sexta-feira, 12 de junho de 2009

Zanandrea Renzi

AULA 1

1
Ficaria no laboratório e deixaria os alunos se revezarem em duplas no computador para elaborar um convite de festa junina, uma lista de preços e valores dos alimentos que serão vendidos, os panfletos a serem entregues na comunidade sobre a festa, as placas de jogos e barracas da festa e os bilhetes a serem vendidos com numerações de miss e mister caipirinha.

Aqueles que não estiverem nos computadores ficam com a confecção dos peixes da pescaria, as latas do tomba latas com sua bola e por fim, as caixas surpresa.

2
As criação podem usar o paint para fazer caravelas e pesquisar a sua importância no descobrimento do Brasil, por qual caminho chegaram aqui e quais os motivos que os trouxeram e quem era esse povo que aqui vivia?
Podem fazer uma exposição que conte com desenhos feitos com o uso do computador, pesquisas, textos e maquetes.

3
Para exploração e criação de formas diferente de aprendizagens, como por exemplo o logo.

A vantagem , é que o educador deixa de ser o principal sujeito do ensino, criando meios para que o educando aprenda por ambientes diferentes e instigadores.

A necessidade de computadores é que o educando deve ter acesso para fomentar sua imaginação e criação tornando sua aprendizagem elevada e igualitaria, pois na maioria das vezes, o educando não possui um computador em sua residencia e nã tem acesso às lan house ou centros.

Sim ou ficaremos no passado.
Tudo bem que a maioria das descobertas científicas foram feitas sem o uso do computador, mas ele nos faz chegar ao outro lado do mundo em tempo real.

Com um bom projeto o educador fomenta, instiga a vontade no educando de melhorar o meio em que vive por criação e mudanças positivas.
Ser autonomo e criativo nos leva a agir.

A utilidade é que uma sociedade autonoma e critica traz bebefícios em geral pois pensam na transformação do grupo.

Alguns educadores já estão preparados, mas o erro maior é não levar em conta o que o educando já sabe.
Uma boa conversa com a turma pode render bons beneficios e ajuda o grupo a se conhecer.

Obs;Certo dia uma amiga me disse que queria ajudar as pessoas da comunidade para melhorar suas rendas e que fossem morar num lugar melhor.
Eu disse a ela que o melhor é mudar o proprio meio em que vivem e assim não precisam deixar o local e sim transforma-lo.



AULA 2

Parte 2

Sou uma pessoa que muda sempre, pois preciso aprender para conseguir ensinar bem.
Acredito que esse trabalho é importante para entender que a verdadeira formação não acontece de fora para dentro, ou seja, formular uma formação e reproduzir com os educadores o mesmo que será com os educadores. Mas, a formação verdadeira acontece de dentro para fora, com os educadores que conhecem a realidade de sua comunidade e com isso, conta com o coletivo pára discutir em momentos de leitura e trocas de experiências, com uma equipe de profissionais da escola refletindo sobre qual o melhor caminho a seguir.
Sei que é grande a necessidade de se construir uma sociedade mais justa e igualitária, para tanto, devo aprender e ensinar com qualidade e confiança aquilo que é prático e que vale a pena ser aprendido e que traga benefícios, seja belo e tenha moral.


AULA 3

1ª Parte
Segundo Tiba (2002, p.27), “Felicidade não é fazer tudo o que se tem vontade, mas ficar feliz com o que se está fazendo”. São sábias as palavras de quem consegue ver o mundo de uma maneira global, que procura equilíbrio ao tratar com os sentimentos. Comecei a entender que o professor deve estudar sempre, tanto para evoluir, quanto para saber sobre assuntos a serem discutidos em sala de aula e fora dela. O homem faz parte da história e somos nós que mudamos ou conservamos tudo, dentro de um emaranhado de perguntas e respostas que mudam a todo o momento, mas precisam de um ponto norteador como guia, e cada um de uma maneira que às vezes, pode parecer igual, mas na verdade, é diferente para todas as coisas e pessoas. Preciso entender como se desenvolve na criança a vontade de cuidar do mundo, de pensar no outro, de querer fazer o bem sem receber nada.
O educador por sua vez, deve estar sempre em grande transformação, pois na escola acontece grande parte do desenvolvimento humano. Então precisa atualizar-se, renovando e dando continuidade a seus conhecimentos, ciente de que as novas tecnologias mudam tudo rapidamente.
O ambiente da escola pode e deve se tornar melhor para todos. O educador deve tomar uma atitude reflexiva quanto à comunidade onde trabalha, para conhecer melhor e saber qual a formação adequada para a realidade da escola a qual esta inserida. Ele não é o dono do saber e deve compartilhar as realizações e problemas da escola com todos que dela participam.
Para o educando se tornar critico e autônomo, o educador deve ser criativo e instigador, pesquisando e lendo sempre, acreditando que as mudanças são necessárias, mas que o trabalho em grupo com um mesmo objetivo será melhor, pois aprender fazendo e refletindo, pode trazer novas possibilidades de uma sociedade mais justa para todos.

2ª Parte:
Na escola possuímos 1 computador -que não é livre para os educadores usarem, nem os educandos, já pedi, e as respostas são sempre grosseiras.
Possuímos maquina fotográfica digital, onde é registrada grande parte das atividades da escola e em outros ambientes, revelamos e usamos como parte de projetos e lembranças para os pais.
Possuímos tv para filmes infantis e informativos da secretaria.
A secretaria recebe e-mail para informar aos educadores
Possuímos telefone e fax, para ser usado somente pela secretaria.


AULA 4 - Presencial

“A Importância das Tic na educação e no uso diário”


TICs na Educação

Educadores e especialistas entendem as TICs como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Com a velocidade que os computadores ligados à internet nos proporcionam é primordial que os educadores utilizem-se dos mais variados recursos tecnológicos: televisão, DVD, TV a cabo, sistema de rádio, jogos eletrônicos e especialmente o próprio computador, principalmente se utilizado com data-show, que possibilitam ao educando uma maior visualização. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

A introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.

Ao aumentar o acesso e o uso da tecnologia pela comunidade educativa, a escola como uma comunidade de aprendizagem poderá:
• Proporcionar aos professores apoio na utilização das diversas aplicações
informáticas, no domínio da planificação das atividades letivas, na
diversificação de estratégias, no desenvolvimento de projetos e na
produção de recursos educativos;
• Promover o uso das TIC em contextos inter e transdisciplinares,
fomentando o desenvolvimento de projetos educacionais colaborativos e
comunidades virtuais.

Uma vez que o educando já tenha algum conhecimento de TICs, poderemos instaurar a troca de e-mails, organização de um diário eletrônico, visando resgatar a auto-estima, visto que se trabalhará com a valorização do respeito mútuo, cooperação colaboração e solidariedade, visto que normalmente se faz necessário o compartilhamento dos computadores que sempre são em menor número do que dos alunos. Por ser uma atividade diferenciada e em muitos casos não vivenciadas pelos alunos em casa as aulas que se utilizem de TICs “fascinam” os alunos de tal forma que fica mais fácil se conseguir a atenção dos alunos.

O uso das TIC no dia-a-dia

A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento.

Atualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre aos meios de comunicação como o telefone, fax, e-mail, entre outros, pois são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.
A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades e assume importância na vida coletiva e individual atual. As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.

A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também para a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A principal forma de interação com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direcionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.

Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações.
Os aviões estão sempre controlados através de complexos radares em conjunto com os operadores de controle que atrás de complexos sistemas informáticos "guiam" os aviões para as pistas corretas sendo avisados pelos sistemas quando existe algum perigo. Os computadores efetuam os cálculos necessários evitando que haja alguma colisão entre aviões.
Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes, como tornados, evacuando pessoas dessas áreas salvando vidas. A previsão do tempo é também realizada a através dos satélites.
Uma das características fundamentais das tecnologias de informação consiste no fato, de um único meio eletrônico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os “tradicionais” documentos de texto, passando por imagens, áudio e vídeo.
A transmissão de informação é realizada em poucos segundos e é enviada para vários locais, ficando assim a ser útil para muita gente, como por exemplo, a disposição de um telejornal.

A Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. A comunicação via Internet pode transportar trabalhos com informação pessoal a um vasto número de pessoas e a custo reduzido. Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade, da informação, e também melhoria da vida dos cidadãos. As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação e pagamento
As tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo e são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da sociedade atual.


AULA 4 - a Distância

Projeto: A história da escola que eu amo

-Área do conhecimento envolvida:
Português, artes, história, geografia e matemática.

Nesta atividade, os alunos devem produzir um livro utilizando o computador;
Criar a história;
Produzir o texto;
Criar personagens;
Elaborar a capa e o formato;
Utilizar máquina fotográfica para tirar foto do entorno da escola, dos desenhistas da história e escritores;
Capturar fotos para o livro;
Fazer entrevistas com professores novos e antigos, com alunos e com a comunidade.
A culminância se dará com a exposição do livro, das fotos e de uma apresentação no movie maker.



AULA 5 - Presencial - Apresentação em Power Point


AULA 5 - a Distância

Projeto: Sobre ritmos e sons

Objetivo:- Mostrar diferentes músicas, variar o som dos instrumentos e fazer cantar e ouvir são maneiras de ampliar o repertório na pré-escola
Procedimento:- Na escola, criança tem de ouvir música de criança. E só música de criança, certo? Não. Nada mais falso. "Não se pode limitar o contato da turma à chamada música infantil. Algumas delas têm texto fraco, muito óbvio ou com rimas pobres", explica Teca Alencar de Brito, autora do livro Música na Educação Infantil. De acordo com o Referencial Curricular Nacional, é importante que a percepção musical na pré-escola seja estimulada pela audição e pela interação com diversos tipos de canções. No cardápio de gêneros, estilos, épocas e culturas, o fundamental é que o repertório tenha qualidade - em outras palavras, que possua riqueza de composição e de arranjos. Mesmo não sendo especialista no assunto, o professor pode direcionar a turma a prestar atenção ao som, observando as características rítmicas, os silêncios, os instrumentos e o uso da voz. O trabalho pode começar com uma sondagem sobre as músicas preferidas dos pequenos. Em um segundo momento, envolver as famílias enriquece ainda mais a atividade. Partindo desse ponto, Luciana do Nascimento Santos pediu que as crianças da pré-escola do CEI Santa Escolástica, em São Paulo, perguntassem aos pais que canções eles conheciam em suas brincadeiras de infância. "As mais lembradas foram referências de cantigas tradicionais, como Peixinhos do Mar, Atirei o Pau no Gato e Ciranda, Cirandinha", diz ela. Para ampliar as referências das crianças, Luciana levou às aulas CDs de chorinho, coco, maracatu e samba de roda. A cada estilo novo, agregava informações históricas e culturais, mostrando o mapa da região típica do gênero, DVDs com as danças relacionadas e fotos dos cantores. Também direcionava o olhar da turma para os elementos específicos de cada música. "Eu perguntava: que instrumento produziu esse som? Como reproduzir o que foi escutado partindo da exploração do corpo, abafando a boca ou batendo na perna?" Foi o gancho para um trabalho prático que incluiu a experimentação e a confecção dos próprios instrumentos.
O produto final foi um livro com letras completas e desenhos das músicas preferidas das crianças. Uma alternativa é a gravação de um CD que reúna os sons trabalhados em sala e os mais conhecidos pelos pais. Dessa forma, cada um pode ter uma cópia e continuar aproveitando a atividade em casa, com a família reunida.
O número de alunos é entre 24 se for uma sala, mas o projeto fica melhor se puder contar com 48 crianças, que é o total das duas salas de maternal e a duração pode ser de 6 meses.
As tecnologias e mídias são: Maquina fotográfica digital, computador, CD, DVD, telefone, gravador e rádio.

BIBLIOGRAFIA Música na Educação Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 págs., Ed. Peirópolis, tel. (11) 3816-0699,46reais CEI Santa Escolástica - Mosteiro São Geraldo de São Paulo, R. Itapanhaú, 170, 05665-060, São Paulo, SP, tel. (11) 3742-0399


Aula Presencial 6

Hipertexto
Impressão

Nossa Impressão quanto à pesquisa, é que o hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceituais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceituais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circularem por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto, mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermídia. A exibição de museus, a apresentação de materiais acadêmicos, os livros eletrônicos, os pacotes educativos, etc. são formas de hipermídia. De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo, um dos formatos mais usuais para divulgação de documentos formais ou textos originais que exigem certo nível de proteção de escrita, também um simples texto digitalizado com qualquer processador de texto pode ser importado para a Internet sem qualquer marca de hipertextualidade, o que acontece com a publicação on-line de dissertações, ensaios, textos de opinião, obras completas de diferentes literaturas, etc.



Aula 6 - A Distância - Apresentação em Power Point


Atividades referentes a Aula 7 - Presencial

Eu aprendi que atrás de uma palavra podemos colocar inúmeras situações.
Que não é fácil fazer tantos slides, mas que fica um trabalho muito bom e ajuda na compreensão, até mesmo para pessoas que não possuem o habito de ler, pois as figuras também ajudam quando as palavras não conseguem dizer tudo que é necessário.
Este curso é um dos mais difíceis que já fiz, mas em compensação, não encontrei nada repetitivo, só novidade, tanto nos textos longos quanto nas atividades.
É bom dar uma acelerada e saber que neste mundo, ainda temos muito que aprender e que esta aprendizagem é muito gostosa e pode trazer benefícios para toda sociedade.
Minha dificuldade, é que na creche só tem um computador na biblioteca sem internet.
Mas já comecei a trabalhar com os pequenos, após o planejamento, inclui no semanário e apresentei o PC para quem não conhecia e já fizemos duas produções coletivas no Paint. Tiramos fotos e eles vão poder se observar esta semana no próprio computador, vai ser uma delícia.


Atividades da Aula 7 - A distância


Planejamento

A informática educacional é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina.
TEMA: Minha escola; brincadeiras na escola; Minhas descobertas Objetivos
· A adaptação ao ambiente escolar – formação pessoal e social.
· A brincadeira como situação de exploração espontânea de conhecimentos.
· A construção da identidade: valorização pessoal e o reconhecimento do corpo, do nome e da alimentação saudável.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas:
· Conhecer o espaço físico da escola e deslocar-se nele com facilidade e autonomia.
· Identificar e nomear o educador, os colegas e demais pessoas do universo escolar, interagindo com todos, sem bloqueios.
· Nomear os diferentes materiais e objetos da sala de aula especializados e utilizá-los com interesse, gosto e os cuidados necessários.
· Identificar-se com a turma, sentindo-se parte do grupo, progressivamente engajado, colaborando e participando efetivamente.
· Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade, evoluindo no nível do vocabulário, do domínio corporal e do conhecimento físico.
· Compreender e praticar, no desenrolar das brincadeiras, pequenas regras combinadas.Reagir a situações imprevistas, tentando resolver pequenos problemas que surgem com bom humor e criatividade.
· Identificar semelhanças e diferenças perceptíveis entre objetos, sons e gravuras, estabelecendo alguma relação entre eles.
· Usar diferentes possibilidades que o corpo oferece em situações diárias (segurar, apreender, correr, andar, etc.)
· Reconhecer e identificar desenhos em diferentes situações no cotidiano da sala de aula.
· Utilizar os conceitos matemáticos básicos e as classificações não-figurais em situações cotidianas.
Objetivos Gerais da Informática
Novas tecnologias estão invadindo as casas e o mundo lúdico dos alunos. Os lugares virtuais do mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado. As relações têm sofrido profundas mudanças com o advento da Informática, despertando a curiosidade e o interesse nas crianças. Através da informática educacional, os alunos desenvolverão habilidades por meio de novas tecnologias, com softwares educativos e projetos interdisciplinares, relacionados ao conteúdo didático.
PROJETO: Um lugar especial: Minha escola
Descrição do Projeto
O ambiente escolar possibilita a construção de sistemas de referências que permitem aos alunos se deslocarem de um lugar para o outro, analisando formas, dimensões, objetos, além de proporcionar o conhecimento e a convivência com diferentes pessoas que trabalham na escola. Adaptações, novos amigos, novos conhecimentos, enfim momentos únicos, que nos faz deste novo ambiente, um ambiente mágico.
Áreas envolvidas: Linguagem, Matemática, Integração Social e Artes.Empreendimento: Criação de um álbum recordações (Momentos inesquecíveis) na escola.

Objetivos do Projeto:
· Desmistificação do computador.
· Reconhecer a função dos periféricos.
· Desenvolver habilidades viso-motor para o manuseio do mouse e teclado.
· Trabalhar as percepções auditivas, visuais e raciocínio lógico.
· Encorajar as crianças a ter confiança em sua capacidade para lidar com situações desconhecidas.
· Respeitar as regras simples de convívio social;
· Linguagem oral;
· Socialização;
· Personalidade;
· Autonomia;
· Cores.
Discriminação das tarefas:
· Pinturas no computador;
· Atividade complementar relacionado ao projeto;
· Exploração dos ambientes e observação de fotos;
· DVD – Timothy vai à escola: Conhecendo a Turma.
Recursos a serem utilizados:
· Internet
· DVD
· Maquina digital
Avaliação
Avaliação pressupõe sempre referências, critérios, objetivos e deve ser orientadora, ou seja, deve visar o aprimoramento da ação educativa, assim como o acompanhamento e registro do desenvolvimento (integral, conforme Art. 29) da criança deverá ter como referência objetiva estabelecidos no projeto pedagógico da instituição e o professor. Isto exige que o profissional da educação infantil desenvolva habilidades de observação e de registro do desenvolvimento da criança e que reflita permanentemente sobre sua prática, aperfeiçoando – a no sentido do alcance dos objetivos.


Aula 8 - Presencial

Pesquisa sobre a wikipédia
A Wikipedia é um projeto para produzir uma enciclopédia de conteúdo livre que pode ser editada por todos. Começou, formalmente, em 15 de Janeiro de 2001, como um complemento ao seu similar, o projeto Nupedia (escrito por especialistas). Ele acabou substituindo a Nupedia, crescendo até se tornar um projeto de amplitude global. Sendo que em 2009 contava com milhões de artigos e páginas difundidas mundialmente, e conta com centenas de milhares de contribuintes ou colaboradores.Teve com fundador Jimmy Wales.
Confiabilidade da Wikipédia
A Confiabilidade da Wikipédia é um tema bastante controverso, uma vez que o sistema wiki adotado pela Wikipédia permite que informações sejam adicionadas e modificadas até mesmo por usuários anônimos, fato que poderia, a princípio, inviabilizar a confiabilidade das informações inseridas. Em 2009, de acordo com um artigo publicado pelo Irish Times, um estudante de sociologia da Universidade de Dublin Shane Fitzgerald, assim que soube da morte do compositor francês Maurice Jarre, criou hoax com uma citação falsa atribuída ao compositor. Logo após sua falsa edição, importantes publicações da Inglaterra, EUA, Índia e Austrália teriam reproduzido a frase.
Apesar de ser de conteúdo aberto, e, portanto, sujeito a ser editado por qualquer internauta, a Wikipédia conquistou a aprovação — no tocante à confiabilidade de suas informações — da renomada revista científica Nature, da Inglaterra, publicação que, por sua vez, goza de enorme prestígio em nível mundial. A revista britânica realizou uma pesquisa comparativa, de 50 artigos científicos, entre a Wikipédia (W) e a Enciclopédia Britannica (B). Dos artigos, 42 foram analisados por especialistas, e o resultado foi surpreendente, vez que a comparação obteve pontos semelhantes entre as duas.
Ambiente wiki
Uma ferramenta importante para a construção de conhecimento colaborativo na Web é o Wiki. Wikis são sistemas onde todos os usuários podem criar editar ou remover páginas sobre qualquer assunto. É normalmente utilizado como enciclopédia, dentre as quais se destaca a Wikipédia, que já conta com mais de 284 mil artigos em português e outros cinco milhões em diferentes idiomas. Mesmo tendo todo seu conteúdo escrito e organizado por seus usuários, a Wikipédia serve de referências até para outras enciclopédias, como o Babylon, e é aceita como referência bibliográfica válida por várias instituições. O sistema de Wiki é gratuito e pode ser instalado facilmente em servidores Web. O custo para se ter um Wiki próprio é, então, apenas o do servidor, o qual pode ser em um plano compartilhado e adquirido por valores muito baixos.


Atividades referentes a Aula 8 a distância

1-Jaime Balbino
Comentário
Aproveitei a wikipedia para estudar sobre o software livre.
Gostei de saber que é feito por todos que se interessarem, mas com a preocupação de fiscalizar também!
A verdade de hoje, não é a mesma de amanhã e mudamos tudo com uma nova visão e comportamentos adquiridos com o tempo e a vivencia.
Vejo as palavras como pessoas, cada um com uma história e uma enorme árvore genealógica.


2-Stewart Mader
Comentário
A informação ajuda na formação tanto de educadores quanto educando, aproximando-os com as novas tecnologias e o mesmo propósito, mas deve haver a vontade e desperta-la que não é fácil, pois há outros interesses entre os jovens, crianças e os adultos que podem deixá-los longe da aprendizagem e para que isso ocorra devemos mostrar sua real necessidade.




AULA 9 - Apresentação em Power Point



Atividade relativa à aula 10

Comparando as aulas 7 e 9, percebo que é mais fácil colocar no papel, que a execução do planejamento.
Ao escrever, a facilidade estava em procurar nos Referenciais de Educação Infantil, procurar alguns teóricos como Piaget e separar as atividades.
Mas, ao colocar na prática, notamos que o planejamento deve começar bem antes, por exemplo; para eu tirar fotos na escola, devo reservar a máquina e colocar para carregar um dia antes e rezar para que ninguém tenha a mesma idéia.
O semanário é de total importância, pois é assim que definimos o horário para se usar um determinado espaço, como a sala de informática, que é a mesma usada para o vídeo. No local que trabalho, todos respeitam o horário de vídeo, parque e pátio. E isso ajuda muito na elaboração de qualquer atividade.
Acrescentamos um livro de história sobre as formas e cores, iniciando, assim nossa atividade com o recurso da informática.
Com uma roda de conversa sobre o livro, despertamos a curiosidade das crianças sobre as várias formas possíveis e fomos para o pátio desenhar e inventar os círculos que cada um desejasse. Foi bambolê para um lado e panelinha para o outro. E todos participaram, tanto sozinhos, quanto ajudando aos seus amigos. A socialização aconteceu de forma prazerosa.
Com o material LEGO precisamos fazer um plano de aula à parte sempre, mas envolvemos nosso planejamento, para acontecer a continuidade do trabalho. Foi muito bom, pois a cada momento, os educandos se descobriam parecidos com os bonecos e fazendo parte da trama que é a educação. A cada movimento, uma nova descoberta que se tornava real com as mediadoras sempre atentas, para que todos consigam desenvolver seu potencial.
Ao chegar à sala de informática, coloque a mão no monitor do computador e perguntei se alguém sabia do que se tratava? E como um coral, todos responderam que se tratava de um quadrado.
Tive vontade de rir, mas coloquei a mão sobre a televisão e fiz a mesma pergunta, e recebi a resposta, que se tratava de uma televisão. E quando voltei a mão ao monitor com a mesma pergunta, todos responderam que era um computador. Engraçado mas é real!
Apresentei os componentes de “hardware” e fizemos um desenho em grupo no “paint”.
Em nossa sala de vídeo, só tinha um computador, e agora, não temos mais nenhum. Vou rezar e pedir para que arrume logo. Enquanto isso não acontece, registraremos tudo com fotos e atividades de desenho dos educandos.



Aula Presencial 11

Em minha visita aos blogs;
Ambizoom.blogspot.com
Amigasdaedu.blogspot.com

Gostei e vou comentar o Amigasdaedu que dão uma dica de um site de reciclagem divertida com oficinas de embalagem plásticas, origamis com material reutilizado, música com lixo, livro de retalhos, xilogravuras e oficina com isopor.
Mas no blog, os jogos educativos são bem interessantes e bonitos, como o jogo da velha feito com EVA.
O dado possui tanto numerais quanto flores e corações, ficaram muito charmosos.
Na Amigas da Edu, ensinam passo a passo a produção de porta retrato e como trabalhar uma atividade com história, oração e poesia. Tudo bem simples, mas com um toque de criatividade.
Gostei de um projeto para trabalhar o circo na escola, pois a escola que trabalho, usou algumas gravuras, mas tem muita coisa ainda para fazer.
É um blog super fofo. Fui tentar copiar o balão de origami, mas não consegui, é muito difícil. Outro dia tento novamente.
Não gostei muito de ver gravuras com gatos, pois não gosto de gatos.
Em minha infância e juventude sempre tive gatos, aos montes, os mais carinhosos até dormiam no meu pé. Nessa época tinha uma amiga que tinha pavor de gatos.
O tempo passou e meu ultimo gato foi há uns 10 anos e ele desapareceu. Nunca mais gostei de gatos, na verdade, morro de nojo e não teria um em hipótese alguma. Não gosto de entrar em casa que tenha gatos. Estranho, mas é uma história real e eu precisava escrever sobre ela.
Foi o blog que despertou.


Aula 11 – à distância

Gostei muito de todo o material de O Passo, não consegui visualizar o m=9, vou tentar outro dia.
Acho muito difícil todo o esquema para chegar ao resultado final, pois já fiz várias danças, como, Afro, Jazz, Contemporânea e atualmente estou tentando na Dança do Ventre.
Todo passo tem uma história e uma maneira se ser produzido, cada movimento e sua desenvoltura devem ser pensados e ter um propósito artístico ou necessário. Assim as crianças aprendem a andar, meio desordenadas, mas logo pegam o jeito certo e ninguém as segura mais.
Depois de assistir O Passo, começamos a ensaiar as crianças para uma dança country na creche. Antes, seria quadrilha, mas resolvemos ousar e a dança ficou bonita. Usamos conteúdos do Referencial para Educação Infantil e um pouco de criatividade. É nosso segundo dia de ensaio, mas vou tirar fotos de ensaio e da apresentação e te envio após o dia 20, pois é o dia da festa e vou sair de férias a partir de amanhã.
Em nossa escola contribuímos para o melhor desenvolvimento de todas as crianças, trabalhando em equipe com muito amor.
Fiz um cadastro no site e espero poder postar nossas atividades logo.



Aula 12 – Presencial


- O trabalho do Prof. Lucas com o bloco do Passo inspira várias idéias para se trabalhar na escola, conhecendo o seu corpo e de seu amigo, respeitando o outro, aprendendo com os erros e acertos.
Com a roda de conversa, podemos ouvir e ser ouvidos, para tirar dúvidas e ouvir opiniões, aprendendo a respeitar e socializar.
O ritmo tem tudo há ver com a nossa vida e a forma como agimos, portanto, saber equilibrar e entender, nos leva a um mundo mais dinâmico e interessante.
-Traz várias idéias para se trabalhar com tecnologias, pois o pensar e o produzir têm importância fundamental na criação que só pode existir com certo ritmo cerebral. O ritmo de cada um é único e deve ser respeitado até que o mesmo incorpore um novo aprendizado.
-Sim podemos pedir a uma turma, que escreva uma história. Uma segunda representa a história para a turma, uma terceira registra com fotos e vídeo e uma quarta turma pode postar tudo em um lindo blog.
Acredito que música, ritmo e computador andam muito próximos, não por meus amigos músicos serem ótimos quando encontram um computador, mas é que as ligações sinápticas que o cérebro é capaz de fazer com ambas as aprendizagens são muito parecidas.
Acredito que cada aluno aprenda de uma forma diferente, não sou Piagetiana, mas que cada um consegue aprender aquilo que mais lhe interessa de uma maneira especial.
Quando deixamos uma atividade diferente para cada grupo, cada um deve se esforçar e discutir a melhor forma de se chegar a um bom resultado. Mas o melhor é mostrar, que todos os papeis são importantes e que se um não estiver no ritmo, o produto final não acontece.


Aula 12-à distância

Atividade-1
1-Após visitar e fazer o cadastro no Portal do Professor do MEC visitei o “Espaço de Aula” e pesquisei sobre o Tangam, aula de número 266, que eu vou usar para ensinar sobre o triângulo para os educandos. Já construímos com papelão, só falta montar a história, que será usada após o recesso escolar.
Gostei muito das aulas de magia:
HTTP://descartes.cnice.mec.es/matemagicas/index.htm
Esta em espanhol, mas eu amei os jogos e brincadeiras.

2-No link “Recursos educacionais” adorei um episódio do Programa Gira Mundo, exibido pela TV Escola, sobre o Teatro de bonecos. O livro Cobra Norato, obra de Raul Bopp.
Dá para contar a historia do povo indígena com muita criatividade e respeito pelo meio em que vivemos, reaproveitando tudo.

Atividade- 2
1-Nos vídeos da TV Escola encontrei um material legal, como por exemplo, a história “Umas gotinhas de água”, feito com desenho, bem infantil e bonito. Assim, dá para usar os desenhos dos educandos para construir uma história.
Mas o vídeo sobre ortografia pode ajudar minhas amigas no fundamental.
2- No Domínio Público, pesquisei sobre literatura infanto-juvenil “Pai, posso dar um soco nele?” de José Claudio da Silva.
Não sabia que dava para ler o livro todo.
3- Não consegui ler uma palavra do Rived, já tentei 3 dias, mas sempre fico na segunda tela e não passo de lá.




Aula 13 - Presencial


Ao visitar o Porta Curtas Petrobrás, gostei muito dos curtas:
-A casa, que me fez lembrar uma musica que adorava quando criança. Era uma casa muito engraçada, não tinha teto não tinha nada...
Para trabalhar com Educação Infantil, é muito bom.
-Alma em chamas, que é bem quente e não recomendado a menores. Seria para assistir só e mais nada!

No Curta na Escola, Já havia assistido “ A origem dos bebes segundo Kiki Cavalcante”. Mas aproveitei para assistir novamente.
Eu gostei muito, pois tem um pouco da visão de uma criança quanto a como veio ao mundo.
Serve para trabalhar com Infantil e Fundamental I.

No Kimena, Assisti “Sorriso Belíssimo”, que é institucional e “A forma e a cor”, que são documentários.
Não gostei, pois tem sempre slides ou filmes culturais que não me interessam muito. Talvez seja bom para quem gosta de fotografia.

Agora vamos falar sério, no Mnemocine eu li um pouco sobre o “Crepúsculo”, que eu adorei assistir e tive a oportunidade de assistir 2 cenas que foram deletadas do filme.
Li também sobre a parte 4 do “Shrek”, um filme que sempre mostrou que o feio também pode ser bonito.
Eu adoro filmes e quem tiver interesse em saber um pouco mais antes de passar qualquer filme parta os educandos na escola ou em casa, deve visitar este site.

Não consegui acessar o Youtube, embora outras vezes já tenha assistido alguns vídeos bem engraçados, talvez por razão de não ser liberado no local que me encontrava.
Sei que possui vários vídeos caseiros e shows.

No Cineduc, li sobre o filme “ Cinema Aspirinas e Urubus”, gostei muito de saber que tem muitas produções de escolas e de oficinas.



Atividade à distância – Aula 13 - Apresentação em Power Point

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