sexta-feira, 12 de junho de 2009

Meiry Akemy Uemura Mitsunaga

Atividade da aula 1

1 – de maneira nenhuma voltaria para minha sala, procuraria dividir a turma em grupos e solicitaria uma atividade onde cada um pudesse manipular o computador por alguns momentos, mesmo que fosse um jogo educativo.

2 – como estamos trabalhando com a evolução do homem desde o Egito antigo até hoje, procuraria imagens que ilustrassem as aulas, mostraria no computador a atual localização do Egito, faria um comparativo com o mapa dos dias de hoje. Trabalharia as pirâmides e as Esfinges, pediria que fizessem uma releitura a partir das imagens do computador.

3 – a informática didática vem como mais um instrumento para enriquecer nossas aulas e nos dar “munição” para competir com a televisão, jogos eletrônicos alem do próprio computador.


Atividade da Aula 2

Eu acredito que sou uma professora que está passando do segundo para o terceiro momento, visto que estou em busca de aprimoramento para melhorar minhas aulas.

Sei que ainda necessito modificar meu método de trabalho, pois tenho a consciência de que em vários momentos me pego trabalhando somente com os conteúdos, porém posso ter em minha defesa que atualmente trabalho com alunos surdos e que ele tem mais dificuldades em transmitir conceitos abstratos. Tenho utilizado o computador para buscar imagens que ilustrem o que estamos trabalhando em sala, e isso tem auxiliado muito visto que fica mais fácil deles entenderem.
Atividade da aula 3

1ª parte:

Os avanços tecnológicos e sociais podem influenciar as diversas áreas de atuação.
Nos primeiros anos da década de 90 foram os profissionais da informática que buscavam a riqueza instantânea. Seguido pelo comercio eletrônico e a “nova economia”, que fascinaram os executivos e administradores, prometendo a transformação do mundo dos negócios. O jornalismo eletrônico veio prometendo a eliminação do papel, a personalização da noticia e a entrega em tempo real.
Passada a euforia, veio à calmaria e com ela o saudosismo, a nostalgia, de se passear para fazer compras, ou senta-se calmamente para ler o jornal.
A educação deixou de ter uma transmissão unidirecional de informação, passando a se valorizar a interação e a troca de informação entre professor e aluno.
Utilizando-se da pedagogia de projetos centrada no aluno e deixando de ser a educação bancaria de antes, porém, não basta disponibilizar tecnologias, somente, deve-se garantir o acesso e a boa utilização dela, devemos evitar o excesso de proibições, que visam em primeiro lugar tolher a criatividade do aluno, sem deixar espaço para a criação, utilizando-nos de mecanismos tradicionais de vigilância e punição.
É claro que é impossível, como diz no texto, fabricar um carro no fundo do quintal, porém o computador nos abre as portas para que através da tecnologia que ele possui criemos programas e sites utilizemos seus recursos para aplicarmos na automatização de maquinas, abrindo dessa maneira um leque de possibilidades.
Porém esse leque muitas vezes é mal empregado, visto que alguns educadores fazem uso da tecnologia como uma ferramenta.
Devemos lembrar que o aluno não é um “copo meio vazio” e levar em conta o conhecimento prévio que ele possui e a partir dele estimular o aluno para que avance.
É importante que estejamos atentos as reais necessidades que possuímos, pois com a falta de empregos existente é natural que a pessoas busquem uma capacitação na área, devido ao pânico da desatualizacao profissional e treinamento constante.
Abre-se então uma personalização “em massa” que promete produtos únicos, personalizados, porém trata-se de um esquema logístico, que é o que tem sido cada vez mais empregado nas grandes empresas, com o intuito de diminuir custos, acabaram com o estoque.
E em educação também temos visto um crescente numero de cursos a distancia onde os professores tornaram-se funcionários de uma linha de produção.

2ª parte

Tecnologias na escola EM Crispiniano Soares
· Luz elétrica – utilizada para iluminação, a campainha, telefone, fax, copiadora, liquidificador, batedeira, geladeira e freezer, microondas, TV, radio, DVD, computadores, impressora, retroprojetor, data show, mimeografo, carteiras, lousa, giz, papel, materiais escolares em geral, material de limpeza.
Todos os itens acima relacionados são utilizados para otimizar o bom funcionamento da escola e garantir um melhor aproveitamento da relação tempo x resultado.
AULA 4 - Presencial
“A Importância das Tic na educação e no uso diário”

TICs na Educação

Educadores e especialistas entendem as TICs como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Com a velocidade que os computadores ligados à internet nos proporcionam é primordial que os educadores utilizem-se dos mais variados recursos tecnológicos: televisão, DVD, TV a cabo, sistema de rádio, jogos eletrônicos e especialmente o próprio computador, principalmente se utilizado com data-show, que possibilitam ao educando uma maior visualização. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

A introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.

Ao aumentar o acesso e o uso da tecnologia pela comunidade educativa, a escola como uma comunidade de aprendizagem poderá:
• Proporcionar aos professores apoio na utilização das diversas aplicações
informáticas, no domínio da planificação das atividades letivas, na
diversificação de estratégias, no desenvolvimento de projetos e na
produção de recursos educativos;
• Promover o uso das TIC em contextos inter e transdisciplinares,
fomentando o desenvolvimento de projetos educacionais colaborativos e
comunidades virtuais.

Uma vez que o educando já tenha algum conhecimento de TICs, poderemos instaurar a troca de e-mails, organização de um diário eletrônico, visando resgatar a auto-estima, visto que se trabalhará com a valorização do respeito mútuo, cooperação colaboração e solidariedade, visto que normalmente se faz necessário o compartilhamento dos computadores que sempre são em menor número do que dos alunos. Por ser uma atividade diferenciada e em muitos casos não vivenciadas pelos alunos em casa as aulas que se utilizem de TICs “fascinam” os alunos de tal forma que fica mais fácil se conseguir a atenção dos alunos.


O uso das TIC no dia-a-dia

A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento.

Atualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre aos meios de comunicação como o telefone, fax, e-mail, entre outros, pois são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.
A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades e assume importância na vida coletiva e individual atual. As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.

A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também para a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A principal forma de interação com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direcionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.

Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações.
Os aviões estão sempre controlados através de complexos radares em conjunto com os operadores de controle que atrás de complexos sistemas informáticos "guiam" os aviões para as pistas corretas sendo avisados pelos sistemas quando existe algum perigo. Os computadores efetuam os cálculos necessários evitando que haja alguma colisão entre aviões.
Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes, como tornados, evacuando pessoas dessas áreas salvando vidas. A previsão do tempo é também realizada a através dos satélites.
Uma das características fundamentais das tecnologias de informação consiste no fato, de um único meio eletrônico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os “tradicionais” documentos de texto, passando por imagens, áudio e vídeo.
A transmissão de informação é realizada em poucos segundos e é enviada para vários locais, ficando assim a ser útil para muita gente, como por exemplo, a disposição de um telejornal.

A Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. A comunicação via Internet pode transportar trabalhos com informação pessoal a um vasto número de pessoas e a custo reduzido. Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade, da informação, e também melhoria da vida dos cidadãos. As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação e pagamento
As tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo e são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da sociedade atual.

Atividade da Aula 4 - a Distância

Evolução do homem – homem das cavernas

Para iniciar o projeto assistimos ao filme a Era do Gelo, onde solicitei que os alunos prestassem atenção ao ambiente, aos animais que viviam naquela época bem como os homens, quais eram seus costumes e hábitos alimentares.
Após o filme, numa roda de conversa reforçamos os aspectos que iríamos trabalhar.
Fizemos um comparativo com os dias de hoje, para que eles estabelecessem se ainda existem aqueles animais, ou se já foram extintos.
Exibimos imagens retiradas da internet (You Tube) sobre a descoberta do fogo, como viviam os homens das cavernas, seus hábitos alimentares e vestimentas, como eram suas casas e quais armas utilizavam para caçar.
Iniciamos a linha do tempo, onde durante todo ano registraremos a evolução do homem.
Fizemos atividades de fixação de vocabulário com palavras-chaves.
Fizemos atividades de reconhecimentos de situações pertinentes ao tema.
Aula 5 - Presencial - Apresentação em Power Point
Atividade AULA 5 - A Distância



Projeto: Sobre ritmos e sons

Objetivo:- Mostrar diferentes músicas, variar o som dos instrumentos e fazer cantar e ouvir são maneiras de ampliar o repertório na pré-escola
Procedimento:- Na escola, criança tem de ouvir música de criança. E só música de criança, certo? Não. Nada mais falso. "Não se pode limitar o contato da turma à chamada música infantil. Algumas delas têm texto fraco, muito óbvio ou com rimas pobres", explica Teca Alencar de Brito, autora do livro Música na Educação Infantil. De acordo com o Referencial Curricular Nacional, é importante que a percepção musical na pré-escola seja estimulada pela audição e pela interação com diversos tipos de canções. No cardápio de gêneros, estilos, épocas e culturas, o fundamental é que o repertório tenha qualidade - em outras palavras, que possua riqueza de composição e de arranjos. Mesmo não sendo especialista no assunto, o professor pode direcionar a turma a prestar atenção ao som, observando as características rítmicas, os silêncios, os instrumentos e o uso da voz. O trabalho pode começar com uma sondagem sobre as músicas preferidas dos pequenos. Em um segundo momento, envolver as famílias enriquece ainda mais a atividade. Partindo desse ponto, Luciana do Nascimento Santos pediu que as crianças da pré-escola do CEI Santa Escolástica, em São Paulo, perguntassem aos pais que canções eles conheciam em suas brincadeiras de infância. "As mais lembradas foram referências de cantigas tradicionais, como Peixinhos do Mar, Atirei o Pau no Gato e Ciranda, Cirandinha", diz ela. Para ampliar as referências das crianças, Luciana levou às aulas CDs de chorinho, coco, maracatu e samba de roda. A cada estilo novo, agregava informações históricas e culturais, mostrando o mapa da região típica do gênero, DVDs com as danças relacionadas e fotos dos cantores. Também direcionava o olhar da turma para os elementos específicos de cada música. "Eu perguntava: que instrumento produziu esse som? Como reproduzir o que foi escutado partindo da exploração do corpo, abafando a boca ou batendo na perna?" Foi o gancho para um trabalho prático que incluiu a experimentação e a confecção dos próprios instrumentos.
O produto final foi um livro com letras completas e desenhos das músicas preferidas das crianças. Uma alternativa é a gravação de um CD que reúna os sons trabalhados em sala e os mais conhecidos pelos pais. Dessa forma, cada um pode ter uma cópia e continuar aproveitando a atividade em casa, com a família reunida.
O número de alunos é entre 24 se for uma sala, mas o projeto fica melhor se puder contar com 48 crianças, que é o total das duas salas de maternal e a duração pode ser de 6 meses.
As tecnologias e mídias são: Maquina fotográfica digital, computador, CD, DVD, telefone, gravador e rádio.

BIBLIOGRAFIA Música na Educação Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 págs., Ed. Peirópolis, tel. (11) 3816-0699,46reais CEI Santa Escolástica - Mosteiro São Geraldo de São Paulo, R. Itapanhaú, 170, 05665-060, São Paulo, SP, tel. (11) 3742-0399


Aula Presencial 6

Hipertexto
Impressão

Nossa Impressão quanto à pesquisa, é que o hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceituais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceituais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circularem por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto, mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermídia. A exibição de museus, a apresentação de materiais acadêmicos, os livros eletrônicos, os pacotes educativos, etc. são formas de hipermídia. De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo, um dos formatos mais usuais para divulgação de documentos formais ou textos originais que exigem certo nível de proteção de escrita, também um simples texto digitalizado com qualquer processador de texto pode ser importado para a Internet sem qualquer marca de hipertextualidade, o que acontece com a publicação on-line de dissertações, ensaios, textos de opinião, obras completas de diferentes literaturas, etc.

Aula 6 - A Distância - Apresentação em Power Point
Atividade Aula 7 – Presencial
avaliação pág 105 a 110 – o hipertexto no contexto educacional
Aprendi que o hipertexto é muito rico para “incrementar” uma aula, visto que respeita além de tudo o ritmo do aluno, bem como a curiosidade de cada um, sem que ele receba tudo mastigado, será necessário que ele interaja com o conteúdo, seguindo o ritmo de cada aluno.
Porém o uso desse recurso deve ser cuidadosamente planejado, levando-se em conta:
sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem - facilitam um ambiente no qual a aprendizagem acontece, pois ao tentar localizar uma informação, o aluno, participa ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, e por ter vivenciado a construção deste conhecimento, ele passa a ser mais significativo para ele;
em uma mesma sala de aula, o atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse, é respeitado, bem como os tempos de vida de cada um;
para os professores, hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos, garantindo a interdisciplinaridade.

Aula 7 - A Distância - Apresentação em Power Point

Atividade referente a Aula 8 – Distância

Num mundo wiki, uma escola idem – Parte I
Por Jaime Balbino


Em seu texto Jaime Balbino nos mostra que ao deixarmos de lado o “egoísmo” e socializarmos o conhecimento que possuímos de determinado assunto nos faz agentes transformadores, que através dessa ação contribuiremos muitas vezes para despertar no outro uma curiosidade ainda maior que com certeza fará com que ele vá cada vez mais em busca de informações. Digo isso, pois aconteceu comigo, confesso que sempre tive receio de mexer em computador, porém devido à necessidade tive de deixar esse medo de lado e começar a “fuçar”, aos poucos fui percebendo o quanto ele pode melhorar e facilitar minha vida e a cada dia mais venho aprendendo com ele.
Por ser acessível e oferecer a oportunidade de todos colaborarem vejo a Wikipedia como uma grande demonstração de democracia do conhecimento em geral e como um todo.
E o avançado controle de revisão (no estilo do CVS para desenvolvimento colaborativo de códigos) permite que todas as versões antigas dos textos possam ser lidas ou recuperadas. Discussões podem ser travadas no espaço apropriado de cada verbete, a estrutura simples de edição e formatação torna a criação fácil e prazerosa, mesmo para os não iniciados, nos dá a confiabilidade em consultar a Wiki.

http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070115.php


Entrevista com Stewart Mader - Wiki in Education

Um dos principais erros a que estamos expostos é o de se utilizar a tecnologia como “um algo a mais” às maneiras tradicionais de ensinar. Ela necessita ser integrada inteiramente no curso e a participação tem que contar como crédito do mesmo para que seja bem sucedida.
Porém podemos detectar que o do educando apenas copia sem ao menos ler os conteúdos e Stewart Mader sugere entao o uso da wiki, pois o educando terá a oportunidade de colocar suas idéias, contribuindo intectualmente.
Outro fator importante a ser destacado é que as ferramentas tecnológicas estão se tornando mais rápidas, mais baratas e muito simples de se usar. Wikis, por exemplo, é assim: barato e simples. Muitas pessoas, incluindo aquelas que nunca usaram Internet antes, vão achar fácil de aprender. O fato de que os países desenvolvidos estão à frente não importa muito, porque o wiki é uma tecnologia de nível simples, e é fácil para um país em desenvolvimento alcançar o mesmo nível com rapidez.
Atividade Aula 11 - Presencial
Consulta ao blog: http://reciclagemearte.blogspot.com/


Consultei esse blog, pois na escola estamos trabalhando com a importância da reciclagem de materiais para a preservação do meio ambiente, antes desse blog eu tive um pouco de dificuldade em consultar, pois o computador em que eu estava travando a toa e perdi muito tempo tentando localizar um documento que eu havia salvado, não sei onde, tentei, mas como vi que poderia acabar sem tempo para terminar atividade de hoje decidi mudar de computador foi melhor, pois esse blog tem varias idéias de reaproveitamento de materiais muitos dos quais poderemos utilizar com os alunos.

Principalmente o organizador de bolsa feito com embalagem de leite e o organizador de calça jeans, que pode ser muito útil inclusive para que possamos guardar os bijus em casa.

Na página que fala das pulseiras de embalagens de leite mostram quão simples e bonitas podem ser as nossas criações.

A minha favorita ainda é a sugestão dada no dia das mães do colar feito com fuxico, é impressionante o que podemos fazer com simples retalhos de panos e fitas, adorei...

Já estou até pensando em juntar umas caixas de frutas para fazer uma prateleira igual a que tem nesse blog, pois é um jeito original e barato de organizar nossos pertences, bem como dar idéias aos nossos alunos, pois muitos deles não dispõem de recursos para arrumar a casa como gostariam...

Aula 12-à distância
Atividade-1
1-Após visitar e fazer o cadastro no Portal do Professor do MEC visitei o “Espaço de Aula” e pesquisei sobre o Tangam, aula de número 266, que eu vou usar para ensinar sobre o triângulo para os educandos. Já construímos com papelão, só falta montar a história, que será usada após o recesso escolar.
Gostei muito das aulas de magia:
HTTP://descartes.cnice.mec.es/matemagicas/index.htm
Esta em espanhol, mas eu amei os jogos e brincadeiras.

2-No link “Recursos educacionais” adorei um episódio do Programa Gira Mundo, exibido pela TV Escola, sobre o Teatro de bonecos. O livro Cobra Norato, obra de Raul Bopp.
Dá para contar a historia do povo indígena com muita criatividade e respeito pelo meio em que vivemos, reaproveitando tudo.

Atividade- 2
1-Nos vídeos da TV Escola encontrei um material legal, como por exemplo, a história “Umas gotinhas de água”, feito com desenho, bem infantil e bonito. Assim, dá para usar os desenhos dos educandos para construir uma história.
Mas o vídeo sobre ortografia pode ajudar minhas amigas no fundamental.
2- No Domínio Público, pesquisei sobre literatura infanto-juvenil “Pai, posso dar um soco nele?” de José Claudio da Silva.
Não sabia que dava para ler o livro todo.
3- Não consegui ler uma palavra do Rived, já tentei 3 dias, mas sempre fico na segunda tela e não passo de lá.
Aula 13 - Presencial
Ao visitar o Porta Curtas Petrobrás, gostei muito dos curtas:
-A casa, que me fez lembrar uma musica que adorava quando criança. Era uma casa muito engraçada, não tinha teto não tinha nada...
Para trabalhar com Educação Infantil, é muito bom.
-Alma em chamas, que é bem quente e não recomendado a menores. Seria para assistir só e mais nada!

No Curta na Escola, Já havia assistido “ A origem dos bebes segundo Kiki Cavalcante”. Mas aproveitei para assistir novamente.
Eu gostei muito, pois tem um pouco da visão de uma criança quanto a como veio ao mundo.
Serve para trabalhar com Infantil e Fundamental I.

No Kimena, Assisti “Sorriso Belíssimo”, que é institucional e “A forma e a cor”, que são documentários.
Não gostei, pois tem sempre slides ou filmes culturais que não me interessam muito. Talvez seja bom para quem gosta de fotografia.

Agora vamos falar sério, no Mnemocine eu li um pouco sobre o “Crepúsculo”, que eu adorei assistir e tive a oportunidade de assistir 2 cenas que foram deletadas do filme.
Li também sobre a parte 4 do “Shrek”, um filme que sempre mostrou que o feio também pode ser bonito.
Eu adoro filmes e quem tiver interesse em saber um pouco mais antes de passar qualquer filme parta os educandos na escola ou em casa, deve visitar este site.

Não consegui acessar o Youtube, embora outras vezes já tenha assistido alguns vídeos bem engraçados, talvez por razão de não ser liberado no local que me encontrava.
Sei que possui vários vídeos caseiros e shows.

No Cineduc, li sobre o filme “ Cinema Aspirinas e Urubus”, gostei muito de saber que tem muitas produções de escolas e de oficinas.
Aula 13 – À Distância – Apresentação em Power Point

Nenhum comentário:

Postar um comentário