sexta-feira, 12 de junho de 2009

Narcileia Farias dos Reis

ATIVIDADES REFERENTES A AULA 1

1= No caso em que apenas 5 dos 30 computadores existentes em minha escola, eu jamais voltaria para a sala de aula, pois se a aula já estava agendada para aquele dia tenho que me adequar a ela.
Formaria 6 grupos com 5 alunos cada e trabalharíamos em forma de rodízio, conscientizando os alunos do método a ser utilizado primeiramente. Os grupos que não estiverem utilizando os micros poderão estar trabalhando com leitura ou recorte e colagem sobre o tema trabalhado com a aula de informática, entre outras atividades.

2= Uma atividade que poderia ser desenvolvida e que englobaria as três disciplinas seria com o tema”População Brasileira”, onde eles iriam pesquisar a origem, tradições e densidade demográfica de nossa população por regiões em História e Geografia e poderiam construir um mapa do Brasil mostrando as regiões onde se concentram em Artes, e no final iriam montar um gráfico populacional de diferentes formas( pizza, coluna, barras, etc..), nas aulas de Informática.

3= A Informática na Didática serve para desenvolver no aluno mudanças no seu modo de aprender, viver e se socializar com o mundo, melhorando a qualidade do ensino e procurando identificar os problemas na Educação.
As vantagens para a Educação do uso de metodologias informáticas e a introdução do computador é a abertura de novos conhecimentos para o aluno. Não deixa-los presos apenas a livros e lousa, mas abrir sua mente para milhares de informações que estão ai para serem absorvidas por todos.
È extremamente necessário nos dias de hoje que todas as escolas possuam computadores para a utilização em pesquisas, intercâmbios entre os estudantes em um mundo tão globalizado em que vivemos.
Precisamos sim do computador, como mais um material de apoio para a educação dos estudantes.
Ele é necessário pois atualmente o ritmo da informatização na vida de cada cidadão está sendo muito grande.
Entramos em contato com a informática em todos os lugares; bancos, lojas, comunicações, transportes, informações, alimentação, trabalho com máquinas e equipamentos, no lazer, enfim em uma infinidade de locais.
O que pode nos preocupar é o fato de muitas crianças e adultos ainda não terem condições de estarem em contato constante com computadores, seja em casa ou na escola, devido a inúmeros fatores.
É necessário também a formação, atualização e preparação dos professores para essa realidade que está presente para que assim ele possa adequar em seu currículo as aulas de informática, pois por muitas vezes os professores conhecem muito bem informática, mas muito pouco sobre a Didática nela aplicada.

ATIVIDADE DA AULA 2

‘QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?’


Como professora sempre fui uma profissional a moda antiga, tradicional, onde o aluno era apenas um recebedor de informações com pouca atuação, até me conscientizar que tudo no nosso processo de aprendizagem mudou.
O nosso aluno está mais participativo, atuante e sempre em busca de informações com um interesse cada dia maior Não lhe basta mais o livro didático e a lousa. É necessário a utilização de novos recursos para poder atingi-los e assim acompanhar as novas tecnologias que ai estão.
Como aprendiz tenho procurado me atualizar, buscar novos métodos, utilizar novas formas e introduzir como posso a informática e a tecnologia em minhas aulas.
Apesar dos meus alunos serem do Estágio II, procuro estar introduzindo e adequando a informática aos conteúdos que aplico a eles, com jogos, atividades com músicas, imagens e etc...


‘A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO’:
Nos dias de hoje percebemos que muito mais pessoas apresentam problemas para aprender desde a leitura, escrita, interpretação e cálculos, apesar de seu tempo para aprendizagem seje cada vez maior, sobrando-lhe muito pouco para as horas livres.
Isso se deve talvez ao fato de estarmos aprendendo muitas coisas ao mesmo tempo, de várias maneiras, onde se é necessário investir muito mais no conhecimento e na aprendizagem, possibilitados pelas novas tecnologias da informação.
Hoje, é necessário novas competências cognitivas para a construção da leitura, do próprio olhar critico e da palavra escrita, pois hoje qualquer pessoa pode acessar a internet e se informar ou dar informações a outras pessoas.
Com toda essa informatização a escola está perdendo a posição de posição de primeira fonte de informação para os alunos e as vezes nem mesmo a principal.
È necessário que a escola se atualize e comece a perceber a necessidade em formar os alunos, dotando-os de capacidades de aprendizagens, que lhe permitam utilizar estrategicamente as informações que recebem e as convertam em informação.
Vivemos na era da incerteza, onde é necessário aprender a conviver coma a diversidade de perspectivas , com a relatividade das teorias, com a existência de múltiplas interpretações para poder construir a partir delas o próprio juízo ou ponto de vista.
A educação deve levar o aluno a construir seu próprio ponto de vista.
É necessário despertar no aluno as 5 principais competências que são a aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.

ATIVIDADES DA AULA 3 –


1ª Parte -

AS SEREIAS DO ENSINO ELETRÔNICO


Em nossas escolas está havendo uma grande mudança com as novas tecnologias, apesar da educação tradicional travar muitas batalhas com os conteúdos instrucionais de professores progressistas.
Apesar de todos os avanços tecnológicos e sociais, os dilemas fundamentais da existência humana: amor, ódio, inveja, desejo, poder, paixão devem permanecer intactas ainda por mais alguns milênios.
Com o fascínio da riqueza instantânea e a sabedoria, muitos profissionais foram seduzidos pelas tecnologias da comunicação e da informação, substituindo-se depois pelo comércio e o jornalismo eletrônicos.
Mas todas essas transformações ruíram pois descobriram que ainda gostamos de sair para fazer compras, ler jornal de papel, que os serviços gratuitos eram apenas estratégias de Marketing e que as pessoas perceberam que há outros interesses além de ficarem navegando por vinte e quatro horas na internet.
Após todas estas descobertas essas “sereias” descobriram um público numeroso e ávido por coisas novas: os educadores, ouvindo-se muito sobre novas tecnologias para a educação unindo educadores, universidades públicas e privadas, empresas e governo, buscando o principal beneficiado em tudo isso: o Aprendiz.
Tem se valorizado cada dia mais a interação e a troca de informação entre professor e aluno, afastando-se cada vez mais da educação tradicional e ao currículo padronizado e dizendo sim a pedagogia de projetos, centrada no aluno.
Apesar de toda tecnologia instalada em nossas escolas, com todos os recursos possíveis, ainda vemos toda a repressão das escolas tradicionais com regras e punições, com mecanismos de vigilância e controle.
O ensino tradicional vem contrastando muito com os interesses das tecnologias em transformar, massificar, encapsular e virtualizar a educação. De um lado a hierarquia, o abuso de poder, o engessamento do poder e do outro as novas tecnologias.
Devemos usar o que a internet oferece de novo e positivo como a anonimidade, a eliminação de distâncias entre pessoas,a criação e expressão pessoal, a descentralização de produção de conhecimento e de sua documentação, a ausência de formatos e a possibilidade de construção coletiva de projetos reais.
A internet nos é valiosa para a educação como apoio na construção do conhecimento, ao invés de entrar em um ambiente pré-construido, a produção de material didático, criar proibições, testes de múltipla escolha e a preponderância de visão negocial, deveríamos levar os próprios alunos a construírem seus ambientes, produzirem uma documentação para ajudar outros alunos, estimular as possibilidades e a responsabilidade cidadã de cada aprendiz, propor formas alternativas de avaliação qualitativas de projetos e a recuperação e valorização de sua função pública, inclusiva e de resistência.


2ª PARTE:

TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA E OS MODOS COMO SÃO UTILIZADAS


#Computadores da sala de informática:no total de 12 computadores são usados em projetos de informática com os alunos desde o Estágio I ao 3º Estágio, mas sem uso no momento, devido a problemas técnicos com relação a energia e estabilizadores.
#Televisores, aparelhos de DVD, som e rádio: em constante uso, com filmes e músicas para nos auxiliar no ensino da leitura, escrita, percepção e cognição.
#Internet apenas para o uso da Direção.
#Computador com impressora : na sala dos professores como ferramenta de apoio para a preparação de aulas.
#Máquina de Xérox: usada pela Direção e Professores também como apoio pedagógico.


ATIVIDADE DA AULA 4 - Presencial

“A Importância das Tic na educação e no uso diário”


TICs na Educação

Educadores e especialistas entendem as TICs como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Com a velocidade que os computadores ligados à internet nos proporcionam é primordial que os educadores utilizem-se dos mais variados recursos tecnológicos: televisão, DVD, TV a cabo, sistema de rádio, jogos eletrônicos e especialmente o próprio computador, principalmente se utilizado com data-show, que possibilitam ao educando uma maior visualização. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

A introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.

Ao aumentar o acesso e o uso da tecnologia pela comunidade educativa, a escola como uma comunidade de aprendizagem poderá:
• Proporcionar aos professores apoio na utilização das diversas aplicações
informáticas, no domínio da planificação das atividades letivas, na
diversificação de estratégias, no desenvolvimento de projetos e na
produção de recursos educativos;
• Promover o uso das TIC em contextos inter e transdisciplinares,
fomentando o desenvolvimento de projetos educacionais colaborativos e
comunidades virtuais.

Uma vez que o educando já tenha algum conhecimento de TICs, poderemos instaurar a troca de e-mails, organização de um diário eletrônico, visando resgatar a auto-estima, visto que se trabalhará com a valorização do respeito mútuo, cooperação colaboração e solidariedade, visto que normalmente se faz necessário o compartilhamento dos computadores que sempre são em menor número do que dos alunos. Por ser uma atividade diferenciada e em muitos casos não vivenciadas pelos alunos em casa as aulas que se utilizem de TICs “fascinam” os alunos de tal forma que fica mais fácil se conseguir a atenção dos alunos.


O uso das TIC no dia-a-dia

A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento.
Atualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre aos meios de comunicação como o telefone, fax, e-mail, entre outros, pois são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.
A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades e assume importância na vida coletiva e individual atual. As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.
A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também para a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A principal forma de interação com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direcionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.
Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações.
Os aviões estão sempre controlados através de complexos radares em conjunto com os operadores de controle que atrás de complexos sistemas informáticos "guiam" os aviões para as pistas corretas sendo avisados pelos sistemas quando existe algum perigo. Os computadores efetuam os cálculos necessários evitando que haja alguma colisão entre aviões.
Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes, como tornados, evacuando pessoas dessas áreas salvando vidas. A previsão do tempo é também realizada a através dos satélites.
Uma das características fundamentais das tecnologias de informação consiste no fato, de um único meio eletrônico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os “tradicionais” documentos de texto, passando por imagens, áudio e vídeo.
A transmissão de informação é realizada em poucos segundos e é enviada para vários locais, ficando assim a ser útil para muita gente, como por exemplo, a disposição de um telejornal.
A Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. A comunicação via Internet pode transportar trabalhos com informação pessoal a um vasto número de pessoas e a custo reduzido. Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade, da informação, e também melhoria da vida dos cidadãos. As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação e pagamento
As tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo e são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da sociedade atual.
Bibliografia: www.overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma-alianca-necessaria - 36k -
www.eb23-vimioso.rcts.pt/docs/plantic.pdf
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/tic/10importanctic.htm

ATIVIDADE DA AULA 5 A DISTÂNCIA

Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações

Projetos e Atividades


Aviso aos navegantes – primeiros passos na Internet
O letramento digital já está presente no universo infantil mesmo antes de as crianças aprenderem a ler e escrever convencionalmente. O acesso a jogos eletrônicos, celulares e Internet proporciona o contato com diferentes expressões visuais, que estimulam a aprendizagem da leitura e de apropriação do mundo. A identificação de ícones, por exemplo, permite que a criança muito cedo possa transitar entre programas de computador e utilizar as ferramentas disponibilizadas, além, é claro, de navegar na Internet.
PÚBLICO-ALVO1º ano do Ciclo I do Ensino Fundamental

OBJETIVOS
· Identificar os ícones na Área de Trabalho, softwares e sites.
· Entrar no Navegador de Internet, reconhecer o ícone de Favoritos e escolher um site.
· Usar a barra padrão do navegador para voltar para a página anterior.
RECURSOS NECESSÁRIOSComputador conectado à Internet
PROGRAMAS UTILIZADOSNavegador de Internet. Sugestão: Internet Explorer.
METODOLOGIA
ANTESConhecendo o que os alunos sabem e o que gostariam de saber a respeito da InternetConverse com os alunos sobre a Internet: para que serve, se já navegam e como o fazem. Comente que, quando se está na Internet, as pessoas falam que navegam, e é importante aprender a navegar para não naufragar.
Conte para eles que vão entrar em uma página, já adicionada em Favoritos, um recurso utilizado quando encontramos um site interessante, no qual pretendemos navegar novamente. Os sites que eles vão acessar foram adicionados nos Favoritos pelos colegas dos 2º e 3º anos. É importante também registrar as primeiras impressões da classe.Veja a atividade “Procurar, encontrar, escolher – seleção de informação na Internet” deste Caderno.
DURANTEIdentificando ícones na Área de Trabalho e abrindo o Navegador de Internet
· Pergunte aos alunos o que estão vendo na tela do monitor: quais e o que são os desenhos (símbolos) na tela; quais os representados por letras.
O que são íconesEsse é um momento importante para o levantamento de hipóteses e ampliação do vocabulário. Explique que os desenhos na tela são ícones, um tipo de atalho. Pergunte: o que é um atalho? No computador, o atalho também serve para diminuir o caminho. Mostre como seria abrir a Internet pelo Explorer, a partir do ícone na Área de Trabalho.
· Comente que o Internet Explorer é representado pela letra “E” minúscula, que significa “Explorar”, isto é, a partir do Internet Explorer você explora o mundo virtual.
Abrindo um site a partir dos Favoritos
· Ao abrir o navegador, enfatize que há atalhos também dentro dos programas. Peça que clique no atalho dos Favoritos e diga que a coluna exibida à esquerda são os sites interessantes, adicionados pelos outros alunos.
· Os alunos tentam ler o nome dos sites, e o professor pode fazer comentários sobre alguns, de modo a estimular o acesso. Eles escolhem um link e, ao entrarem, fecham a lista de Favoritos.

Explorando um site indicado pelo professor
· Pergunte o que eles estão vendo no site, explore os ícones que há no menu: o site possui ícones que indicam com clareza para onde o aluno vai ser direcionado? O que representa cada um dos ícones.
· Pergunte o que eles estão vendo no site, explore os ícones que há no menu e o que representa cada um desses ícones.
· É importante explicar o uso do “voltar à página anterior”, da barra do navegador, para os alunos navegarem no mesmo site e de um site para outro.
AVALIAÇÃORetomando os objetivosVerifique se, após a navegação, os alunos já conseguem identificar ícones; acessar o Internet Explorer a partir da Área de Trabalho; usar a barra padrão do navegador para voltar à página anterior e acessar o Favoritos; escolher um site no Favoritos.
Retomando o registro inicialNuma rodada de conversa com os alunos, deixe que falem livremente sobre o que aprenderam no laboratório de Informática. Mostre a eles o quanto avançou, comparando o que sabiam antes e o que sabem agora, depois dessa atividade.
Não se esqueça de que o registro da aprendizagem é muito importante, pois permite àqueles que avançaram bastante explorar novos recursos. Ao mesmo tempo, possibilita que novas estratégias sejam utilizadas com aqueles que ainda não conseguem navegar com autonomia nesses primeiros passos.

DESDOBRAMENTO DA PROPOSTA
· Pedir aos alunos que digitem endereços de sites na barra de endereços do navegador. Explique o que significa cada parte do endereço.
· Adicionar sites à lista de Favoritos.
Desenvolvendo esta proposta para alunos a partir do 3º ano do Ciclo I do Ensino FundamentalNesse caso, é importante explorar mais recursos ao navegar, tais como:
· Acesso ao site digitando seu endereço próprio ou URL (Uniform Resource Locator) na barra de endereço. Comente que, quando você começa a digitar um site acessado freqüentemente na barra de endereços, é exibida uma lista de endereços semelhantes. Basta clicar no desejado, sem precisar digitar todo o endereço.
· Reconhecimento de hiperlinks, explicando como é a indicação de link para outra página. Ao passar o cursor sobre uma figura ou palavra, aparece uma mãozinha fechada com o indicador estendido e, em geral, a palavra ou frase que possui link é sublinhada.
· Abrir um link em outra janela, clicando com o botão direito do mouse sobre o link e selecionando a opção “abrir em uma nova janela”.
Pode-se propor uma navegação em duplas, indicando alguns endereços para que os alunos naveguem livremente e registrem:
· Qual o endereço?
· A página possui links?
· Como os links são identificados? (sublinhados, negrito, ícones, imagens, outros...)
· Como voltar à página principal?
· O que mais observou na página?
DICASTermos da InternetÉ importante que os alunos consultem o Glossário que acompanha esta edição. Sugestões de termos a serem explorados: “navegação”, “WWW - Word Wide Web”, “URL”, “link” , “domínio” e “página”.
Para adicionar um link na lista de Favoritos Favoritos é um recurso para armazenar links interessantes, que se pretende visitar novamente, sem necessidade de digitar o endereço. Para adicionar um link, clique em “Favoritos”, no menu do navegador. É possível organizar os links por pastas temáticas, o que facilitará suas consultas.Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação
27/07/2007

Aula Presencial 6


Hipertexto é o termo que nos leva a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. As primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.
Os primeiros hipertextos sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores. Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

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