domingo, 24 de maio de 2009

Gislene Aparecida Barbosa


Aula 1

1) Eu daria aula no laboratório de Informática com o intuito de dar continuidade a atividade programada normalmente, pois penso que não posso deixar de ministrar uma aula pela falta ou falha de algum material, além do que, na minha opinião improvisar uma aula sem alguns computadores funcionando já deve ter sido planejado desde o primeiro momento da elaboração do projeto de Informática, pois devemos ter ciência de que estamos trabalhando com máquinas.
Se fosse uma das primeiras aulas no laboratório de Informática trabalharia os componentes do computador (c.p.u., monitor, mouse, teclado, estabilizador, caixas de som,...), através de uma aula teórica juntamente com aula prática, pois não necessitaria de todas máquinas em funcionamento, falava também dos procedimentos básicos de como ligar e desligar os computadores, enfim, depois de comentários teríamos as demonstrações nos computadores, lógicos que com poucas máquinas trabalharíamos em grupos, enquanto quinze alunos (três por micro) estão nos micros os demais estão anotando no caderno o conteúdo passado na aula teórica e depois inverteríamos as posições.

2) Um exemplo de atividade que trabalharia com a leitura, escrita e ilustração e com três disciplinas (historia, geografia e artes) seria “História do Bairro”, onde as crianças realizariam uma pesquisa com algumas perguntas sobre o Bairro, esse conteúdo já teria sido trabalhado em sala de aula e daríamos continuidade no laboratório de informática. Com as respostas em mãos eles digitariam as respostas (Word) e ilustrariam (paint) o Bairro onde moram.
História: História do Bairro
Geografia: Localização,
Artes: Ilustração

3) Estamos vivendo na era da Informática, então a escola jamais deve ficar de fora, afinal o papel principal da escola é de formar cidadãos para as novas gerações então cabe a ela estar sempre atualizada, lógico que respeitando a necessidade de cada um. Não devemos esquecer que as novas tecnologias estão sendo adaptadas dia-a-dia conforme algumas consequências, tem lá suas vantagens e desvantagens, principalmente que ainda não possui todos professores com formação adequada para tal conteúdo. A Informática deve ser um complemento para o processo de aprendizagem. Necessitamos sim dos computadores nas escolas e na minha opinião os professores que ainda não estão habilitados devem procurar mais rápido possível a informatização, a atualização para poder ser também um transmissor desse conhecimento, conhecimento que muitos alunos já dominam.


Aula 2

Quem sou com professor e aprendiz?
Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com o cotidiano e também com os nossos alunos. Na minha atuação como professora procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo, mesmo sabendo que nunca conquistamos a todos, sempre tem aqueles que despertam a atenção.
Já fiz parte de um projeto de Informática com reforços de matemática - projeto “Números em Ação” onde eu me dediquei muito. Gosto muito do meu trabalho, sou realizada em tudo que faço. Estou sempre aberta a mudanças e atualizações.


Aula 3

1ª parte:

A necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas tecnologias.

É muito importante sabermos que a aprendizagem é uma atividade continua, é por toda a vida. Sempre teremos a necessidade de continuarmos aprendendo conforme aparece mudanças. Estar atualizado não significa jogar fora tudo que sabemos e sim acrescentarmos novos conhecimentos. Não tem idade para aprender determinadas coisas.
Hoje em dia devemos ter ciência que o computador não é a primeira tecnologia a ser introduzida no mundo e nem mesmo no ambiente escolar e, como as demais, não será, sozinho, a solução para os problemas.
As novas tecnologias estão surgindo com intuito de trazer melhorias, avanços e não regressão. Muitos descartam a possibilidade de um Ensino a Distância dar certo, pois aproveitam a situação para desvalorizar.
Eu concordo plenamente quando li que as tecnologias são utilizadas como matéria-prima de construção e não só como mídia de transmissão de informação.
E, em relação às novas tecnologias fala-se cada vez mais em máquinas inteligentes. Questiona-se, então, se será a educação o elo que interligará esta corrente.
Neste contexto o papel do professor frente às novas tecnologias, não é mais o de transmitir conhecimentos, mas de colaborar, de liderar, de articular e mediar os saberes e as técnicas. Atualmente, a tecnologia e a inovação são peças fundamentais na mudança e na melhoria do sistema educativo.

2ª parte:
Televisão / Vídeo: utilizados para assistirmos vídeos.
Internet: apenas na sala da direção.
Rádio: Utilizados para apresentações, atividades musicais.
Computadores: Os Computadores estão improvisados em uma sala de aula (na qual onde tem aulas normais e os pc ficam de lado), pois o espaço físico onde era uma sala de informática hoje é uma sala da creche. Nesta Unidade Escolar funciona um projeto de informática que na verdade esse ano ainda não se deu inicio.
Mesas positivo: Não tive oportunidade ainda de ver as mesas da positivo, pois estão chegando materiais novos para a Unidade Escolar, nem sei como funcionam, segundo comentários muito interessantes.



AULA 4 - Presencial


“A Importância das TIC na Educação e no uso Diário”
A proposta das TIC visa à utilização de novas tecnologias criando novas formas de concepção educacional, trazendo diferenças na complexidade na organização do conhecimento. São vistas como ferramentas indispensáveis no trabalho diário e sua implementação possibilita avanços no processo ensino aprendizagem, desenvolvimento profissional e organizacional da escola.
Exercitando as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, pode-se propor atividades como um programa de rádio, um vídeo, enfim, que utilizem as TIC como meio de gerar e compartilhar informações. Integrá-las na escola não se trata apenas de propor mudanças na educação, na compreensão de ensino/aprendizagem possuída por todo o corpo escolar, e sim de propiciar aos alunos a utilização das mídias para expressão de idéias, a produção de conhecimento, a comunicação e a interação social.
A melhoria que tanto esperamos na qualidade no ensino ocorrerá a partir do aproveitamento das potencialidades oferecidas pelas TIC e ao ampliar o universo do aluno com as tais escolarizando as tecnologias de informação usufruídas na sociedade nos projetos escolares, rompendo, deste modo, com os paradigmas ainda existentes ao integrar o aluno à comunidade que o cerca, à sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento, aproximando o objeto do estudo escolar da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, nos transformando em uma sociedade de aprendizagem na qual valoriza-se o processo educativo autônomo, onde os alunos são estimulados a se expressarem suas idéias, a desenvolver a autonomia e a capacidade de se sociabilizar e construir conhecimento, o que exige um novo papel do professor.
Hoje não se concebe uma educação sem TIC, porque nossos alunos são contemporâneos dessas tecnologias, mesmo não as possuindo, mas têm acesso de alguma forma, o que faz com que estas alterem suas rotinas, sua escrita e forma de interagir com outras pessoas, além da rapidez nas respostas e em perceber o outro.

Referencias Bibliográficas

www.eb23-vinioso.rcts.pt/doc/plantic.pdf

www.slideshare.net/valdenidinamizador/a-importancia-das-novas-tic-no-processo-ensino-aprendizagem

www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/tec/tec0.html


Aula 4 - a Distância

1ª parte: Leitura do texto: GESTÃO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

A Palavra tecnologia é um conceito que abrange diversos significados, como artefato, cultura, atividade com objetivo, processo de criação, conhecimento de determinada técnica e seus respectivos processos, etc. Também pode ser caracterizada a definição de tecnologia como o estudo e emprego de ferramentas, aparelhos, máquinas, dispositivos, materiais que objetivam uma ação deliberada e análise de seus efeitos.
De acordo com a autora, o conceito de gestão traz diversos sentidos decorrentes da ação de gestar, ou seja, gerir, administrar dirigir, proteger. A gestão traz consigo processos sociais e estabelecendo complexas ações em seu interior e exterior. De acordo com a autora,
Gestão organizacional passou a ser um conceito abrangente e dinâmico, que extrapola a concepção de organização administrada como máquina e se aproxima dos paradigmas associados à sociedade da informação e às mudanças de suas práticas com o intenso uso das tecnologias de informação e comunicação, o que gera uma outra dimensão da gestão...
Dessa maneira, a rede de informações e conhecimentos se constitui um organismo vivo. A gestão escolar e o uso das novas tecnologias é uma realidade atual. O gestores da escola são líderes e devem utilizar as novas tecnologias, como a informática para que seu trabalho apresente um maior rendimento. De acordo com a autora, :
... as práticas de uso de tecnologias em escolas que revelam novos papéis dos agentes educativos como organizadores de informações e criadores de significados, que apóiam suas atividades no estudo de fontes externas e na realização de atividades colaborativas para a produção de conhecimentos relacionados com a resolução de problemas concretos do contexto. Nesta última situação, as tecnologias são selecionadas e agregadas ao trabalho conforme as necessidades da atividade em realização com suas características intrínsecas.
Por isso, a utilização de novas tecnologias pode trazer avanços substanciais para a mudança da escola. , mudando também a visão de mundo, e inserindo as pessoas na ciência e informação.
Como exemplo disso, podemos citar o Projeto de artes realizado com os professores no ano de 2008 na CMEI Zumbi dos Palmares. O Objetivo do Projeto foi dar a possibilidade do Professor se expressar através da linguagem artística (pintura, desenho, modelagem), possibilitando a utilização de diferentes linguagens e diferentes materiais e que essa sensibilização se traduzisse em atividades diferenciadas para as crianças.
Para o registro do Projeto, utilizamos a Máquina digital que registrou os principais momentos, do Projeto, onde os educadores pintavam e modelavam. Posteriormente, registramos também essas atividades feitas com as crianças.
Essa tecnologia auxiliou tremendamente o trabalho e nos fez enxergar a importância do registro na parte pedagógica. O trabalho não foi em vão, perdido...
De acordo com a autora do texto, o profissional que não domina as tecnologias, tende a rejeitá-las e não faz uso de seus benefícios. Conseguintemente, tais materiais ficam guardados, não são compartilhados com o grupo e no fim, quem é prejudicado? O aluno!
A autora ressalta que: “A incorporação de tecnologias nas atividades da escola envolve distintos aspectos de gestão decorrentes do ato de gerir, administrar, proteger, manter, colocar em ordem e tornar utilizáveis tais recursos.”
A utilização de recursos tecnológicos avançados facilita a vida, auxilia o registro, auxilia em projetos e torna evidente o trabalho

2ª parte: Analise uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares. Com base nessa análise, produza um fichamento.

Na maioria dos projetos ou até mesmo em planos de aulas diferenciadas que já trabalhei com diversos conteúdos curriculares posso dizer que tive experiências de diversas formas quanto ao uso dos recursos tecnológicos, pois às vezes nos preparamos para determinados conteúdos e acabamos realizando outra atividade (com o mesmo assunto, com o mesmo conteúdo curricular) devido ao recurso desejado.

Titulo: “Números em Ação”

Áreas de conhecimento abrangidas: Matemática e informática

Opinião sobre o projeto: Uma experiência didática que tive foi, por exemplo, com um Projeto de Informática chamado “Números em Ação” – é um reforço de Matemática com uso de tecnologias, tinha apostilas, atividades para serem realizadas dentro do conteúdo curricular de matemática, mais antes de dar inicio as atividades tinha uma parte para cadastro de alunos e algo mais, e nem sempre esses recursos estavam a minha disposição, ou por uma falha técnica (algum equipamento em manutenção), ou até mesmo por falta de energia, enfim eu tinha que trabalhar o mesmo conteúdo com outros recursos que nem sempre acabava sendo tecnológico, tanto aula prática quanto aula teórica.
Essa e muitas outras experiências nos fazem pensar que um recurso pedagógico que propicia um aumento na eficiência e na qualidade do ensino é, antes de qualquer coisa, vinculado a realidade da educação de seus professores e alunos, é voltada para a busca da superação dos problemas de ensino é, enfim, procurar identificar formas de seu uso que constituam respostas para os problemas de nossa Educação.


Aula 5 Presencial - APRESENTAÇÃO EM POWER POINT


Aula 5- Atividades à Distância

1ª parte: Leitura do artigo “Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações”

2ª parte: Pesquise experiências desenvolvidas por meio do trabalho por projetos realizados no contexto da escola. A pesquisa deverá ser feita por meio de contato com os professores (entrevistas, observação e pela leitura de artigos ou livros, utilizando-se a Internet). Considerar nessa pesquisa algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos entre outros. As informações obtidas deverão ser documentadas, organizadas, analisadas e registradas.

Fiz pesquisas, leituras e várias observações entre alguns projetos e a partir daí escolhi alguns para comentar e relatar as anotações, como por exemplo:

PROJETO: ARTE NA ESCOLA – Interdisciplinar; todos os alunos da escola foram envolvidos no projeto (desde Estágio I até fundamental 4º estágio), o projeto foi divido por período das aulas (manhã, intermediário, tarde), foi dividido pelos grandes autores e suas principais obras, esse projeto tem duração do ano letivo, pois é dividido no decorrer do ano pelos períodos para exposições. Objetivo principal era de conhecer a vida e as obras de determinados artistas. Foram feitas exposições abertas a comunidade com diversas atividades, releituras, leitura critica das obras e estética de cada obra do pintor. Os componentes curriculares foram diversos, pois explorou um pouco de cada disciplina, foi obtido um ótimo resultado pelo trabalho, principalmente por ter sido um projeto no coletivo. Os recursos utilizados foram desde papeis, lápis, cartolinas, giz de cera, tintas até o computador, apresentação por slides, transparências, pesquisas na internet. Muitos alunos começaram a apreciar o gosto pela arte, eles apresentaram um resultado final gratificante, até mesmo os pais e comunidade em geral ficaram satisfeitos pelo projeto realizado.

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO – Disciplina: Português. Objetivo principal do projeto era a apropriação da função social da escrita. Os alunos eram separados por nível de alfabetização (pré-silábico, silábico com e sem valor, e alfabético) os professores se adequavam a turma com que tinham maior afinidade para aprimorar as atividades, esse projeto foi trabalhado com turmas de 2º estágio, para a execução das atividades foram apresentadas através de diversos recursos, como por exemplo, cadernos, jogos educativos, software, computadores da positivo ( teclados com blocos), enfim recursos diversificados para um bom resultado. Esse projeto se dá inicio no começo do ano letivo após uma sondagem para separar as turmas e vai até o final do ano, e sempre que algum professor verificar que houve avanços o aluno transfere para o próximo nível. Os alunos sempre apresentam avanços no processo ensino-aprendizado, lógico que também tem aqueles casos que não apresentam resultados rápidos, necessita de melhor atenção, onde também o projeto intercala com outro projeto da escola, que se denomina PROJETO UTI DA ALFABETIZAÇÃO, que é uma continuidade para casos específicos, extrema necessidades, onde são trabalhados com um número mínimo de aluno para sanar as possíveis dificuldades.


ATIVIDADE REFERENTE À AULA PRESENCIAL 6


Hipertexto é como o próprio nome diz algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto, como você estivesse lendo uma enciclopédia, não haveria a necessidade de você ler toda a enciclopédia para chegar até a palavra desejada, enfim uma enciclopédia eletrônica você pula diretamente para onde deseja.
É um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite.
É um sistema para visualização de informação cujos documentos contem referencias internas para outros documentos, chamadas de hiperlinks ou simplesmente links e para fácil publicação, atualização e pesquisa de informações.
O hipertexto constitui a base da Internet. Em outras palavras, ao acessarmos um site, por exemplo, escolhemos o caminho que desejamos seguir e, ao clicar o mouse em determinadas frases ou palavras, novos textos nos saltam aos olhos. Esta estrutura textual permite que o leitor, ao escolher a seqüência de leituras, seja co-autor do texto.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Aula 6 - à Distância - APRESENTAÇÃO EM POWER POINT


Aula 7 - Presencial

Leia o texto da apostila da página 105 a página 110 (O hipertexto no contexto educacional). Faça uma avaliação do que aprendeu sobre Hipertexto-Hiperlink, citando o que aprendeu de novo, o que gostaria de pôr em prática e de que auxílio necessita para que isso aconteça. Na verdade eu já tinha o conhecimento em Hipertexto-Hiperlink devido ai curso de técnico que fiz em Processamento de Dados em (1996), obvio que teve muitas mudanças, principalmente quando nos tratamos em detalhes tecnológicos, quando aprendi as funções básicas do hipertexto fiquei muito interessada no assunto, pois é uma ferramenta muito interessante e útil no uso da informática. Mais uma vez aprendi que o hipertexto enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente na qual a aprendizagem fica de uma forma mais clara, facilitando o processo da busca do conhecimento, se tivesse à oportunidade de estar trabalhando com um projeto na sala de informática onde pudesse contar com no mínimo 15 computadores iria trabalhar com a ferramenta de hipertexto-hiperlink, pois é um ótimo conteúdo a ser trabalhado em aulas práticas contanto com uso de tecnologias, por exemplo, trabalhando com texto diversos trabalharia um dicionário com auxilio de links, onde necessitaria de internet, computadores para finalização das atividades.

Aula 7 - Atividades à Distancia

Faça um planejamento para usar, em sala de aula, alguns dos recursos aprendidos e utilizados até agora (Editor de Textos, Power Point, Pesquisa na Internet, Google, Wikipedia, Hiperlink, etc).
Para planejar essa atividade, sugerimos atenção aos seguintes pontos, que devem constar do planejamento:
a) Objetivos de aprendizagem – o que pretende que seus alunos venham a ser capazes de fazer após a atividade ou venham, a saber, após a mesma.
b) As etapas das atividades, que devem ser claramente definidas (dia a dia).
c) Identificação e listagem dos recursos necessários – disponibilidade para uso.
d) Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participar da atividade.
e) Formas de avaliação – como será verificado se a atividade atingiu seu objetivo?


Planejamento para aulas de Informática Básica

OBJETIVOS GERAIS

Demonstrar ao aluno a necessidade do ensino informatizado, para possibilitar e facilitar sua inclusão no mundo digital e principalmente prepará-lo para tal fim. Abrir novos horizontes para seu conhecimento cultural e seu aperfeiçoamento intelectual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Trabalhar com programas e computadores atualizados que permitam uma maior facilidade de aprendizado e desenvolvimento dos objetivos mencionados.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita observando se os alunos participaram das atividades propostas, termos avaliações contínuas.

ESTRATÉGIAS

APRESENTAÇÃO
MÁQUINA: CPU, monitor, teclado, mouse, impressora, caixa de som.

WINDOWS
PAINT: Barra de ferramentas: lápis, borracha, pincel, spray, formas geométricas, linha, curva, caixa de texto, seleciona cor, latinha de tinta, ampliador, selecionadores. O que é? Para que serve? Explorar os recursos do programa para que o educando adquira maior habilidade no mouse.
JANELAS: maximizar, minimizar, restaurar, fechar.

SOFTWARES
WORD: Digitação, Formatar fonte, Arquivo salvar, Arquivo abrir, Exibir barra de ferramentas, Maiúsculas e minúsculas, Fechar, Hiperlink;
O que é? Para que serve? Explorar os recursos do programa.

POWER POINT: Slides, Formatar fonte, Marcadores e numeração, Formatar segundo plano, Formatar e aplicar modelo de estrutura, Formatar cores e linhas, Modos de exibição: normal, classificação de slides, modo de slides, apresentação de slides, estrutura de tópicos, Apresentações, Personalizar animação, Botões de ação, Barra de desenhos, Hiperlink;
O que é? Para que serve? Explorar os recursos do programa.

INTERNET: Navegação, Sites de busca (Google, Wikipédia), Salvar figuras da internet, Salvar páginas

PROCEDIMENTOS

IncentivaçãoDesenvolvimento– Apresentação das máquinas– Apresentação das atividades propostas e objetivos

Atividades
– Leitura de livros para continuidade das atividades;
– Ilustração de cenas de histórias de livros trabalhados em sala de aula; Pintura (Paint);
– Reprodução de obras de arte do artista estudado e explorado em sala de aula (Paint);
– Produção de texto, releituras, reescrita, (Word);
– Produção de frases (uso de maiúscula/minúscula) (Word);
– Reprodução de histórias e ou pequenos textos (Word);
– Apresentação em slides dos textos criados (Power Point);
– Pesquisas na internet para utilização de Hiperlink.


Aula 8 - Presencial - APRESENTAÇÃO EM POWER POINT


Aula 8 – Distância

Leia e comente os textos:
“Num mundo wiki, uma escola idem – Parte I”
Entrevista com “Stewart Mader: Wiki na educação”

Comentários:

Após ter feito a leitura cheguei a mais uma conclusão sobre Wikipedia e Wiki, pois tem sido uma das mais fortes ferramentas para envolver os alunos em atividades diversas (também sou professora Peb. II, onde utilizo sempre que possível pesquisa em internet). Não estamos mais presos a velhos livros, mas sim através de novos meios tecnológicos, conseguimos abrir novos horizontes na mente de cada educando.
Além de descobrir novos conceitos podemos ampliar nossas pesquisas através dela.
É interessante saber que não só aqui como em diversos locais a introdução da informática esta se alarmando cada vez mais, pois hoje em dia, a tecnologia é essencial em nosso cotidiano.
Quando li sobre blogs achei interessante ser citado que a maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Aula 9 - Atividades à Distancia

Em primeiro lugar já quero destacar que foi uma atividade de grande importância tanto para os alunos quanto para mim como educadora, pois todos demonstraram total interesse e participação para a realização das atividades propostas.
O planejamento de uma aula feita na aula 7 ficou de acordo com a execução, mesmo não sabendo que seria para ser aplicada com os alunos, obtive ótimos resultados.
Lógico que nem sempre temos tudo que necessitamos, nessa aula, por exemplo, a atividade final era de uma pesquisa na internet, não tínhamos internet no laboratório onde estávamos trabalhando, mais fiz diversos comentários sobre o uso da internet e disse que pretendo mostrar na prática a “internet”.
A primeira parte da atividade era a demonstração das partes fundamentais de um computador, cpu, mouse, teclado, monitor, enfim os alunos que não tinham esse conhecimento ficaram super curiosos para manuseá-los, já os que conheciam queriam mostrar para os colegas o quanto já dominavam.
No laboratório podemos contar com 10 máquinas, sendo que tinham mais 3 que não estavam funcionando. Minha turma estava nessa aula com 29 alunos, todos na expectativa para “mexer” no computador.
Principalmente os alunos que nunca tiveram a oportunidade de usar um computador sentiram de primeiro momento a dificuldade do manuseio do mouse, procurar as letras no teclado, mais ocorreu tudo tranqüilo e pude contar com apoio dos alunos que já conheciam o básico.
Registrei através de algumas fotos a execução da aula, primeiro eles jogando Tangram (aproveitamos que estamos trabalhando nessa mesma semana o tangram), depois no editor de texto a digitação da Receita (que eles mesmos trouxeram de casa) para os que terminaram aprendeu até salvar o arquivo.
Logo após a aula já queriam saber quando retornaríamos no laboratório de informática, fiquei contente por ter fluído muito bem a aula.

Aula 10

Quando fiz o planejamento na aula 7 não sabia que seria um planejamento para executarmos com nossos alunos, foi uma surpresa de primeiro momento.
Mais eu havia escolhido um tema muito bom e bem básico para iniciantes na era da informática.
Tive ótimos resultados na execução dessa atividade, lógico que não estava certinho com o total planejado.
Primeiramente tive que fazer umas mudanças básicas do tipo, esse computador não pega posso utilizar esse mouse e completar aquele que só não pega por falta de um mouse, e assim por diante.
Depois disso dei uma aula bem rápida de teoria e logo em seguida fomos para execução, mexendo mesmo, eles amaram, gostaram muito e já querem bis.
O planejamento dessa aula não foi concluído, pois não tínhamos acesso a internet para finalizar, logo, eu fiz diversos comentários do uso da internet (pesquisas), com isso fizemos a leitura das receitas que os próprios alunos trouxeram para demonstrar um pouquinho de pesquisa e assim concluímos a atividade.


Atividade Presencial Referente Aula 11


Faz pouco tempo que comecei a utilizar e entrar em blogs, ainda não tinha conhecimento, é raro quando entro utilizado algo e faço alguns comentários, normalmente utilizo blogs com atividades diversificadas, idéias para atividades. Agora também estou utilizando sobre EAD.
Geralmente quando precisava de alguma atividade ou informação entrava no site, buscava e pronto, a partir do momento que conheci os blogs, principalmente de educação comecei a valorizar mais.
Quando comecei a ler realmente sobre blog não sabia que as vezes utilizava sem saber na real o que seria, para que servia. Até mesmo blogs para assuntos pessoais, fotos é algo interessante para troca de conhecimento ou relato de experiência.
Vou começar a fazer diversos comentários, pois além de valorizar minha pesquisa a troca de informações é bem mais valida.

Endereço de blogs com alguns comentários:

http://semdistanciaparaeducacao.nireblog.com/post/2007/04/16/historico-da-ead

http://profgege.blogspot.com/2008/01/sugesto-de-planejamento.html

http://construirblog.blogspot.com/

http://professorakellly.blogspot.com/2007/05/nmeros-pares-e-nmeros-mpares.html



Atividade Presencial Referentes Aula 12

É super interessante o trabalho do Prof. Lucas Ciavatta, a primeira coisa que veio na minha mente quando vi o vídeo Saltos no Tempo é a empolgação: será que consigo trabalhar isso com meus alunos? eu acho que é um trabalho muito difícil, porém com facilidade para os alunos se interessarem.
Eu gosto muito de trabalhar com tecnologia, informática para mim é um conteúdo essencial hoje em dia assim como atividades corporais, logo achei maravilhoso tentar algo do tipo Saltos no Tempo com uso de tecnologias. É complicado fazer com que cada um faça uma atividade diferenciada dos demais e concluía uma única produção, mas temos muitos exemplos de ferramentas como o corpo nesse vídeo que podem ser trocados por equipamentos tecnológicos, um bom exemplo disso seria a construção e execução de um blog, cada pessoa constrói um com n recursos e propósitos e todos chegam a uma única conclusão.
Uma característica importante que o professor ressalta é o processo de que os alunos aprendem tal conteúdo, é essencial que o desenvolvimento de qualquer projeto não seja exatamente do que cada um aprende e sim como cada um aprende. Cada aluno tem seu tempo e modo de aprender.
A educação necessita de ferramentas, recursos para a aprendizagem seguir sem muitas complicações, esses tipos de experiência nos coloca a disposição de sempre dar continuidade nos projetos pedagógicos.
Devemos trabalhar diversas atividades que nos traga mais experiências e aprendizagens, pois frequentemente isso acontece em sala de aula com qualquer conteúdo do currículo, pois dependendo da forma explicada alguns alunos absorvem o conteúdo com facilidade, já outros sentem necessidade de algo além dessa simples explicação e às vezes não é por dificuldade ou por motivos psicológicos e sim por estratégias.
Atividade à Distância Referente Aula 12

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