domingo, 7 de junho de 2009

Luciana Aparecida Bernardes da Silva

Atividade referente à aula 1
1) Não, os alunos ficariam chateados daria adaptando uma outra atividade.
Fazendo um rodízio enquanto alguns mexem nas máquinas os outros realizam uma outra atividade na mesma sala. Também seria um momento do outro. Enquanto uns mexem outros esperam, lendo ou fazendo atividade no caderno. A outra maneira seria os que estão fora do computador poderia fazer jogos ou cartazes.
(2) trabalhando, a historia do bairro onde estudam e moram. Fazendo o caminho de como chegar à escola, as diferentes paisagens que encontram ate chegar ate lá.
E o laboratório de informática seria usado para localização através do Google Heart de como chegar. Montar um esquema com desenhos feitos por eles e ate mesmo montar uma maquete contando a historia do bairro.
Usando a internet como meio de pesquisa de costumes e outras informações.
3 ) Uma ferramenta que auxilia e contribua para aulas serem mais dinâmicas e condizentes com a realidade dos alunos .
Sim
Sim
Para informatizar os nossos alunos, e contribuir para que eles vivam cada vez mais atuantes na sociedade que vive de informática.
Na medida, que tudo gira em torno de informática então ela nos será muito útil.
Não basta levar os alunos para os laboratórios e deixar que mexam no computador ou internet, tudo deve ser dirigido pelo professor que deve se preparar para isso, hoje em dia muitos já fazem o uso com projetos para que os envolvidos participem desenvolvendo uma aprendizagem.
Vantagens: Convive com a realidade do aluno, está mais presente a informação do cotidiano de forma real, aprende a conviver com informática que já inserida na sociedade, a escola como meio social, não pode ficar de fora, alienada a tudo isso.


Atividade referente à aula 2

A necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas tecnologias
Nos dias atuais aprender nunca são demais, as coisas ou mesmo as informações mudam rapidamente e não há tempo a perder.
Nada melhor que usar as novas tecnologias que estão ao nosso dispor para nos ajudar na nossa formação continuada que não tem fim. Seja através de novas tecnologias como lecionando, numa conversa adquirimos conhecimento em todo momento. AS tecnologias são grandes aliadas nesse processo.
Para que a tecnologia traga mudança para educação o professor deve estar preparado para esta mudança, não é apenas entrar na internet, ou usar o computador o uso das novas tecnologias devem trazer mudança não só no ambiente escolar como no mundo que vive os envolvidos.
Hoje em dia vemos que a familiarização com a tecnologia é a sobrevivência no mundo do trabalho, por isso há a necessidade de cada vez mais cedo, envolver o aluno nessa familiarização, mas deve haver um sentido, um objetivo definido.
Com a universalização a educação e o contato mais rápido das novas tecnologias, estão em vigor à educação a distancia tão comentada, mas ela deve ser vista com critério em minha opinião.
Ela é uma forma de especialização, mas há a necessidade de se verificar se esta sendo realizada com qualidade ou se apenas por ser um diploma muitas vezes mais rápido e barato.
A educação eficaz mudo primeiro os receptadores e logo todos que estão ligados diretamente ou indiretamente a eles deve revolucionar o mundo

Atividade referente à aula 3

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

A escola tem a função de cultivar, ou melhor, instigar no ser humano o desejo de aprender.
O indivíduo que não se predispõe a aprender dificilmente interage com a informação e não adquire conhecimento.
Não adianta investir se não há o desejo de se aprender algo.
Tanto o professor quanto ao aluno tem outro perfil hoje em dia ir ambos devem estar voltados à nova cultura da aprendizagem.
Hoje não mais se aprende somente na escola, por isso ela precisa mudar seu processo tornando a educação mais prazerosa.
A aprendizagem se dá através de todo processo de vida do ser humano desde quando nasce até a sua morte, basta sua predisposição, pois a aprendizagem se dá também pela interação com o meio.
O ser humano aprende de diversas maneiras e a sociedade deveria oferecer ambientes diferentes para atender as necessidades de aprendizagem do ser humano.
O novo educador deve estar atento a essas diferenças, pois ele é um incentivador da aprendizagem por toda vida, desde a infância a terceira idade.

2ª PARTE:
A sala de informática, ou melhor, os computadores estão desligados e guardados no canto, por falta do técnico organiza-los novamente.
Vídeo / DVD e televisão como rádio tem uma dificuldade para ser usado devido não haver tomada nas salas de aulas e a extensão não chegar até lá.
As tecnologias são usadas com bastantes restrições devido às dificuldades que a escola apresenta por causa das obras de reforma estar parada.


AULA 4 - Presencial


“A Importância das TIC na Educação e no uso Diário”
A proposta das TIC visa à utilização de novas tecnologias criando novas formas de concepção educacional, trazendo diferenças na complexidade na organização do conhecimento. São vistas como ferramentas indispensáveis no trabalho diário e sua implementação possibilita avanços no processo ensino aprendizagem, desenvolvimento profissional e organizacional da escola.
Exercitando as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, pode-se propor atividades como um programa de rádio, um vídeo, enfim, que utilizem as TIC como meio de gerar e compartilhar informações. Integrá-las na escola não se trata apenas de propor mudanças na educação, na compreensão de ensino/aprendizagem possuída por todo o corpo escolar, e sim de propiciar aos alunos a utilização das mídias para expressão de idéias, a produção de conhecimento, a comunicação e a interação social.
A melhoria que tanto esperamos na qualidade no ensino ocorrerá a partir do aproveitamento das potencialidades oferecidas pelas TIC e ao ampliar o universo do aluno com as tais escolarizando as tecnologias de informação usufruídas na sociedade nos projetos escolares, rompendo, deste modo, com os paradigmas ainda existentes ao integrar o aluno à comunidade que o cerca, à sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento, aproximando o objeto do estudo escolar da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, nos transformando em uma sociedade de aprendizagem na qual valoriza-se o processo educativo autônomo, onde os alunos são estimulados a se expressarem suas idéias, a desenvolver a autonomia e a capacidade de se sociabilizar e construir conhecimento, o que exige um novo papel do professor.
Hoje não se concebe uma educação sem TIC, porque nossos alunos são contemporâneos dessas tecnologias, mesmo não as possuindo, mas têm acesso de alguma forma, o que faz com que estas alterem suas rotinas, sua escrita e forma de interagir com outras pessoas, além da rapidez nas respostas e em perceber o outro.

Referencias Bibliográficas

www.eb23-vinioso.rcts.pt/doc/plantic.pdf

www.slideshare.net/valdenidinamizador/a-importancia-das-novas-tic-no-processo-ensino-aprendizagem

www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/tec/tec0.html


Aula 4


Nome do projeto : Meio Ambiente / Aquecimento Global

Áreas de conhecimento envolvidas : Português , Matemática , Ciências , Geografia

Relato: Para tratar do assunto aquecimento Global (meio Ambiente) poderemos assistir o filme A Era do Gelo, alertando sobre a inundação do Planeta.
Depois usar a internet como fonte de pesquisa e interação para saber mais informações sobre o assunto.
Montar gráficos e tabelas demonstrando como o problema veio se agravando nas últimas décadas.
Elaborar poesias sobre como podemos contribuir para preservação do Meio Ambiente, trabalhar o conceito de reciclagem. Montar musica ou parodias sobre este tema..
È um projeto interessante , pelas diversas áreas envolvidas e por tratar de um tema atual e tão comentado , que é o problema do Aquecimento Global .
Quanto antes tratado e fazendo a conscientização das crianças para este fato teremos talvez uma solução daqui algum tempo , além do mais explora várias tecnologias como vídeos , computador , rádios , internet , como outros.

Aula 5 presencial - Apresentação em Power Point

Aula 5 - a distância

Analisando tudo que ouvi e vi, pude observar uma coisa muito importante, o projeto tem sido uma ferramenta muito usada na educação.
Os temas mais variados, com várias abordagens tem ajudado os professores envolver diversos conteúdos curriculares tornando – os atrativos e interessantes . Vi um vídeo de um projeto de Ciências onde os alunos eram divididos em grupos e foram fazer pesquisas de campo, achei interessante e os alunos se mostravam empenhados em alcançar os resultados.
È um método de trabalho bom, mas para se obter um resultado satisfatório é necessário empenho de todos tanto professor, aluno, família e principalmente equipe gestora. Sem isso o trabalho fica cansativo e exaustivo. Ouvi isso de alguns educadores, que ás vezes trabalham sozinhos e muitas vezes o projeto não consegue chegar ao final.
Num projeto muitos detalhes são envolvidos, diversas mídias percorrem o decorrer do nosso trabalho.
No projeto de Ciências pude observar câmeras, computador, internet, máquinas fotográficas sendo usadas não, só pelo professor, mas como pelos alunos.
O trabalho com projeto integra os alunos e pude observar que até a indisciplina se torna algo não muito comentado, pois todos estão envolvidos cada um tem sua tarefa e sua participação é muito importante para o sucesso do projeto.
As durações são variadas, tem escolas que fazem mini–projetos durante o ano com duração de alguns meses, outras um projeto único com a duração anual. Independente disso muitas escolas estão optando em trabalhar com projetos , apesar de alguns educadores serem contras pois , acreditam que só projeto não favorece o trabalho pedagógico e muitas vezes falta conteúdos . Não penso desta forma, se os projetos forem pensados junto com o planejamento e reestruturados com alguns interesses de aprendizagem dos alunos acredito que será um ano com bastante aproveitamento, mesmo sendo trabalhado sobre projeto. Mas não deve se esquecer que um projeto se trabalha em equipe e todos devem colaborar, para se sucesso.

ATIVIDADE REFERENTE À AULA PRESENCIAL 6

Hipertexto é como o próprio nome diz algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto, como você estivesse lendo uma enciclopédia, não haveria a necessidade de você ler toda a enciclopédia para chegar até a palavra desejada, enfim uma enciclopédia eletrônica você pula diretamente para onde deseja.
É um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite.
É um sistema para visualização de informação cujos documentos contem referencias internas para outros documentos, chamadas de hiperlinks ou simplesmente links e para fácil publicação, atualização e pesquisa de informações.
O hipertexto constitui a base da Internet. Em outras palavras, ao acessarmos um site, por exemplo, escolhemos o caminho que desejamos seguir e, ao clicar o mouse em determinadas frases ou palavras, novos textos nos saltam aos olhos. Esta estrutura textual permite que o leitor, ao escolher a seqüência de leituras, seja co-autor do texto.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.


Aula 6 a distância - Apresentação em Powere Point



Atividade referente à aula 7 presencial


Tudo que aprendi foi novo e interessante.
Confesso que nunca havia trabalhado com hipertexto e nem sabia como fazer, muito menos usar como recurso.
Gostaria de utilizar com os alunos, pois este recurso faz com que os eles participem ativamente da atividade de pesquisa. Mas para isso é necessário ter os computadores nas escolas instalados e com internet. Acredito que isso é o mais difícil para que aconteça este ambiente que é rico pelas diversas descobertas que os alunos fazem e pela troca de conhecimento e experiência.


AULA 7 - a distância

Álbum Digital

Montar um painel sobre jardinagem no papel pardo. E os alunos vão tirando fotos dos colegas, depois passar as fotos para o computador
Objetivos:
- Explorar o uso da máquina digital
- Organizar e selecionar as fotos para a elaboração do cd
- Elaborar uma apresentação montando um painel com as atividades relacionada a jardinagem executadas pelos alunos.
Etapas da Atividade:
O trabalho iniciou com a leitura da Revista Ciência Hoje na qual abordava o assunto jardinagem que despertou um grande interesse nos alunos ao discutirmos sobre a matéria. Então, decidimos observar o jardim da escola e após o passeio pela escola será realizado um painel com dobraduras, recortes e ilustrações dos alunos referente a jardinagem e depois o painel será fixado na sala. Como continuidade será tirada fotos dos alunos e dos trabalhos realizados para verificarem o funcionamento da máquina digital. As fotos serão transferidas para o computador e montaremos uma apresentação com slides salvas no cd.
Recursos Necessários:
Revista Ciência Hoje, computador com programas da Microsoft, máquina digital, papel pardo, papel espelho, papel sulfite, tintas.
Competências e Conhecimentos Prévios dos Alunos:
Conhecimentos básicos sobre o manuseio da máquina digital e o uso dos programas do computador.
Avaliação:
A avaliação será contínua mediante a realização de um relatório sobre suas aprendizagens para a finalização do planejamento.

Aula 8 - Presencial - Apresentação em Power Point


Aula 8 / a distância

Os professores cada vez mais vem mudando seu papel de dono do saber para o orientador ao caminho do saber e das informações.
As tecnologias não devem ser vista apenas como recurso mas sim como um meio integrante da educação que esta interamente envolvida em todo processo.
Os professores tem um novo objetivo integrar o uso de novas tecnologias a sua metodologia . Confesso que as vezes isso não é fácil mudar de uma hora para outra , mas com esforço conseguiremos .
O uso das tecnologias em sala de aula algo comum nos dias de hoje e cada vez nossos alunos te acesso a elas , se não estivermos preparados acabaremos atrasados e nossas aulas acabaram ultrapassadas e desinteressantes.


Aula 9 - Apresentação em Power Point



Atividade referente à aula 10


Gostei muito da atividade e acredito que os alunos também gostaram . Seria muito mais interessante se os recursos estivessem a disposição , pois faltou os computadores para finalizar a atividade .
Referente as mudanças tive que mudar todo o planejamento feito inicialmente pela dificuldade dos computadores estarem desligados e na escola só possuir apenas uma tomada na sala dos professores , o que dificultou o trabalho.
Mas o improviso acabou gerando uma satisfação nas crianças o passeio pela escola , a confecção do painel , a participação deles tirando fotos deles próprios foi muito rica e prazerosa. Quem sabe após a reforma posso aplicar o meu primeiro planejamento e utilizar os computadores .


Aula 11 Presencial

Blogs

Os blogs podem ser usados para falar de noticias importantes como apenas falar da vida de artistas. Visitando o blog do jornalista Rodolfo Martino vi seus comentários sobre diversos artistas, o que acaba não nos trazendo nenhum conhecimento, apenas o que podemos dizer de novidades da vida alheia. Ou mesmo relatar o que o jornalista está sentindo o que confirma que muitas vezes o blog é usado como um diário virtual.
Outro blog que visitei foi o da equipe atitude que relata os problemas do cotidiano, como adoção e a enchente de Santa Catarina.
Existem blogs para dietas que acabam sendo blogs colaborativos para aqueles que querem entrar em forma e sozinhos acham difícil e compartilhando a dificuldade diária acabam se entusiasmando e aderindo a dicas deixadas nos comentários.
Agora o blog que mais gostei foi o Criando e Aprendendo que da sugestões de atividades para fazer nas escolas, além de apresentar projetos que podem ser adaptados a nossa realidade .Achei um blog que trazia como assunto o blog como uma estratégia de pedagógica , que afirmava em seu depoimento a criadora que ela acreditava que o blog facilita o acompanhamento das atividades realizadas na sala de aula como também a possibilidade de se discutir em qualquer espaço de tempo , além de trabalhar projetos interdisciplinares. Acredito que a construção de um blog está mais direcionada a que publico quero atingir e chamar a atenção, ou seja, trocar informações e experiências.
Pois toda troca de experiência não deixa de ser uma aprendizagem, mas o blog deve ser interessante para ser mais visitado por isso assuntos curiosos podem ser mais atrativos , do que aqueles que já estamos acostumados .
http://jmzimmer.blog.uol.com.br/arch2009-01-01_2009-01-31.html
http://rodolfomartino.blog.uol.com.br/arch2008-12-28_2009-01-03.html
http://equipeatitude.zip.net/
http://criandoeaprendendo.zip.net/


Aula 11 / Distância

È muito importante o uso dessas mídias , durante o processo pedagógico .Além de contribuir no cotidiano traz conhecimentos que somente com o giz e lousa dificilmente conseguiremos.Não devem ser usadas demais durante o tempo todo mas para retratar algum assunto do cotidiano podemos usar alguma reportagem da TV .Quando na época das olimpíadas poderíamos explorar o tema assistindo a abertura e os próprios jogos .
Hoje existem diversos materiais que podem ser usados para ser usados em sala para tratar de conteúdos como jogos matemáticos , trabalho para alfabetização entre outros este material é muito rico.Além do mais trabalhar com computadores ligados a internet é ter as informações em tempo real , e as crianças gostam e se divertem ao mesmo tempo em que estão aprendendo e se informando .
Mas utilizar esses recursos ainda na escola publica é uma realidade difícil pelas precariedades que elas se encontram e pela falta de compromisso de alguns colegas, que não se importam em utilizar e preservar este bem adquirido.
Mas com tudo mídias digitais devem ser introduzidas no ambiente escolar pois o produto final é algo prazeroso para nós como educadores e para eles que participam até mas com mais entusiasmo.
Na minha escola por enquanto só usei a maquina digital , por algumas dificuldades mas acredito que em breve poderei usufruir dessa mídias em minha prática.


Aula 12 Presencial

Sim , pois ele diz que isso é uma ferramenta para construir o conhecimento e na escola sempre estamos buscando ferramentas que nos auxilie nesta construção .E a tecnologia vem sendo um meio de busca de encontro de novas ferramentas pois com elas podemos colocar as idéias em prática. E como O Passo estamos sempre buscando atividades que trabalhem as habilidades e que essas se relacionem com o meio que os alunos estão envolvidos. Sendo assim uma troca de experiência dos alunos com o professor e das tecnologias envolvidas .Dividindo tarefas , para que se crie a responsabilidade de cada um e que cada um vivencie sua experiência e a experiência do colega ,e ao mesmo tempo o local de aprendizagem se torne criativo e colaborativo como no O Passo.
Onde quanto melhor alguém toca ao meu lado melhor eu toco. Uma idéia seria a construção de um blog da sala , dividindo as tarefas cada um teria uma função de responder perguntas , de fazer postagens de informações e mensagens , fazer o layout do blog .Cada um faria alguma coisa e todos estariam em busca de alcançar um único objetivo a construção do blog da sala .De certa forma cada um aprenderia de um jeito , cada um se desenvolve no seu ritmo nem todos aprendem a mesma coisa , ou enxergam o conhecimento da mesma maneira . Cada um aprende de uma maneira com autonomia , se apropriando do conhecimento , e isto é o mais importante não é o conteúdo que aprendeu e sim como aprendeu e como poderá ensinar aos demais , que também aprenderam de outra maneira .Mas no final chegam num único produto final.
Acredito muito no trabalho com tecnologias pois é mais dinâmico envolve todos com suas diversidades e colabora com as trocas de experiências e com a criatividade de cada um trabalhando solidariedade e respeito no ambiente de trabalho.
O trabalho com O Passo traz diversas vivencias com uma abertura a novos horizontes sonoro é o mesmo que o uso das tecnologias faz , traz uma diversidade de experiências aos envolvidos com uma imensa abertura ao universo tecnológico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário