilização do mapa mundi e do globo terrestre para localização dos habitats.
- Linguagem: Pesquisa e leitura de textos informativos (curiosidades) sobre o tema.
- Artes: Montagem de um painel feito com dobraduras de animais.

2- Vídeo do Cocoricó – 1:48
http://www.youtube.com/watch?v=jFDyRft_y5Y&feature=relatedfeature=related
Esse vídeo também possibilita desenvolver várias atividades em algumas disciplinas como:
- Ciências: o crescimento das plantas, fatores de interferência e clima. É interesssante plantar alguma espécie de planta, cuidar da mesma diariamente para os alunos poderem acompanhar as fases do crescimento e registrarem.
- Artes: registro das fases do crescimento e levantamento de hipóteses por meio de sequência para o aluno dar continuidade as etapas. Exemplo: no caderno de artes dividir uma folha em três partes e na segunda parte desenhar ou entregar ao aluno uma das fases - ele terá que desenhar a sequencia anterior e a próxima.
- Matemática: calendário com o registro diário do tempo e para acompanharem quantos dias são necessários para o crescimento da planta. Depois o professor poderá levantar algumas situações problemas com o objetivo da aprendizagem de cálculos.











































2 comentários:

  1. Camila
    Ao ler seu matarial, a aula à distância 11 me surpreendeu pela facilidade como você demonstra ter ocorrido as atividades nas aulas. Uma coisa puxou a outra, dando espaço para futuras aulas, e parece que foi bem prazeroso. Parabéns!
    Angela

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  2. Oi Camila, adorei como vc incluiu os links na sua aula 11 a Distância, mostrando que eles já fazem parte da sua estratégia de aula.
    Bjks...
    ANA REGINA

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