domingo, 24 de maio de 2009

Janete dos Santos Souza

Aula 1
1) Se eu reservasse o laboratório de informática e no dia da aula só existisse 5 computadores funcionando, mesmo tendo 30 alunos eu não desistiria, mas sim adaptaria minha aula trabalhando com 5 alunos por vez, em sistema de rodízio; enquanto 5 alunos realizam a atividade no computador os outros fazem uma leitura ou atividade semelhante em folha ou caderno.

2) Um exemplo de atividade interdisciplinar é o estudo da “Cidade”. Os alunos podem pesquisar fatos históricos da cidade, bairros mais e menos populosos, localização de lugares importantes ou de destaque (museu, biblioteca, parques, etc.),e usar mapas em História e Geografia, construir uma maquete em Artes e em Informática, montar uma apresentação no Power Point sobre o que foi pesquisado.

3) A Informática na didática serve para propiciar um aumento na eficiência e na qualidade do ensino.
Com o uso de metodologias informáticas e com a introdução do computador os alunos mostram mais interesse em aprender e se concentram mais.
As novas tecnologias estimulam a busca de mais informação sobre vários assuntos, não apenas em livros ou através do professor.
É necessário que todas as escolas possuam computadores para o progresso contínuo da educação, onde os alunos possam fazer pesquisas e descobrir um mundo de conhecimento possível.
Como professores, precisamos do computador como ferramenta de apoio pedagógico e cultural.
Não existem muitos professores realmente preparados para o trabalho com computador e é importante que em um processo de formação o professor seja concebido como uma pessoa que tem dificuldades e que também precisa superá-las para aprender melhor e poder ensinar melhor.


Aula 2
Relatório sobre texto (páginas 29 à 44)
A Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
A sociedade em que vivemos exige que aprendamos sempre para o nosso desenvolvimento pessoal, cultural e até mesmo econômico. Se quisermos um mundo melhor temos que investir no conhecimento e seguramente na aprendizagem.
A Informatização do conhecimento tornou muito mais acessível todos os saberes. Desde então a escola já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos, e seu papel deveria ser formar os futuros cidadãos para uma sociedade aberta e democrática tornando-os aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, de modos de pensamento que lhes permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem para que possam converter essa informação em conhecimento verdadeiro, em um saber ordenado.
A nova cultura de aprendizagem requer competências para a Aquisição, a Interpretação, a Análise, a Compreensão e a Comunicação da informação, o que exige um novo perfil de aluno e de professor com uma mentalidade nova sobre o ensino e a aprendizagem.

Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da Terceira Idade
É importante entender a aprendizagem como uma atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida.
As atividades educacionais com a Terceira Idade indicam que aprender está deixando de ser simplesmente condição para manter posições atuais ou conseguir melhores salários e tornando-se uma maneira de se divertir, de “ocupar a mente”, de preencher o tempo e de estar em sintonia com a atualidade.
Ensinar deve ser entendido como proporcionar condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social e Aprender significa o aprendiz ser capaz de utilizar sua experiência de vida e conhecimentos já adquiridos na atribuição de novos significados e na transformação da informação obtida, convertendo-a em conhecimento.
O conhecimento construído é o produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação. É o significado que atribuímos e representamos em nossa mente sobre a nossa realidade.
Piaget mostrou que as pessoas tem uma capacidade de aprender a todo o momento, desde os primeiros minutos de vida. Aprendemos vivendo, fazendo coisas e interagindo com objetos e pessoas do nosso dia a dia.
Aprendizagem continuada ao longo da vida significa que se uma pessoa tem o desejo de aprender, ela terá condições de fazê-lo, independente de onde e quando isso ocorra, desde que ela tenha predisposição de aprendizagem, que existam ambientes de aprendizagem adequadamente organizados e que haja pessoas que possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender.

2ªParte da aula 2
“Quem sou como professor e aprendiz?”
Sou uma professora que procura fazer o seu trabalho da melhor maneira possível.
Não aprendi a ser professora apenas nos livros e com os meus professores, mas sim na prática, sendo professora com outros professores, ultrapassando obstáculos como o desafio de “encarar” uma turma de 4ª série no meu primeiro ano de formada.
Conscientizar um aluno da importância dos estudos na sua vida e proporcionar meios para que ele possa desenvolver suas habilidades não é uma tarefa fácil, pois não há manual de instrução para isso o que exige muita dedicação e competência daquele que se dispôs a ser professor.
Como aprendiz confesso que tenho um pouco de dificuldade para entender e colocar em prática o que é “novo”.
Sei que o mundo se renova constantemente e que as pessoas devem se adaptar mas particularmente eu demoro um pouco para me adaptar ao que é novo.
Mas aos poucos estou melhorando e vendo a importância das mudanças em nossa vida principalmente quando essas mudanças nos tornam pessoas melhores.
A curiosidade sobre as possibilidades que a informática pode nos proporcionar me levou a começar a tentar superar o “medo do novo” e procurar meios para aprender e melhorar o jeito de ser professora.


Aula 3
1ª parte - Reflexão sobre:
A necessidade de continuar aprendendo.
A predisposição para a aprendizagem é parte da constituição humana.
A aprendizagem que acontece na escola e durante a vida profissional deve ser uma extensão da aprendizagem que se dá na infância e durante toda a vida adulta. As pessoas devem ter meios para continuar a aprender, interagindo com o mundo e com outras pessoas.
É fundamental que cada sujeito tenha conhecimento sobre seu estilo pessoal de aprender e sobre quando se pode adquirir conhecimento usando-se a estratégia de buscar e interpretar informação ou participar de atividades especialmente planejadas para aprender um determinado assunto.
O processo de aprendizagem continuada deve ser vivenciado para que seja realmente transformado em conhecimento adquirido.
A Educação deve servir para que descubramos que sabemos, que podemos, que estamos preparados e que queremos sempre aprender mais.
Minha postura diante das novas tecnologias.
As novas tecnologias podem trazer grandes mudanças para a educação, mas há muitos exageros, pois alguns acreditam que o novo vai simplesmente “varrer” o antigo e tudo será enfim perfeito.
Devemos lembrar que é fundamental pensar em como estas tecnologias podem ser disponibilizadas, como seu uso pode efetivamente melhorar a aprendizagem de um modo geral.
O computador, as tecnologias digitais e a Internet são revolucionários desde que ofereçam espaço para experimentações em diferentes níveis de realidade seja programando o computador, editando filmes ou elaborando sites na Internet.
A Internet é muito valiosa para a educação como matéria- prima de construção, pois nela os próprios alunos podem construir ambientes de aprendizado.
Acredito que a tecnologia pode ser uma grande ferramenta de apoio para que o desenvolvimento da aprendizagem seja realmente efetivo e prazeroso.
2ª parte
As tecnologias existentes na minha escola (E.M. Jardim Santa Terezinha “Professor Pedro Geraldo Barbosa”), são as seguintes:
· Computadores da sala de informática que estão sem uso, devido a problemas técnicos com relação a energia elétrica e estabilizadores;
· Computador e impressora na sala dos professores usados como ferramenta de apoio pedagógico para preparação de aulas;
· Computador, impressora e Internet para uso administrativo da escola (Gestores e Secretaria);
· Máquina de xérox usada pelo administrativo da escola e também pelos professores;
· Televisão, aparelho de DVD, aparelho de som e rádios portáteis em constante uso com filmes e músicas adequadas ao universo dos alunos para auxiliar no ensino da leitura escrita e interpretação;
· Mesa Digital que ainda não está em uso, aguardando o término do curso por parte da coordenação para sua instalação e utilização.



AULA 4 - Presencial

“A Importância das Tic na educação e no uso diário”


TICs na Educação

Educadores e especialistas entendem as TICs como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Com a velocidade que os computadores ligados à internet nos proporcionam é primordial que os educadores utilizem-se dos mais variados recursos tecnológicos: televisão, DVD, TV a cabo, sistema de rádio, jogos eletrônicos e especialmente o próprio computador, principalmente se utilizado com data-show, que possibilitam ao educando uma maior visualização. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

A introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.

Ao aumentar o acesso e o uso da tecnologia pela comunidade educativa, a escola como uma comunidade de aprendizagem poderá:
• Proporcionar aos professores apoio na utilização das diversas aplicações
informáticas, no domínio da planificação das atividades letivas, na
diversificação de estratégias, no desenvolvimento de projetos e na
produção de recursos educativos;
• Promover o uso das TIC em contextos inter e transdisciplinares,
fomentando o desenvolvimento de projetos educacionais colaborativos e
comunidades virtuais.

Uma vez que o educando já tenha algum conhecimento de TICs, poderemos instaurar a troca de e-mails, organização de um diário eletrônico, visando resgatar a auto-estima, visto que se trabalhará com a valorização do respeito mútuo, cooperação colaboração e solidariedade, visto que normalmente se faz necessário o compartilhamento dos computadores que sempre são em menor número do que dos alunos. Por ser uma atividade diferenciada e em muitos casos não vivenciadas pelos alunos em casa as aulas que se utilizem de TICs “fascinam” os alunos de tal forma que fica mais fácil se conseguir a atenção dos alunos.


O uso das TIC no dia-a-dia

A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento.

Atualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre aos meios de comunicação como o telefone, fax, e-mail, entre outros, pois são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.
A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades e assume importância na vida coletiva e individual atual. As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.

A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também para a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A principal forma de interação com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direcionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.

Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações.
Os aviões estão sempre controlados através de complexos radares em conjunto com os operadores de controle que atrás de complexos sistemas informáticos "guiam" os aviões para as pistas corretas sendo avisados pelos sistemas quando existe algum perigo. Os computadores efetuam os cálculos necessários evitando que haja alguma colisão entre aviões.
Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes, como tornados, evacuando pessoas dessas áreas salvando vidas. A previsão do tempo é também realizada a através dos satélites.
Uma das características fundamentais das tecnologias de informação consiste no fato, de um único meio eletrônico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os “tradicionais” documentos de texto, passando por imagens, áudio e vídeo.
A transmissão de informação é realizada em poucos segundos e é enviada para vários locais, ficando assim a ser útil para muita gente, como por exemplo, a disposição de um telejornal.

A Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. A comunicação via Internet pode transportar trabalhos com informação pessoal a um vasto número de pessoas e a custo reduzido. Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade, da informação, e também melhoria da vida dos cidadãos. As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação e pagamento
As tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo e são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da sociedade atual.



Atividade de estudo a distância referente à aula 4

Análise de uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdo curricular
“Ler e escrever com Parlendas”
Informações da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver habilidades de expressão escrita e oral; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento sobre quais são as parlendas conhecidas dos alunos.
Estrutura Curricular

Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leituraEnsino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Autor
Eliane Cândida Pereira
Instituição
Universidade de São Paulo
UF
São Paulo



Aula 5 Presencial - APRESENTAÇÃO EM POWER POINT




Aula Presencial 6

Hipertexto é o termo que nos leva a um
texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal,
ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a
World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. As primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de
manuscritos e marginalia.
Os primeiros hipertextos sofriam alterações quando eram transcritos pelos
copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores. Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do
conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

Aula 7 - Presencial

Avaliação sobre Hipertexto e Hiperlink

Concluí que com o auxílio do hipertexto e do hiperlink o professor se torna mais um colaborador no processo de aprendizagem e não apenas um transmissor de saberes prontos. O aluno participa ativamente da aquisição e construção de seu conhecimento.
O hipertexto possibilita um alto grau de autonomia que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem.
Antes do curso não sabia o que era hipertexto nem hiperlink; fazia pesquisas na Wikipédia, mas não prestava atenção nas possibilidades de informação existentes naquelas “palavras em destaque” (os hiperlinks).
Para utilizá-lo em sala de aula seria necessário que houvesse internet disponível para os alunos e computadores suficientes.

Aula 7 - Atividade à distância

Planejamento de aula

Tema: Animais Silvestres

Objetivos:

*Que os alunos possam conhecer e identificar os animais silvestres e domésticos que serão apresentados;

*Que os alunos possam identificar o habitat natural de cada animal apresentado;

Recursos e Materiais que serão utilizados:
v Aparelho de DVD ;
v Televisão;
v Filme “Os Sem Floresta”
v Cartolinas;
v Massa de modelar
v Figuras de animais silvestres e de animais domésticos
v Atividades de cruzadinha, caça-palavras e desenho para colorir.


Avaliação

A avaliação será feita através de conversa com os alunos e da realização das atividades propostas.


Descrição da atividade:

1º dia: assistir ao filme “Os Sem Floresta”; conversar sobre a história do filme; desenhar os personagens do filme.

2º dia: Confeccionar os personagens do filme utilizando massa de modelar e colá-los na cartolina para exposição; colorir desenho sobre o filme

3º dia: Conversar com os alunos sobre as diferenças entre os animais silvestres e os animais domésticos (onde e como vivem); elaborar cartazes com as figuras que os alunos trouxerem.

4º dia: Realizar atividade de caça-palavras sobre animais silvestres.

5º dia: Realizar atividade de cruzadinha sobre animais domésticos.


Aula 8 Presencial

Pesquisa sobre Wikipédia
A Wikipedia é um projeto para produzir uma enciclopédia de conteúdo livre que pode ser editada por todos. Começou, formalmente, em 15 de Janeiro de 2001, como um complemento ao seu similar, o projeto Nupedia ( uma enciclopédia on-line fundada em março de 2000 pelas mesmas pessoas que elaboraram a Wikipédia; tinha a mesma proposta de ser uma enciclopédia livre, entretanto, devido as grandes qualificações exigidas dos seus editores somado ao minucioso processo de revisão dos artigos, a Nupedia tornou-se pouco acessada e acabou por suspender suas atividades desde setembro de 2003, com apenas 24 artigos prontos e 74 ainda sendo revisados.).
A Wikipédia acabou substituindo a Nupedia, crescendo até se tornar um projeto de amplitude global. Sendo que em 2009 contava com milhões de artigos e páginas difundidas mundialmente, e conta com centenas de milhares de contribuintes ou colaboradores.
O conceito de reunir todo o conhecimento do mundo em um único local vem desde a antigüidade como na Biblioteca de Alexandria, mas o conceito moderno deste propósito, distribuir publicamente, imprimindo uma enciclopédia, tem data mas recente: Denis Diderot e os enciclopedistas do século XVIII.
A idéia de usar máquinas automatizadas além do formato impresso para construir uma enciclopédia de maior utilidade pode ser localizada na short story World Brain ("Uma curta história do mundo cerebral") em (1937) de H. G. Wells e as visões futuristas de Vannevar Bush do micro filme baseado Memex em As We May Think de (1945). Outro marco significativo foi o Projeto Xanadu' de Ted Nelson' em 1960.
Com o desenvolvimento da web, muitas pessoas tentaram desenvolver projetos de enciclopédia na internet. Richard Stallman, um expoente do Free software, descreveu a utilidade de uma "Enciclopédia Universal Livre e com recursos crescentes" em 1999. Ele descreveu a formação da Wikipédia como "uma noticia excitante" e a sua Free Software Foundation encorajou pessoas "para visitar e contribuir no site".
Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.

Aula 11 Presencial

BLOGS

Visitei o blog “educarede.org.br” que deu a dica de outros blogs na área educacional, como por exemplo o http://projetando.blogspot.com/ que em sua página inicial falava sobre projetos colaborativos e PB Wikis Educacionais. Neste blog fiquei em dúvida sobre o que seria “PB Wiki” e o link existente no blog não funcionou. Para tirar minha dúvida pesquisei na Wikipédia, mas também não encontrei e continuo com a dúvida. Por este motivo não gostei muito deste blog.
Também visitei o blog http://www.vivenciapedagogica.com.br/ que em sua página inicial falava sobre “produção de jogos e animações com Scratch”, “Acordo Ortográfico”, entre outros temas. Gostei dos temas apresentados na página inicial e também da forma como estão apresentados.
No tema “acordo ortográfico: dicas para educadores” me chamou a atenção um link sobre projetos e planos de aula que dá dicas sobre sites que disponibilizam planos de aula para diversas áreas da educação.


Aula 12 presencial

Análise

Trabalho do professor Lucas com o Bloco do Passo

O trabalho com os alunos envolvendo corpo, movimento, som e ritmo deve estar presente na escola para que haja um melhor desenvolvimento da motricidade. Considero que quando usamos música nas aulas ou quando preparamos uma aula de educação física que envolva som e ritmo os alunos sentem mais vontade de realizar a atividade proposta e acompanham todos os passos com atenção.
Transpondo a experiência de que cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é acredito que um trabalho, relacionado à tecnologia, feito com subdivisões de tarefas e pesquisas pode até ser mais rico e proveitoso do que um trabalho mais direcionado onde todos os alunos fazem a mesma atividade para chegarem à mesma resposta.
Todos nós sempre buscamos fazer o melhor e com certeza nossos alunos também.





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