sexta-feira, 12 de junho de 2009

Silvia Aparecida de Carvalho

Aula 4 - Presencial


As contradições das TICs no processo de ensino aprendizagem


Tecnologias na escola envolvem não somente garantir a presença dos meios em sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos processos curriculares.
Olhar a educação e mais especificamente o processo de ensino-aprendizagem com os óculos conceituais das tecnologias da informação e da comunicação parece ser um grande desafio. Talvez isso se deva ao fato de que, em primeiro lugar, essas tecnologias não foram criadas para ou pela escola e, tão pouco, têm sido “adotadas” a partir de uma reflexão coletiva dos diversos profissionais que trabalham em nossas escolas.
Na realidade, as escolas foram sendo invadidas lentamente pelas TICs – como foi o caso da TV e do vídeo – sem a reflexão necessária para sua inclusão no processo de ensino-aprendizagem e no dia-a-dia das atividades escolares nas quais se buscam a cooperação entre alunos, entre outras maneiras, por meio da pesquisa e, também, a sua autonomia para construir o conhecimento.
Por mais interessante ou atraente que seja para o aluno, não será o computador ou qualquer outro instrumento tecnológico que necessariamente garantirá a sua aprendizagem.
Pois ela depende bem mais da adequada mediação que o professor faz entre seu aluno e os conhecimentos que ele julgue necessário abordar em aula.
É necessário que o seu uso não torne o trabalho do professor mais difícil, ofereça flexibilidade pedagógica (a tecnologia deve apoiar as várias formas que um professor usa para ensinar) e estar acessível (o professor tem que ter acesso à tecnologia dentro e fora da sala de aula).
As novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo, deixando de lado todo o processo arcaico utilizado como ferramenta de aprendizagem.


Pontos negativos das TICs:

- Uso do computador sem direcionamento pedagógico;

- Usar a ferramenta sem integrar aos processo currículares;

- Falta de formação dos profissionais da educação;

- Uso das TICs sem um planejamento adequado ao processo ensino aprendizagem;

- O computador, apesar de ser atraente para o aluno, não garantirá a aprendizagem;

-Pontos negativos segundo Valdemar Setzer, de 64 anos, professor da USP
Ele comenta que devemos deixar as crianças serem infantis não lhes permitindo o acesso a TV, joguinhos eletrônicos e computadores!’ disse que chegou a conclusão de que o pensamento abstrato forçado pelo computador prejudica os jovens até 16, 17 anos, forçando-os a usarem uma linguagem e um tipo de pensamento que é totalmente inadequado para crianças e jovens antes de terem uma maturidade intelectual adequada.’
-Para a professora Nina Domingues, brinquedos manufaturados limitam a fantasia. Elas elogiam as idéias de Setzer.
A gente tenta preservá-las, mas não somos contra o computador e, sim, contra o uso precoce. É um pouco como se você tivesse tirando a saúde da criança ao exigir muita concentração. Também não usamos elementos da mídia, não tem Mickey nem Superpoderosas. Tem de equilibrar, isso limita a capacidade criativa’, afirma Nina.


Fontes de pesquisas:
Artigo de Felipe Werneck, publicado no jornal O Estado de São Paulo de 28/11/04Copiado de Jornal da Ciência, órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),
Estudos em Educação e Tecnologia de informação e da comunicação. ( Sergio Lontra Vieira )



Aula 4 –

Analise de experiência didática

Produção de textos e imagens – retirado do blog: Alunos, computadores e aprendizagem – SILVA, Tereza Maria. Que competência desenvolver – 2005.
A professora Maria Tereza descreve que os educandos de 1º série, ao fim do 1º ciclo de aprendizagem deverão: escrever um texto utilizando as principais ferramentas de formatação; Gravar, abrir, modificar um texto; Desenhar utilizando um programa de desenho; Inserir imagens (produzidas por si, fotos).
Conteúdos curriculares: Artes, Matemática, Língua Portuguesa.
Com a utilização do micro na produção de texto, os educandos além de valorizar mais as aulas de Língua Portuguesa, desenvolvem o senso-crítico para produzir, bem como para revisar sua produção, uma vez que, com os recursos de imagem o texto fica mais atrativo para os alunos. Além de proporcionar o contato com diversas ferramentas para a formatação do texto e memorização das mesmas. Também é desenvolvida a coordenação-motora para a criação das figuras.



AULA 5 - Apresentação em Power Point



AULA 6 - À DISTÂNCIA - Apresentação em Power Point



APRESENTAÇÃO AULA 12 – PRESENCIAL

DE SALTOS NO TEMPO

PENSE, ANALISE E RESPONDA:

- O trabalho do Profº Lucas com o bloco do passo inspira alguma idéia de como trabalhar na escola?

Sim. Ele valoriza o trabalho em equipe e a união de todos os integrantes em prol de um único objetivo. Na educação não é diferente.
É a partir de atividades significativas aos alunos que estaremos despertando o interesse de todos e fazendo com que o trabalho flua de maneira satisfatória e positiva.

- E para o trabalho com tecnologia, traz alguma idéia?

Sim. De frente aos problemas de espaço e disponibilidade de computadores para todas as crianças, acabamos trabalhando de uma forma parecida com a proposta do grupo “O PASSO”, uma vez que lançamos desafios constantemente para que o trabalho flua positivamente e todas as crianças estejam envolvidas neste processo.
Com o computador podemos lançar várias idéias, onde os grupos deverão trabalhar em equipe com etapas diferentes, desenvolvendo ao final um único projeto.

- Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?

É claro que sim. O trabalho na escola deve ser cheio de experiências e trocas constantes.
O aprendizado se dá de maneiras diferentes, pois cada aluno absorve o que lhe é mais peculiar, ou seja, mais significativo. Porém não impede que um trabalho seja realizado com diferentes posições e pontos de vista. É com as trocas de experiências que o conhecimento será construído, pois todos sempre têm a contribuir.



AULA PRESENCIAL 13

Portal pesquisado:
http://www.portacurtas.com.br/
Comentário: É um interessante instrumento de pesquisa para o professor e aluno. Pois oferece subsídios para desenvolver diversos trabalhos na escola ou fora dela.
A INVENSÃO DA INFÂNCIA
Neste documentário, podemos perceber o contraste social e a realidade de cada infância. Ora cheia de necessidade, ora cheia de satisfações. Diante de tudo a única coisa que nos últimos tempos a criança não esta tendo é o tempo para ser criança. A maneira clara da abordagem a um assunto tão complexo nos deixa tão sensibilizadas. Até quando vamos continuar com a má distribuição de renda que a nosso ver é a causadora desse caos da infância.
A CASA
O documentário é muito criativo, trabalha a música “A Casa” de Vinícius de Morais, dando margem para trabalhar mímica, teatro, desenvolver a criatividade e o desenvolvimento corporal dos alunos. É uma proposta bem divertida de trabalhar a música.

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