sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sandra Cristina Ap. BianchiI da Silva

AULA 1

1- mesmo reservando a sala de informática com antecedência, prepararia a minha aula com atividades que fossem para ser desenvolvias no computador e fora dele. com apenas 5 máquinas, dividiria a turma em grupos, de modo que todos utilizassem pelo menos por um período os computadores, assim todos os alunos teriam a oportunidade e registariam as demais atividades realizadas no dia em seus cadernos ou diários.

não voltaria para a sala e aula, continuaria no labortório de informática.

Uma das atividades que podemos desenvolver e a seguinte:
· Leitura do livro romeu e julieta, autora ruth rocha, para todos os alunos;
· Divisão da turma em 3 grupos. Divisão do grupo em duplas.
Proposta:
A_ reescrever a história em duplas;
B_ utilizar o computador no programa tux paint, para ilustrar a história;
C_ revisão da escrita com a professora, utilização do dicionário, ajuda dos demais alunos.
Reservar o laboratório novamente.


2- aréas: geografia/história/ed artistica/ informática
Turma: 3ª série



Projeto identidade – resgate das memórias

História – história doaluno / linha do tempo;

Geografia – mudanças ocorridas no ambiente em que o aluno vive no decorrer do tempo;

Ed artisitica – confecção do livro da vida do aluno (momentos marcantes);

Informática – após a coleta de dados, digitar, escaniar as fotos, utilizar os recursos disponíveis no computador e organizar o livro da vida do aluno.


3 -
· A informática na didática é mais uma ferramenta que auxilia o professor a preparar, organizar e realizar sua aula. Torna as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos.
· Vantagens - na preparação de atividades que são entregues aos alunos, sempre é mais organizado, legível e oferece recursos intermináveis ( mudanças de letras, aplicação de imagens, pesquisas na internet, etc..).
Para o aluno – desenvolver outras habilidades, é atrativo, os resultados são mais rápidos.
· Todas as escolas devem possuir computadores, pois é um espaço de aprendizado, distração, concentração e conecção com o mundo (internet).
· Não precisamos ser dependente dele, porém podemos utilizá-lo de forma interdisciplinar.
· Desenvolver novas habilidades nos alunos, observar o desempenho dos alunos em atividades diversas, desenvolverem a capacidade de ajuda e socialização.
· Alguns alunos têm mais dificuldade de realizar atividades propostas, pois possuem certas limitações, até mesmo física, com a utilização dos computadores, algumas limitações podem ser superadas.
· Alguns professores estão se preparando para a utilização dessa tecnologia, outros ainda acham uma perca de tempo ou que apenas a utilização dos computadores e para “aparecer” para o diretor ou a comunidade (pais dos alunos), que os resultados com os alunos não mudam.



AULA 2

O SER HUMANO E A TECNOLOGIA

Sou uma professora que está sempre procurando aprender, posso dizer que sou xereta.não tenho medo de pedir ajuda e dizer que não sei fazer ainda.presto atenção em todos que estão ao meu redor e sempre aprendo e ensino um pouco.

meu primeiro contato com o computador foi apenas de observadora na casa da minha tia, em 1997. depois no curso de pedagogia, em 2ooo (UNG). sempre fiz todas as tentativas e adorei conhecer a tecla desfazer. usei muito o laboratório da universidade, sempre pedindo ajuda. em 2005, ganhei um computador usado, aprendi a usar um pouco a internet, com as minhas filhas. na em, em 2006, quando fui pela 1ª vez P.R.C., pude explorar mais o computador. a necessidade de organizar os registros, bilhetes e fotos.... fez com que eu me aventurasse mais. usei as noções de datilografia e a ajuda de todos na medida do possível.

Em 2007 fiz os cursos de informática para os professores no adamastor, módulos i e ii. nesta época compramos um computador mais moderno para nossa casa.

Hoje na escola sempre estou “ajudando” a descobrir o que aconteceu nos equipamentos da unidade.

Aprendi e ainda estou aprendendo muito. já consigo digitar, formatar, inserir figuras,etc...utilizar os diferentes programas. fazer apresentações de fotos para professores, alunos e pais.


GUIA DO CURSISTA

RESUMO DAS PÁGINAS 29 À 44


nas sociedades atuais muitos aprendem cada vez mais, outros cada vez mais tem dificuldades de aprender. e incrível como aumenta o fracasso escolar e como podemos ampliar e organizar os sistemas diferenciados de aprendizagem.
é preciso investir nas novas aprendizagens, paratransformar o conhecimento do mundo ao qual fazemos parte. a escola não pode ignorar essa forma de aprendizagem. precisamos observar também que a palavra escrita continua sendo o principal veículo da informação, o que é preciso é aprender a organizar essa nova competência, pois não basta apenas ter acesso e sim dar sentindo a essas informações.
a escola não é a única fonte de conhecimento para o aluno,ela precisa formar cidadões para uma sociedade aberta e democrática. é preciso aprender a convi8ver com a diversidade, com as múltiplas interpretações e os diferentes pontos de vista.
a educação não proporciona verdades acabadas e sim ajuda o aluno a construir sua verdade, para dialogar, desafiando-o na busca de novas informações.
para mudar a forma de aprender dos alunos, precisamos mudar também a forma de ensinar dos professores. os alunos podem aprender apartir de diferentes áreas do currículo:
· aquisição da informação;
· interpretação da informação;
· análise da informação;
· compreensão da informação;
· comunicação da informação.


APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA

O ser humano descobriu a necessidade de continuar a aprender para, em um primeiro momento manter a posição do trabalho, depois veio o prazer de continuar a aprender. surgiu assim a necessidade de compreender quais as caracterisiticas prazerosas da aprendizagem que estão presentes em nossas vidas (educacional e profissional).

Na educação bancária temos

ensinar – depositar conhecimento.
aprender – memorizar a informação.

Já o conhecimento construido é o produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação. é construído por cada um.

· as crianças mesmo antes de entrar na escola, estão motivadas a aprender. segundo piaget, elas passam por um processo de construção do conhecimento: assimilação – adaptação – acomodação.
· aprendem a todo o momento.
· estão imersas em ambientes onde encontram ou estabelecem problemas e projetos a serem desenvolvidos. constroem seus conhecimentos.
· para delval, os seres humanos acumulam cultura e valores, passando para outors elementos da comunidade.
· “aprendemos e ensinamos para ter que resolver problemas reais e interagir com pesoas e objetos do nosso dia a dia”. essa é uma “experiência ótima”, que envolve e da prazer.


A Aprendizagem Na Terceira Idade

A pessoa passa a dedicar parte do seu tempo para fazer as coisas de que gosta ou aquelas que não foram realizadas por falta de tempo.
Nas instituições educacionais é empregada uma metodologia diferenciada, onde a discussão em grupo é privilegiada. os alunos aprendem a vencer desafios, produzeme compreendem o que realizam.
A aprendizagem real acontece verdadeiramente quando o aprendiz controla e quer conhecer mais sobre o assunto, satisfazendo suas necessidades e interesses.ex: aprender a beijar (não existe um profesor que vai narrando as orientações do beijo...).
A escola precisa despertar no aprendiz sua capacidade de querer aprender, organizando ambientes e pessoas para auxiliar neste processo de aprendizagem.

A sociedade precisa se conscientizar que as pessoas aprendem de diferentes maneiras, e por isso precisam de diferentes ambientes e agentes de aprendizagens.

Os agentes de aprendizagens devem ser capazes de criar condições para que cada indivíduo possa se conhecer como aprendiz - saber como aprender e como atuar nessa situação de aprendizagem.

O educador precisa:

· conhecer o seu aluno;
· trabalhar projetos educacionais;
· propriciar ao aprendiz uma ótima experiência de aprendizagem.



AULA 3

1ª parte

Estamos no ano de 2009 e tudo esta mudando muito rápido ao nosso redor ou melhor no mundo em que vivemos.
Precisamos sempre estar atualizados, conhecer as novas pesquisas e aprender sempre. aprendendo a utilizar as novas tecnologias, além de tornar as aulas mais prazerosas, também a tornamos mais real (os alunos hoje têm grandes habilidades nos jogos eletronicos), quando utilizamos o computador e outros recursos tecnológicos, estamos dando oportunidades aos alunos de resolver problemas e interagir nas aulas. estamos também respeitando as habilidades de cada um, além de favorecer uma aprendizagem real.
É possivel também a interaçao e a troca de informações entre professor-aluno, aluno-aluno, professor-professor.
Quando o professor trabalha com a pedagogia de projetos, ele não apenas ensina como também aprende. suas aulas deixam de ser meras informações depositadas e passam a ser informaçoes pesquisadas e verdadeiras até o momento. a aprendizagem passa a ser significativa para o aluno. esse irá aprender a aprender, irá transmitir seu conhecimento a outras pessoas ( família, por ex.) e o professor estará sempre buscando uma nova maneira de “preparar as suas aulas”. o professor, também estara aprendendo uma nova maneira de ensinar.
As novas tecnologias tornam as pessoas mais integradas e produtivas. eliminam distâncias ( quando usamos a internet), possibilita momentos de criação, descentralização do conhecimento e as criações coletivas.
Pode-se ver novamente o “brilhonos olhos” de adultos e crianças, quando conseguem construir, destruir e reconstruir seus projetos em instantes.
Sendo assim não podemos esquecer:

“ A ÚNICA EDUCAÇÃO QUE FAZ SENTIDO É A QUE NOS FAZ MUDAR O MUNDO”.


2ª parte

EM “DR JOSÉ MAURÍCIO DE OLIVEIRA”
NA MINHA ESCOLA TEMOS:

· TELEFONE
· FAX
· COMPUTADORES
· MÁQUINA DIGITAL
· IMPRESSORAS
· PEN DRIVE
· MULTI MIDIA
· CDS
· TELEVISÃO
· VIDEO CASSETE
· APARELHOS DE CD'S
· APARELHOS DE SOM
· MICROFONE
· VIDEOS
· DVD'S



AULA 4 - Presencial

As contradições das TICs no processo de ensino aprendizagem

Tecnologias na escola envolvem não somente garantir a presença dos meios em sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos processos curriculares.
Olhar a educação e mais especificamente o processo de ensino-aprendizagem com os óculos conceituais das tecnologias da informação e da comunicação parece ser um grande desafio. Talvez isso se deva ao fato de que, em primeiro lugar, essas tecnologias não foram criadas para ou pela escola e, tão pouco, têm sido “adotadas” a partir de uma reflexão coletiva dos diversos profissionais que trabalham em nossas escolas.
Na realidade, as escolas foram sendo invadidas lentamente pelas TICs – como foi o caso da TV e do vídeo – sem a reflexão necessária para sua inclusão no processo de ensino-aprendizagem e no dia-a-dia das atividades escolares nas quais se buscam a cooperação entre alunos, entre outras maneiras, por meio da pesquisa e, também, a sua autonomia para construir o conhecimento.
Por mais interessante ou atraente que seja para o aluno, não será o computador ou qualquer outro instrumento tecnológico que necessariamente garantirá a sua aprendizagem.
Pois ela depende bem mais da adequada mediação que o professor faz entre seu aluno e os conhecimentos que ele julgue necessário abordar em aula.
É necessário que o seu uso não torne o trabalho do professor mais difícil, ofereça flexibilidade pedagógica (a tecnologia deve apoiar as várias formas que um professor usa para ensinar) e estar acessível (o professor tem que ter acesso à tecnologia dentro e fora da sala de aula).
As novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo, deixando de lado todo o processo arcaico utilizado como ferramenta de aprendizagem.



Pontos negativos das TICs:

- Uso do computador sem direcionamento pedagógico;

- Usar a ferramenta sem integrar aos processo currículares;

- Falta de formação dos profissionais da educação;

- Uso das TICs sem um planejamento adequado ao processo ensino aprendizagem;

- O computador, apesar de ser atraente para o aluno, não garantirá a aprendizagem;

-Pontos negativos segundo Valdemar Setzer, de 64 anos, professor da USP
Ele comenta que devemos deixar as crianças serem infantis não lhes permitindo o acesso a TV, joguinhos eletrônicos e computadores!’ disse que chegou a conclusão de que o pensamento abstrato forçado pelo computador prejudica os jovens até 16, 17 anos, forçando-os a usarem uma linguagem e um tipo de pensamento que é totalmente inadequado para crianças e jovens antes de terem uma maturidade intelectual adequada.’
-Para a professora Nina Domingues, brinquedos manufaturados limitam a fantasia. Elas elogiam as idéias de Setzer.
A gente tenta preservá-las, mas não somos contra o computador e, sim, contra o uso precoce. É um pouco como se você tivesse tirando a saúde da criança ao exigir muita concentração. Também não usamos elementos da mídia, não tem Mickey nem Superpoderosas. Tem de equilibrar, isso limita a capacidade criativa’, afirma Nina.

Fontes de pesquisas:
Artigo de Felipe Werneck, publicado no jornal O Estado de São Paulo de 28/11/04Copiado de Jornal da Ciência, órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),
Estudos em Educação e Tecnologia de informação e da comunicação. ( Sergio Lontra Vieira )



AULA 4

PROJETO MEIO AMBIENTE

ÁREAS : LINGUA PORTUGUESA/CIÊNCIAS/GEOGRAFIA/HISTÓRIA/MATEMÁTICA

1- relato dos alunos sobre o ambiente ao redor da escola;
2- fotos do ambiente ao redor da escola, tiradas pelos alunos das diferentes turmas da unidade escolar ( ruas, terrenos,parques, calçadas,a própria escola,etc.);
3- análise das fotos e comentários das turmas;
4- escrita de cartas para os governantes responsáveis para esclarecer os problemas encontrados e propostas para melhoria da situação;
5- pesquisa de textos na internet que relate sobre os problemas que o lixo causa no ambiente;
6- assistir filmes e documentários com as turmas que relatam sobre o problema do lixo e a poluição;
7- pesquisas sobre experiências de sucesso que mostrem como algumas comunidades estão conseguindo superar os problemas da poluição ambiental.
Essas experiências estão acontecendo na escola e fazem parte do projeto “resto de mim”.



AULA 5 - PRESENCIAL - Apresentação em Power Point



AULA 5 – DISTÂNCIA

Projeto: RESTO DE MIM

TEMA: LIXO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

CONTEUDOS CURRICULARES: CIÊNCIAS/PORTUGUÊS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA/MATEMÁTICA

ALUNOS: ENSINO FUNDAMENTAL (2ºANO – RATOS E BARATAS /3ºANO – CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM SUCATAS /4ºANO – O LIXO QUE EU PRODUZO /5°ANO- AQUECIMENTO GLOBAL/EJA)

PROFESSORAS: TODAS DA UNIDADE ESCOLAR

TECNOLOGIAS E MIDIAS: TV/ MÁQUINA DIGITA/RETRO PROJETOR/DATA SHOW/VIDEOS DIVERSOS/DVD

DURAÇÃO: 2MESES

ATITUDES DOS ALUNOS
COMO PROFESSORA REFERÊNCIA DE CICLO POSSO OBSERVAR QUE TODOS OS ALUNOS ESTÃO BASTANTE ENVOLVIDOS NO PROJETO. CADA TURMA ESTA FOCADA EM UM DETERMINADO ASSUNTO, ASSIM TODOS PESQUISAM E ESTUDAM, PARA DEPOIS COMPARTILHAR COM A ESCOLA SEUS CONHECIMENTOS.
USAMOS DIVERSOS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
AS TURMAS ASSISTIRAM FILMES ( O DIA DEPOIS DE AMANHÃ / RATATUE )E DOCUMENTÁRIOS (GRENPEACE/FANTÁSTICO).
FOTOGRAFARAM DIVERSOS ESPAÇOS AO REDOR DA ESCOLA PARA ANALISAR E ESTUDAR O LIXO NO AMBIENTE.
REALIZARAM PESQUISAS (EM CASA) NA INTERNET, JORNAIS,REVISTAS E LIVROS.


AULA PRESENCIAL 6

Hipertexto
Texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons. O acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou links, que ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
Prefixo hiper- ( do grego "υπερ-", sobre, além) superação das limitações da linearidade do antigo texto escrito.
O conhecimento técnico é criado e disponibilizado para o uso da sociedade, que o denomina conforme sua compreensão, o que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor. As variedades de entendimento que ocorrem nas pessoas, a partir das compreensões que conseguem elaborar, compõem a diversidade social que vivemos. Olhamos e compreendemos de acordo com o lugar onde nossos pés estão fincados, diria Paulo Freire. A nossa parcela de verdade sobre o tema em análise reflete a capacidade de compreensão que temos a seu respeito. Certa ou errada, é a nossa verdade, e cada um tem a sua própria. Construir a unidade em torno de uma crença maior, composta pela junção das muitas verdades, é o desafio da sociedade contemporânea.
História
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Provavelmente, a primeira descrição formal da idéia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, "As We May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex"., A principal crítica de Bush era aos sistemas de armazenamento de informações da época, que funcionavam através de ordenações lineares, hierárquicas, fazendo com que o indivíduo que quisesse recuperar uma informações tivesse que percorrer catálogos ordenados alfabetica ou numericamente ou então através de classes e sub-classes.
O dispositivo nunca chegou a ser construído, mas hoje é tido como um dos precursores da atual web.
Outro personagem de grande importância histórica que é Douglas Engelbart diretor do Augmentation Research Center (ARC) do Stanford Research Institute, centro de pesquisa onde foram testados pela primeira vez a tela com múltiplas janelas de trabalho; a possibilidade de manipular, com a ajuda de um mouse, complexos informacionais representados na tela por um símbolo gráfico; as conexões associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes; os grafos dinâmicos para representar estruturas conceituais (o "processamento de idéias" os sistemas de ajuda ao usuário integrados ao programa)..
Principais características do Hipertexto
Intertextualidade;
Velocidade;
Precisão;
Dinamismo;
Interatividade;
Acessibilidade;
Estrutura em rede;
Transitoriedade;
Organização multilinear.
A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento

Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.


AULA 6 - A DISTÂNCIA - Apresentação em Power Point


AULA PRESENCIAL 11

BLOG SOS MATA ATLÂNTICA : WWW.SOSMA.ORG.BR/BLOG
Visitando o blog SOS Mata Atlântica, foi possível ter o conhecimento de um novo projeto que visa conscientizar jovens, crianças e adultos sobre o problema e as questões ambientais. Como não conhecia o projeto, achei que o blog possibilitou uma interação bem rápida com o assunto e a possibilidade de mostrar aos alunos da escola em que trabalho sobre esse tema. li sobre o relato dos professores que já participaram do programa e as localidades em que o caminhão SOS estará visitando. bem como as atividades que serão desenvolvidas.

A Fundação SOS Mata Atlântica promove palestras gratuitas em sua sede em São Paulo para falar de temas ambientais.
Para mais informações escreva para agenda@sosma.org.br ou ligue para (11) 3055-7888.
Conte pra gente o que você acha das palestras promovidas pela SOS Mata Atlântica!
Hoje é Dia Nacional da Mata Atlântica!!!
Maio 27, 2009
O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, novo iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, foi apresentado no Viva a Mata 2009 e inicia esta semana seu roteiro fora de São Paulo. O caminhão totalmente adaptado conta com patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus e vai levar atividades e conhecimento sobre o Bioma para 40 cidades do Sul e Sudeste.
O projeto promoverá uma série de atividades interativas, entre elas o túnel dos sentidos, jogo da cidadania, exibição de vídeos, roda de conversa sobre restauração florestal e educação ambiental
“Vamos sair dos grandes centros e mostrar como todo mundo pode colaborar facilmente numa grande maratona para sensibilizar crianças e adultos.

VISITEI TAMBÉM:
http://WWW.GREENBLOG.ORG.BR/TAMBÉM TÊM REPORTAGENS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, ASSUNTOS QUE ESTÃO SENDO ESTUDADOSNA ESCOLA.ACHEI MUITO INTERESSANTE E PRETENDO UTILIZAR COM OS ALUNOS DO 5º ANO.






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