sexta-feira, 12 de junho de 2009

Roseli Aparecida Teixeira Martins

ATIVIDADES REFERENTES A AULA 1

1-Você professor reserva o laboratório de informática com uma certa antecedência devido à procura.
Mas neste dia que está reservado para sua aula, apenas 5 computadores dos 15 existentes no laboratório estão funcionando.
Que procedimento tomaria diante desta situação:
Voltaria para a sala de aula?
Daria aula assim mesmo no laboratório?
Que tipo de atividade faria com seus alunos utilizando as TIC’s, sabendo que sua turma tem 30 alunos e apenas 5 micros estão funcionando?

Atividades programadas para o laboratório de informática costumam gerar uma certa expectativa nos alunos, o seu cancelamento seria motivo de frustração, o ideal é adaptar o grupo à nova situação fazendo alguns combinados.
Combinaria com os alunos, que a atividade seria realizada em grupos maiores para a utilização do micro.
Faríamos um rodízio, dividindo a turma, onde estariam 4 alunos em cada micro, totalizando 20 alunos. Os 10 alunos restantes fariam a observação com registro escrito.
Sugestão da atividade - jogo de memória

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2- Numa escola existem três turmas de 1ª. a 4ª. série.
Alguns professores da 3ª. série querem montar um projeto interdisciplinar, com as seguintes disciplinas: geografia, história e educação artística, com as três turmas da 3ª. série.
O laboratório estará disponível para o projeto uma vez por semana, com data marcada.
Que tipo de atividade seria desenvolvida em sala de aula e aplicada no laboratório de informática, abrangendo as três disciplinas?

Atividade: O bairro

1º) Trabalhar em sala de aula a localização do bairro – na cidade, no estado e no país. Localização da escola e da casa dos alunos no bairro. Se possível com mapas, fotos e o que mais for possível.
2º) Levando-os ao laboratório, buscaria na internet recursos para a localização do bairro, informações sobre a história do bairro e as mudanças vividas pela região, trabalhando assim as disciplinas de história e geografia.
3º) Após terem consultado os recursos da internet para localização, os alunos farão o desenho do bairro, a escola, as ruas, o comércio existente, etc.

#Para que serve a informática na didática?
A informática na didática é um grande parceiro, um recurso que estimula a aprendizagem, a pesquisa a busca por novos saberes. A informática tem feito os educadores repensarem a prática e buscarem novas formas de desenvolver seu trabalho.

#Quais são as vantagens para a educação com o uso de metodologias informáticas e com a introdução do computador?
As metodologias informáticas modificam nossa forma de pensar e de atuar.
Após vencermos a resistência inicial frente à máquina, passamos a vê-la como um parceiro, um grande colaborador.

#Enfim, é realmente necessário para o desenvolvimento da educação que todas as escolas possuam computadores?
Sem dúvida alguma, as escolas que ainda não utilizam este recurso, estão em desvantagem frente às que já utilizam os computadores como parceiros no acesso às informações e pesquisas.

#Precisamos realmente dele?
Sim, pois atualmente o computador é um importante colaborador dentro do processo de ensino-aprendizagem.

#Para fazer o quê?
Para que seja nosso parceiro dentro do processo de ensino e aprendizagem.

#Em que medida nos será útil?
Na medida em que nos auxilia na preparação das aulas, estimula nossos alunos, motiva a dinâmica de nossas aulas e permite o trabalho interdisciplinar.

#Estão sendo, ou já se encontram os professores preparados para ele?
Infelizmente, não, eu sinto que esta tecnologia ainda não é um parceiro efetivamente atuante dentro da escola pública.


Atividades da AULA 2

1ª Parte: Relato após leitura do texto “ Aprendizagem continuada ao longo da vida “( José Armando Valente)

Como uma frase do próprio texto em seu início, a aprendizagem não se restringe ao tempo em que estamos na escola, ela é contínua e se dá ao longo de nossas vidas. Mesmo inconscientemente estamos sempre aprendendo, a vida é um grande aprendizado.
Exemplos foram dados sobre a importância da aprendizagem na infância e também na terceira idade, dos ambientes adequados para que ela se dê e os agentes facilitadores.
Devemos estar sempre abertos para aprender e esse aprendizado inclui buscarmos as novas tecnologias, vencendo barreiras e resistências impostas por nós mesmos.
Eu, que trabalho a 26 anos na rede estadual e a 14 na rede municipal de Guarulhos, estou tentando vencer as barreiras impostas por mim mesmo para assimilar as novas tecnologias, buscando assim melhor qualidade de trabalho, de vida e não permanecer na mesmice do meu início de carreira profissional, é preciso caminhar.

Parte 2: “Quem sou como professor e aprendiz?”

O texto nos diz que os novos recursos tecnológicos provocam mudanças em nossas maneiras de agir e pensar.
Eu, enquanto professora devo vencer barreiras e encarar as novas tecnologias como parceiras motivadoras de um trabalho dinâmico, interdisciplinar, onde a parceria também se dê com outras colegas no uso das novas ferramentas.
A minha aprendizagem deverá ser paralela à do meu aluno, pois não temos tempo a perder, o que aprendo hoje, tenho que pensar rapidamente na sua aplicação no dia a dia do meu trabalho e nos benefícios que trará ao meu aluno.
A informática é facilitadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, além de aproximar pessoas nas relações inter-pessoais, de comunicação e informação.Para mim é um grande desafio, aprender, inserir profissionalmente e partilhar e contagiar colegas, que ainda são mais resistentes do que eu.


Atividades da Aula 3 –

Atividade 1

A escola, sempre foi reconhecida como o local onde se aprende a ler, escrever e se adquire conhecimentos. Conhecimentos, estes que são transmitidos por professores que são os detentores dos conhecimentos escolares.
Estudos, pesquisas tem comprovado que a aprendizagem acontece melhor se for algo prazeroso e significativa.
Atualmente existem diversas tecnologias que estimulam a aprendizagem e podem tornar a escola mais agradável.
Devemos utilizar essas novas ferramentas, que para as escolas públicas ainda se mostram de forma muito tímida, como uma grande aliada, e que requerem constante estudo e pesquisa de nossa parte educadores.

“As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem uma linguagem e um instrumento de trabalho essencial do mundo de hoje, razão pela qual desempenham um papel cada vez mais importante na educação. Na verdade, estas tecnologias (i) constituem um meio privilegiado de acesso à informação, (ii) são um instrumento fundamental para pensar, criar, comunicar e intervir sobre numerosas situações, (iii) constituem uma ferramenta de grande utilidade para o trabalho colaborativo e (iv) representam um suporte do desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, social, cultural, lúdica, cívica e profissional.” (JP DA PONTE, L Serrazina - giase.min-edu.pt )
As tecnologias de informação e comunicação representam um grande desafio pessoal à nossa formação continuada. Essa nossa constante busca, por melhores caminhos para o desenvolvimento de nosso trabalho e para despertarmos cada vez mais o interesse de nossos alunos, é o que nos move a continuar tentando sempre fazer a diferença.

Atividade 2
Trabalho na E.M. Cidade Seródio, tecnologias existentes nesta escola:
Computadores para uso administrativo
Computadores na sala de informática para uso dos alunos
Telefone e aparelho de fax para comunicações diversas
Telefone público para uso particular
Aparelhos de som – audição de músicas, histórias
TV e DVD – para assistir vídeos diversos sempre com objetivo pedagógico
Data show – para uso em eventos e ou em aulas


Aula 4 - Presencial


“A Importância das TIC na Educação e no uso Diário”
A proposta das TIC visa à utilização de novas tecnologias criando novas formas de concepção educacional, trazendo diferenças na complexidade na organização do conhecimento. São vistas como ferramentas indispensáveis no trabalho diário e sua implementação possibilita avanços no processo ensino aprendizagem, desenvolvimento profissional e organizacional da escola.
Exercitando as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, pode-se propor atividades como um programa de rádio, um vídeo, enfim, que utilizem as TIC como meio de gerar e compartilhar informações. Integrá-las na escola não se trata apenas de propor mudanças na educação, na compreensão de ensino/aprendizagem possuída por todo o corpo escolar, e sim de propiciar aos alunos a utilização das mídias para expressão de idéias, a produção de conhecimento, a comunicação e a interação social.
A melhoria que tanto esperamos na qualidade no ensino ocorrerá a partir do aproveitamento das potencialidades oferecidas pelas TIC e ao ampliar o universo do aluno com as tais escolarizando as tecnologias de informação usufruídas na sociedade nos projetos escolares, rompendo, deste modo, com os paradigmas ainda existentes ao integrar o aluno à comunidade que o cerca, à sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento, aproximando o objeto do estudo escolar da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, nos transformando em uma sociedade de aprendizagem na qual valoriza-se o processo educativo autônomo, onde os alunos são estimulados a se expressarem suas idéias, a desenvolver a autonomia e a capacidade de se sociabilizar e construir conhecimento, o que exige um novo papel do professor.
Hoje não se concebe uma educação sem TIC, porque nossos alunos são contemporâneos dessas tecnologias, mesmo não as possuindo, mas têm acesso de alguma forma, o que faz com que estas alterem suas rotinas, sua escrita e forma de interagir com outras pessoas, além da rapidez nas respostas e em perceber o outro.

Referencias Bibliográficas

www.eb23-vinioso.rcts.pt/doc/plantic.pdf

www.slideshare.net/valdenidinamizador/a-importancia-das-novas-tic-no-processo-ensino-aprendizagem

www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/tec/tec0.html


Atividade da Aula 4

Trabalhando com jornal na sala de aula.

Áreas envolvidas: português, matemática e educação física.

Síntese: A atividade, visa apresentar o jornal às crianças menores, sua organização em cadernos, seu manuseio, análise de imagens incentivar a criança buscar um mundo de observação, identificação, criticidade, bem como a sua interpretação da realidade que a cerca.
Além da imprensa escrita, possibilitar a pesquisa de notícias também na Internet.
Este tipo de atividade desperta o interesse dos alunos pelas diversas áreas como esporte, pesquisa, notícias do cotidiano, curiosidades,etc.
Utilizando o jornal na sala de aula é possível em matemática trabalhar a sequência numérica da paginação, atividades de cálculo, sucessor e antecessor, etc.
Em português, leitura, escrita, vocabulário, interpretação de texto, etc.
Em educação física os diversos esportes, suas regras, materiais específicos para cada esporte.
Em todas as áreas envolvidas é possível utilizar o computador nas pesquisas, nas produções, na busca de imagens, etc.


Atividade da Aula 5 - Presencial - Apresentação em Power Point


Atividade da Aula 5 - A Distância

Este projeto, foi selecionado em pesquisa na internet::

Título:
São Paulo: A cidade-caleidoscópio

Objetivo:
Compreender como o ser humano se organiza no espaço urbano, conhecendo a realidade de sua própria cidade e alguns fatos que determinam sua configuração, envolvendo-se como morador e construtor de seu próprio espaço.

Abrangência:
Ensino Fundamental – Ciclo I

Tempo estimado
– um semestre

Áreas envolvidas:
artes, história e geografia

Recursos necessários:
· Biblioteca
· Imagens da cidade em revistas e jornais
· Cartões postais solicitados aos pais
· Fotografias de viagens
· Computador com acesso à internet: google earth
· Jogo para computador “ Sim City “ ( Simulador de construtor de cidade)
· Figuras impressas e reproduções de Gregório Gruber
· Músicas: Sampa ( Caetano Veloso), Freguesia do Ó (Gilberto Gil ) , Trem das Onze ( Adoniran Barbosa), Sozinho na cidade ( Zélia Duncan ) e São Paulo ( Premeditando O Breque.
Conteúdos:
Conceito de cidade
Formas de organização no espaço urbano: zonas, bairros, vilas, prédios, casas, condomínios, favelas;
Serviços urbanos: transporte, educação, saúde, lazer, segurança, limpeza, abastecimento de água, coleta de esgoto, moradia;
Economia da cidade: indústria, comércio, serviços;
A relação entre cidade e trabalho; mudança e transformação histórica da cidade;
Pesquisa em fontes disponibilizadas pela escola: livros, internet, revistas;
Entrevistas com familiares e convidados à escola;
Coleta de informações em visitas
Fotografias como registros de informações;Montagem de um videoclipe: seleção de imagens, músicas de fundo e recursos visuais.
Produção de um diário de descobertas;
Valorização da diversidade como um valor e uma riqueza;
Valorização do patrimônio histórico e cultural;
Respeito às diversas formas de organização social existentes em sua cidade;
Envolvimento com os problemas encontrados em sua região e proposição de soluções;
Percepção do papel de cada um como cidadão, com direito e deveres, e como esse papel se concretiza nas relações com a cidade.

Desenvolvimento
· Roda de conversa sobre cidades diversas, com auxílio de imagens para uma melhor análise;
· Entrevistas com adultos especialmente os mais velhos para que relatem como era a cidade antigamente;
· Leitura de imagens de Gregório Gruber;
· Leitura de imagens de revistas, jornais, cartões postais;
· Leitura de reportagens;
· Visita ao site Itaú Cultural; Memorial do Imigrante;
· Pesquisa e ou visita aos marcos históricos da cidade;
· O aluno juntamente com a família deverá visitar um dos marcos históricos da cidade.

Produto final
Produção de um videoclipe em duplas, utilizando fotografias, fotos e desenhos digitalizados, com música escolhida pela turma, utilizando o software disponível no Windows Movie Maker ou Powerpoint.

Análise
Gostei muito deste projeto, pois permite um envolvimento interdisciplinar, um maior conhecimento da rua onde mora, do bairro, da cidade, do estado e até mesmo do país, exploração de mapas, melhora a localização espacial dos alunos, pode envolver a escola em seu todo e também a participação da família.
Além de conhecer e explorar diversas linguagens e ter como produto final algo que utiliza as tecnologias usadas no decorrer do projeto.

Projeto retirado do site:
e-educador.com/index.php/projetos-de-ensino-mainmenu-124/77-projetos-de.../4033-cidade-caleidoscopio -


Aula presencial 6

Hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O prefixo hiper- ( do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade do antigo texto escrito. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
São principais características do hipertexto: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.
Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual
por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links.
Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes.
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Fonte
pt.wikipedia.org
Hipertexto (impressões)

Relendo a comanda referente à aula de número 6 resolvemos refazer a atividade realizada.
Ao ouvirmos a palavra hipertexto ficamos perpléxas sem saber de que se tratava. Será um texto muito grande??? Pelos comentários da professora, parecia que não. Mas, com certeza, tem a ver com informação digital.
Navegando por uma página da wikipédia, logo no primeiro parágrafo, descobrimos conhecer o tal hipertexto e que dele sempre fazíamos uso, mesmo não estando no computador. Já que se trata de um texto com links podendo ser acessados na medida em que o lemos e, portanto esta leitura não é linear devido às idas e voltas ao texto original (realiza-se ao mesmo tempo a leitura propriamente dito, bem como dos textos complementares, através dos lins), podemos considerar, então, como “hipertextos” os por nós elaborados manualmente, onde numa primeira instância colocamos diversas anotações em suas margens ou mesmo adendos indicados por asteríscos, setinhas, estrelas, ou qualquer outro sinal gráfico contendo sitações, indicações, pensamentos complementares.
A impressão causada é a de estarmos diante de algo completamente desconhecido mas, que no decorrer da leitura encontramos um “velho conhecido”, o bom companheiro texto com mais informes, mais conhecimento e consultas facilmente realizáveis. O hipertexto é um texto com recheios.
Sentimos também ser um tipo de texto adequado para estudo devido ao redirecionamento da leitura e as conexões possíveis.
Como o conhecimento nunca finda, vamos agora aprender como se faz um link.

Fonte
pt.wikipedia.org/



Atividade da Aula 6 - A Distância - Apresentação em Power Point



Aula 7/atividade presencial

Como já citei na atividade anterior, o assunto parecia ser algo muito novo mas, é um velho conhecido levando em consideração todas as formas de pensar e aceitar o hipertexto que não seja apenas a definição para a qual seja necessário estar no computador reconhecendo-o como tal.
Outro ponto bastante interessante a ressaltar é descobrir que apesar de termos em mãos um texto escrito linearmente, realizamos, muitas vezes, uma leitura não linear, uma hiperleitura. Nosso pensamento “viaja” ou numa linguagem mais para novas tecnologias “navega” entre experiências e emoções que estão em nossa memória (arquivos). Mais ainda, “linkamos” o tempo todo enquanto vamos à procura de algo para entendermos a leitura.

Gostaria de por em prática, sem sonhar muito alto, algo que sempre fiz mesmo sem saber da teoria, a hiperleitura. Proporcionar aos alunos um texto repleto de leques a serem abertos. Neste contexto necessito de habilidade e material didático, jogo de cintura e vontade de trabalhar.
Por outro lado, possibilitar o trabalho com hipertexto aos nossos alunos, utilizando um computador, deve ser algo bastante prazeroso. Fico imaginando contos de fadas com acesso a cenas de filmes, castelos em 3D, personagens dando suas opiniões a respeito dos fatos; textos históricos contendo apresentações de mapas, gráficos, atualidades. Para tanto são necessários preparos básicos desde ter disponível computadores nas escolas, tomadas compatíveis, espaço físico, Internet, segurança para instalar tais materiais (caso contrário a seguradora não cobre) e preparo prévio dos alunos para lidar com o novo, se é que o professor já esteja preparado.



Atividade Aula 7 - A Distância

COMER PARA VIVER
Comer, quase todo mundo concorda, é um dos grandes prazeres da vida. Que precisamos comer para continuar vivendo, disso ninguém duvida. Mas, o que temos que fazer é ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois dela dependerá o futuro das nossas vidas.

OBJETIVOS:
- Reconhecer a importância de uma alimentação equilibrada para manutenção da saúde,
- Acabar com a monotonia gastronômica, levando a criança a experimentar vários sabores cores e tipos de alimentos.

ETAPAS:
1) Conversar com as crianças sobre a alimentação e o que gostam de comer e também o que não gostam e por que?
2) Modelagem e ou desenho dos alimentos que mais apreciam.
3) Audição e canto da música “Sopa” de Paulo Tatit e Sandra Peres ( Palavra Cantada).
4) Escolha de imagens, no google, para a confecção de cartaz com a letra da música.
5) Conversar sobre o que conhecem dos ingredientes da sopa, se gostam e / ou experimentaram.
6) Envio de pesquisa aos pais.
7) Leitura e tabulação dos resultados da pesquisa.
8) Apreciação de filme preparado pelas professoras sobre a “Sopa”.
9) Modelagem dos ingredientes da “Sopa” e outros que podem também fazer parte.
10) Elaboração de receita culinária da “ nossa sopa”.
11) Preparo e degustação da sopa.
12) Envio da receita para as mães.
13) Origem e classificação dos alimentos.
14) Elaboração de um cardápio saudável.
15) Jogos referentes a alimentação ( quebra-cabeça e de memória no
computador).

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, onde será observado as mudanças em relação aos hábitos alimentares do grupo.

Atividade da Aula 8 - Presencial

Pesquisa sobre Wikipédia
Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).
A enciclopédia sem fins lucrativos, é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Ela está disponível em 257 idiomas ou dialetos com um total de 7,5 milhões de artigos, dos quais 2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa e 477 762 artigos na versão em língua portuguesa). A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade, e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos.

A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas. Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua".

Apesar de ser de conteúdo aberto, e, portanto, sujeito a ser editado por qualquer internauta, a Wikipédia conquistou a aprovação — no tocante à confiabilidade de suas informações — da renomada revista científica Nature, da Inglaterra, publicação que, por sua vez, goza de enorme prestígio em nível mundial.



Atividades da AULA 8 A DISTÂNCIA


Comentários sobre o texto de Jaime Balbino e a entrevista com Stewart Mader

Em seu texto Jaime Balbino, faz um relato histórico: wiki (modelo de organização e gestão colaborativa de documentos), a nupedia (projeto de enciclopédia on-line colaborativa).
Wiki, organiza e mantém a qualidade do conteúdo, o que o destaca frente as outras ferramentas é o interesse em qualquer grupo de preservar o conhecimento.
A wikipedia, é uma experiência colaborativa, uma enciclopédia acessível a todos e que também permite a todos a liberdade de modificá-la.
Segundo o autor para melhor compreende-la é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo.

Em entrevista Stewart Mader, quando questionado sobre a transformação do professor na era digital, em sua resposta afirma sobre as mudanças que ocorreram com os professores na era digital, mas essa realidade não é a mesma aqui no Brasil, pois nem todos aqui tem acesso a essa tecnologia, e nem todas as escolas dispõem de laboratórios e recursos tecnológicos.
Na questão em que se afirma que menos de 79% da população brasileira, nunca acessou a internet, ele afirma que atualmente as diferenças educacionais não se dão por esse motivo, pois a rapidez das ferramentas tecnológicas permitem a um país que esteja em desvantagem rapidamente avançar.
Em nosso país, é necessário que muito se mude, para que alcancemos um outro patamar na educação, mudanças como respeito, valorização, acesso a uma formação de qualidade a todos.


Atividade da Aula 9 - Apresentação de Power Point



Atividade da Aula 10

Como eu estava atrasada com o planejamento da aula 7, e a minha parceira do curso estava com dificuldades em executar o seu planejamento, mais uma vez nos unimos para a realização de uma atividade.
Tivemos que repensar e adequar o planejamento das atividades, para a realidade vivida por cada uma de nós. Surgiram diversas idéias, que pouco a pouco tivemos que adequar, pois a princípio pensávamos que sua aplicação seria por algumas semanas.
Não tive grandes dificuldades para colocar em prática a aula 7.
Os alunos demonstraram muito interesse e cooperativos, conversamos sobre a alimentação diária de cada um, e também sobre alimentos saudáveis.
Puderam ver o clipe do Palavra Cantada – “Sopa” de Paulo Tatit e Sandra Peres. Também no computador uma animação da mesma música.
Na escola do estado viram no computador o hipertexto da “Sopa”, o mesmo não foi possível na escola da prefeitura por não termos acesso à internet.
Em ambas as escolas foi possível fazer lista com os alunos de legumes e verduras, o registro da lista foi feito através de digitação dos próprios alunos.
Realizamos atividades de jogos de memória e quebra-cabeça de mesa e no computador, cujo tema era alimentação.
Após a audição do conto popular da “História da Sopa de Pedras”, elaboramos uma receita coletiva de uma sopa saudável.
Algumas idéias mais audaciosas não foram possíveis, como fazer um filme de animação, por dois principais motivos o tempo e também, como fazer.
Também não foi possível preparar uma sopa na escola para nossa degustação.
Para concluir, tanto minha amiga parceira e eu não tivemos dificuldades significativas que inviabilizassem a realização do trabalho.



Atividade da Aula 11 – presencial

Gostei de visitar o blog http://www.educarede.org.br/ com matérias destinadas a alunos, professores e pais. Li alguns textos no Fórum, Oficina de Criação e Destaques da Semana, que na matéria Laptops na Sala de Aula me chamou a atenção o subtítulo “Agora, na escola, o computador vai aonde a gente estiver”. Será??? É um belo projeto, mas coitados de nós, pobre mortais, de escolas onde o computador não é realidade nem para os professores, enfim...
Com tantas opções de leitura, links e locais para entrar tive a sensação de retornar à minha infância/pré adolescência indo a famosa loja de departamentos no centro da cidade de São Paulo: O Mappin. Que maravilha, que deslumbramento, naquela época, ir a esta loja e poder visitar e revisitar seus muitos andares, corredores e sessões, sempre com muitas novidades.

Os motivos para se criar um blog, analisados diante da perspectiva: da descoberta, do novo, da comunicação rápida, da interação, da troca de experiências e saberes, da atualização permanente, além da diversão em si, são realmente, muito atrativos. Criar um blog deve causar uma sensação parecida com a minha no Mappin ou mesmo a de algo a ser construído (a realização de um projeto), Diante de tamanha empolgação, paro pra pensar em uma pequenina frase do texto: “Talvez, digital, o professor pareça até mais humano”. Será que não passamos da hora de pensar e repensar nossas posturas, e modificarmos nosso dia a dia? Ora, parecer humano, ser humano é algo procurado pelas pessoas de uma forma geral. Isto se dá através de contatos pessoais, envolvimentos, demonstrações de interesse, retribuições de carinho, trocas de olhares, compartilhar de momentos, respeito mútuo, cultivo de amizades. Difícil acreditar em alguém que ao vivo e a cores não pareça humano digitalmente o fará.

Marina Andreotti fala com o coração ao escrever “Ainda lembro de, na minha infância, brincar de boneca, jogos educativos e diversas brincadeiras com minhas amigas; e, quando mais velha, de sair à praça para ver amigos e conhecer pessoas. Hoje, vejo crianças enfurnadas em casa, cada uma em seu computador, jogando apenas sozinhas e, quando muito, conversando no MSN com seus amiguinhos e até com pessoas estranhas e perigosas. Jovens que antes saíam agora se encontram em salas de bate papo, conversam apenas pela Internet. A desumanização se tornou tão grande e absurda, que as pessoas normais, sem motivos aparentes, se tornam tristes e depressivas. E ainda bem que se sentem tristes; pelo menos, isso mostra que ainda resta um pouco de humanidade nessas pessoas que ainda sentem e choram”.
Há que se pensar sobre a incorporação e utilização das novidades sem deixar de lado a antiga, mas não ultrapassada humanização.

Marina Andreotti é aluna do curso Desenho de Moda da Faculdade Santa Marcelina, autora do texto “Uma Geração Adoecida Pelo Minimalismo”, publicado no Diário Antropológico – 2008, FASM.



Atividade da Aula 11 – à distância

O método O Passo introduziu novas ferramentas no ensino/aprendizagem de música em resposta ao processo altamente seletivo do acesso a tal prática. Neste novo modo de ver o ensino os conceitos são trabalhados e compreendidos através de realizações individuais e em grupo para a construção de uma base. Tendo este texto como referência, visando o nosso trabalho na escola penso que algumas palavras-chave sejam: novas ferramentas, realizações individuais, realizações em grupo e construção de base. Mas, não quer dizer que sejam novidades, muito já se falou sobre isso, grande é a bibliografia referente ao assunto. Sem ir muito longe para pesquisar podemos fazer uso do Guia do Cursista: Tecnologias na Educação, que em suas primeiras páginas nos dá uma idéia sobre o que pensar: “Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual...“ “Se realmente acreditamos que é possível um outro mundo – e temos que acreditar nisso para desejá-lo – é preciso investir no conhecimento e, seguramente, na aprendizagem...” “Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas; ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades particulares...”.
Para tanto as, formas de comunicação só vem a colaborar. Com certeza devemos utilizar tais ferramentas aprendendo e ensinando a produzir conhecimento na escola. Como no método O Passo, a construção de uma base, aprender aprendendo é fundamental para a evolução de nossos alunos tendo a aprendizagem como uma atividade contínua ao longo da vida.

Em minha área específica, a educação especial, principalmente no que se refere á deficiência intelectual, existem muitos mitos e medos por parte dos professores em geral, um deles é o de não acreditar que estes alunos possam aprender, e muito menos ensinar-nos algo. Que engano! São pessoas que podem demorar mais a aprender e ter limitações no que aprendem, mas de uma forma ou de outra aprendem. E aqui entra a possibilidade de incorporar os meios/formas de comunicação ao trabalho pedagógico. Nada mais poderoso que sons e imagens colaborando com a aprendizagem. Geralmente estes alunos trazem para a escola uma vivencia de assistir TV, DVDs, manuseio de teclas e botões. Por que não aproveitar tais habilidades? É superinteressante conviver com as tecnologias na escola também.

Na turma, com a qual trabalho, existem crianças que conseguem jogar no computador; ligam e desligam aparelhos de som, TV; põem em execução um CD; escolhem faixas do CD e as localizam, muitas vezes sem nomear os números, mas sabendo que tal símbolo representa o que querem. Infelizmente aos olhos de muitas pessoas a “classe especial” fica relegada a um segundo plano no contexto escolar e tais recursos não chegam até ela.


Atividade da Aula 12 - presencial

Uma coisa fica claro ao lermos a respeito de Saltos no Tempo: é possível realizar um trabalho na escola mesmo não tendo materiais, utilizando apenas o recurso humano. O que o professor Lucas tinha era uma idéia e foi a partir dela que conseguiu produzir subsídios para realizá-la.
O trabalho do professor Lucas não só nos inspira idéias como, se pararmos par pensar em nossos trabalhos ao longo dos anos, chegamos à conclusão de que trabalhamos na maior parte do tempo assim, sem recursos. Sempre estamos procurando “o como” realizar nossas idéias. De tanto trabalhar assim terminamos com a impressão de que é difícil, quase impossível, mas sempre terminamos dando uma solução. Portanto, é perfeitamente possível realizarmos trabalhos delegando à cada membro do grupo uma tarefa para se construir um todo que é de todos e de cada um, resultando em aprendizagens e experiências diversas que faz todo o sentido, apesar de ser com o computador ou sem ele.Façamos de conta que temos o computador: podemos dividir pesquisas, produções de textos, recursos musicais, coletâneas de imagens, tabulação de resultados, construção de gráficos... que resultariam em um produto final do qual todos teriam participado e aprendido com ele, sendo que cada um a seu modo.


Aula 12 – à distância –

atividade 1

Portal do Professor
http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br/

Produtos e Objetos do Portal do Professor
Nunca havíamos visitado o Portal do Professor. O mais interessante é percebermos que os colaboradores são gente como a gente, mas que divulgam seus trabalhos sem medo de aventurarem-se.

Em um primeiro movimento pela página entramos em “Espaço de Aula” onde observamos aulas destinadas a vários públicos, porém ao ensino fundamental inicial não são muitas. Gostamos das aulas do professor Nilton Goulart de Sousa sobre o Meio Ambiente, por tratar o assunto de maneira clara, objetiva e prática aproveitando as experiências de vida dos alunos.

Destinada ao ensino fundamental final existe, ilustrada com fotos belíssimas, a aula “Festas Populares”, perfeitamente adaptável ao ensino fundamental inicial.

Achamos tão interessante que estamos pensando seriamente em colocar ali algumas de nossas aulas. “Comer para melhor viver” é uma das candidatas. Esta foi uma aula apresentada neste curso que as crianças apreciaram bastante e tivemos bons resultados.


atividade 2

TV Escola
Existem muitos sites do TV Escola disponíveis no Google:

http://www.tvescola.eu/index.php?option=com_content&task=section&id=1&Itemid=2
A Tv Escola (Portugal) é um sítio sobre o vídeo na escola. E pode ser aquilo que cada um dos visitantes queira que seja. Para participar basta ser membro e para ser membro basta criar uma conta.Vamos construir este sítio em conjunto. Se cada um de nós der um pouco e mais um pouco, uma nova ideia, um novo vídeo, um artigo, uma nova experiência de certeza que nascerá um projecto ainda mais inovador do que estamos hoje a ver.
Em vídeos encontramos:
Educativos ( 2 itens )
Animação ( 8 itens )
Ficção ( 2 itens )

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/videos/tv_escola
A TV Escola é um programa da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação - MEC, dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública. Este recurso didático permite à escola entrar em sintonia com as grandes possibilidades pedagógicas oferecidas pela educação à distância.
Com muitos links sobre várias áreas.
· Arte
· Ciências
· Educação Especial
· Educação Física
· Ensino Médio
· Escola / Educação
· Ética
· Geografia
· História
· Língua Portuguesa
· Literatura
· Matemática
· Meio Ambiente
· Orientação Sexual
· Pluralidade Cultural
· Salto para o Futuro
· Saúde
· Um mundo de letras (LIBRAS)

Um, especificamente, que nos interessou foi o sobre Educação Especial abrindo com a seguinte fala:
“O direito à inclusão é o principal tema desta seção. Os Programas mostram os obstáculos enfrentados por crianças e jovens portadores de deficiências, apresentados como pessoas apenas diferentes, com necessidades especiais. Analisam a questão do preconceito e a necessidade de superá-lo. Discutem o papel da família e da escola. E relatam experiências bem-sucedidas. Destaque: o programa Deficiência: mito e realidade, produção da TV Escola”.
Apresenta uma lista interessante de vídeos, porém não conseguimos abrir nenhum.

http://www-job-video-br.blogspot.com/2009/02/173-download-videos-formato-wmv.html
Neste site encontramos uma lista enorme dos programas veiculados pelo programa Telecurso envolvendo aulas de várias matérias, como por exemplo:.
Matemática Ensino Médio Aula 01
Matemática Ensino Médio Aula 02
Nova Ortografia - Nossa Língua
Português Ensino Médio Aula 01
Português Ensino Médio Aula 02
TeleAula Inglês Ensino Médio 01
TeleAula Inglês Ensino Médio 02

Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
São destaques deste portal:
Machado de Assis: obra completa
Plano de Desenvolvimento da Educação
Música Erudita Brasileira
Shakespeare em português
Vídeo Paulo Freire Contemporâneo
Poesia de Fernando Pessoa
Literatura Infantil em português
Publicações sobre educação
Obras de Joaquim Nabuco
Hinos brasileiros (coral e instrumental)

Após clicarmos um destes destaques entramos na página de acesso às obras com itens referentes a autor, título, formato, tamanho do arquivo, e até número de acessos.
Após longa espera conseguimos abrir na sessão Literatura Infantil, o livro “A Borboleta Azul” de Lenira Almeida Heck, no tamanho de 4,94 MB. Quanto será que demorará para abrir uma obra maior?
Ouvimos, também o Hino Nacional Brasileiro com instrumentos e coral. Música baixamos rápido. Bem interessante.


RIVED
http://www.rived.mec.gov.br/
O RIVED,Rede Interativa Virtual de Educação,é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem.
Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado.
Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações.
Os conteúdos do RIVED ficam armazenados num repositório e quando acessados, via mecanismo de busca, vêm acompanhados de um guia do professor com sugestões de uso.

Não conseguimos abrir um objeto, mas dá para se ter uma idéia observando e lendo sobre no “como acessar”. A impressão que tivemos foi a de um software com atividades onde pode-se ter a experiência concreta no virtual.




Aula 13 – presencial

A visitação a alguns sites resultou no percurso abaixo:

Google
http://video.google.com/
O Google Video é uma página web de vídeos que permite encontrar quaisquer vídeos alojados, não somente no Google Video, mas também no YouTube e outros websites de vídeos.
Bom passear pelo site, além de ser fácil manusear, podemos realizar escolhas de quais vídeos encontrar através de palavras-chave.
Ao pedir vídeos sobre alfabetização encontrei vários:
Alfabetização na idade certa - video.globo.com
Formandos completam Curso de Alfabetização - videos.sapo.pt
Método de Alfabetizaçao Léa Dupret - Processo Silabico Viso-Motor - video.google.com
[MP4] Alfabetização e letramento - poliletramento.blogspot.com

O mesmo acontece com vários assuntos e temas.
CANTIGA DE RODA COM O GRUPO CIRANDA DE CANTIGAS - youtube.com
MG Cultura: grupo celebra as tradicionais cantigas de roda - video.globo.com
A Velha a Fiar (2007) - youtube.com



Kinema
www.valeapena.org.br/kinema/

O Projeto “KINEMA: Linguagem Audiovisual e Educação” tem como objetivo geral desenvolver ações direcionadas à formação de público para produção audiovisual brasileira e à utilização das linguagens audiovisuais nas práticas pedagógicas das escolas públicas dos municípios de Areias, Lavrinhas, Queluz e Silveiras.
O objetivo geral do Projeto Kinema é que todos seus participantes possam analisar criticamente as produções da mídia e desenvolver com autonomia suas próprias realizações, registrando a memória e atendendo as demandas de comunicação e expressão das suas comunidades. Podemos encontrar mais informações nos links:
1. Projeto Pedagógico / Atividades em 2007 e 2008
2. Grupos de Trabalho: - Pesquisa- Cineclube- Acervo
3. Indicações de pesquisa (na Internet)
Neste site, bem interessante também é entrar nos cidades que participam do projeto e aprender um pouco sobre elas.
Minemocine
www.mnemocine.com.br/
O cinema, com mais de um século de existência, é depositário de várias memórias e suscita reflexões em diferentes áreas das artes e das humanidades.
Nesta perspectiva, o objetivo de Mnemocine é constituir um instrumento de apoio para professores, estudantes e pesquisadores, e para todos aqueles que se interessam pela história do cinema, da fotografia e do audiovisual em seu sentido mais amplo. Busca-se assim estimular práticas de pesquisa, preservação e reflexão sobre documentação deste gênero e divulgar a produção de cineastas e autores brasileiros.
Em breve um novo espaço de Mnemocine. A partir de Julho/09, todos os textos estarão no novo endereço do site, mais completo e interativo! Acesse www.mnemocine.art.br



Programa Cine-Educação na Cinemateca Brasileira
http://portal.mapfre.com.br/t101.jsp?idDocumento=17731
Desde 2005, o Programa Cine-Educação apresenta o cinema como instrumento complementar do trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor. Realizado em parceria com a Cinemateca Brasileira e as Secretarias Municipais de Ensino, o Programa capacita professores e apresenta filmes criteriosamente selecionados por uma equipe técnica e de educadores.
No momento não há filmes disponíveis neste site. No item programação consta a seguinte nota: “Em breve, confira aqui a programação para as atividades de 2009!”.



Porta Curtas
www.portacurtas.com.br/

Site de exibição e catalogação de filmes de curta-metragem brasileiros.
Nele encontramos uma lista de filmes recomendados e a possibilidade de se selecionar filmes em uma lista nossa com a denominação ”Minha Cinemateca”. Cada filme contém a ficha técnica, prêmios recebidos e festivais dos quais participou.
A programação consta de vários filmes incluindo os do “curta na escola”.



Curta na Escola
http://www.curtanaescola.com.br/

A idéia de incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002.
Em março de 2006, através da ativação do módulo Curta na Escola, passamos a oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do acervo de centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através do site.
Assistimos dois vídeos : Minhocas e A Pessoa é Para o que Nasce
Minhocas
Animação De Paolo Conti 2006 15 min
Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. Nessa família de minhocas, Júnior está crescendo e ainda não conseguiu nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?
Disciplinas: Artes, Ciências, Psicologia
Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Formação de Educadores

Animação bem humorada que trata de questões como: família, respeito, mitos e lendas, certo e errado e comportamentos.

Os professores de ciências poderiam aproveitá-lo nos assuntos relacionados à meio ambiente, os de psicologia nas questões comportamentais/atitudinais.
Para nós, da educação especial, ponderamos dois propósitos, o de trabalhar as questões de moradia e família com os alunos e um trabalho voltado às mães enfocando como conversar com os filhos.


A Pessoa é Para o que Nasce
Documentário De Roberto Berliner 1998 6 min
A vertigem da visão. A ausência que provoca excesso. A experiência da vida através da falta. Três irmãs cegas cantam em troca de esmola em Campina Grande, Paraíba.
Disciplinas: Artes, Ética, Filosofia, História, Língua Portuguesa, Pluralidade Cultural, Sociologia Nivel de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio.

Professores em geral aproveitariam muito bem este filme querendo trabalhar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas.

Vemos, para as mães e familiares de nossos alunos, a oportunidade para lidar com a aceitação das diferenças de seus filhos bem como a possibilidade dos mesmos realizarem uma série de atividades como estudar, trabalhar, participar de atividades culturais, esportivas etc.
Para os professores, de uma forma geral, a utilização de vídeos é super interessante por ser atrativo ao aluno, por fazer parte do cotidiano das pessoas e dar margem a discussões que bem conduzidas levam a um aproveitamento de todos os envolvidos.


Aula 13 – a Distância – Apresentação em Power Point

Aula – 14 Presencial


Comentários
1- Vídeo de Animais Selvagens – 4:03
http://webvideos.kboing.com.br/show-video.php?id=871601bb62f9e98f86657941fefa8567
O vídeo sobre animais selvagens possibilita ao professor uma série de atividades (algumas já descritas nos slides) como:
- Ciências: estudo do habitat (terrestre, aquático ou aéreo), alimentação e cadeia alimentar.
- Matemática: gráfico com as informações pesquisadas agregando as respostas das situações problemas. Exemplo: Observe o cartaz. Quantos animais são aéreos, terrestres e aquáticos? A partir das respostas colocar as informações em gráficos de colunas.
- Geografia: utilização do mapa mundi e do globo terrestre para localização dos habitats.
- Linguagem: Pesquisa e leitura de textos informativos (curiosidades) sobre o tema.
- Artes: Montagem de um painel feito com dobraduras de animais.

2- Vídeo do Cocoricó – 1:48
http://www.youtube.com/watch?v=jFDyRft_y5Y&feature=related
Esse vídeo também possibilita desenvolver várias atividades em algumas disciplinas como:
- Ciências: o crescimento das plantas, fatores de interferência e clima. É interesssante plantar alguma espécie de planta, cuidar da mesma diariamente para os alunos poderem acompanhar as fases do crescimento e registrarem.
- Artes: registro das fases do crescimento e levantamento de hipóteses por meio de sequência para o aluno dar continuidade as etapas. Exemplo: no caderno de artes dividir uma folha em três partes e na segunda parte desenhar ou entregar ao aluno uma das fases - ele terá que desenhar a sequencia anterior e a próxima.
- Matemática: calendário com o registro diário do tempo e para acompanharem quantos dias são necessários para o crescimento da planta. Depois o professor poderá levantar algumas situações problemas com o objetivo da aprendizagem de cálculos.

Aula 14 – à distância

Considerações sobre a palestra do professor Pedro Demo “Os Desafios da Linguagem do Séc. XXI para a Aprendizagem na Escola”.

Triste a afirmação do professor Pedro de que “na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro”, triste, mas realidade.
Não entramos nem no mérito da questão de se utilizar a tecnologia ou não. A escola, muitas vezes, deixa de trabalhar o ler e escrever com valor social. Questionar a respeito de escrever “o que, pra que e pra quem” deveria ser a grande preocupação de todos os professores, como também, a qualidade do texto impresso utilizado nas aulas. Não são raras as vezes em que são trabalhados somente os textos dos livros didáticos que são sínteses e / ou fragmentos de textos.

As afirmações do professor Pedro são reais com pequenas mas, importantes modificações:
A escola precisa mudar para acompanhar o ritmo dos alunos;
A escola precisa aceitar que existam outras linguagens;
A escola precisa utilizar outras linguagens.
E acreditamos que as afirmações seguintes também o sejam:
Ser escola não é dar aulas;
Ser escola é partir do aluno, da linguagem dele, de cuidar dele;
A escola gosta de dar aulas (de preferência com alunos e professores bem fechadinhos na sala de aula, sem fazer barulho, sem sair para ir ao banheiro);
A escola tem que dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva, aprenda.
Não sabemos se é a pedagogia, não sabemos quem ou o que precisa inventar a escola com cara diferente:
Que utilize pedagogicamente novas linguagens;
Que tenha blog;
Que participe desse mundo;
Que produza material didático próprio;
Que tenha recursos suficientes e funcionando;
Que cuide e seja cuidada por todos.
Acreditamos no trabalho conjunto, no trabalho com parcerias.

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